Municípios Vizinhos: MASSARANDUBA - Revista CARTUM GASPAR nº 12.

 


Foi à presença abundante da árvore Maçaranduba que se deu a denominação a este município. Maçaranduba é nome comum a diversas espécies de árvores brasileiras, pertencentes ao gênero Manilkara, da família das sapotáceas. Estas árvores fornecem madeira de cor vermelho-escura, dura e homogênea que se destaca por sua resistência a umidade.

É conhecido como a "Capital Catarinense do Arroz". Segundo as normas ortográficas em vigor, o nome deste município deveria ser grafado Maçaranduba, com ç, pois é de origem indígena (do tupi, "pau escorregadio").


HISTÓRIA

Por volta de 1870 chegaram à região de Massaranduba os primeiros imigrantes alemães. Na época, a área se dividia entre duas localidades: Campinha e Patrimônio. As terras começaram a produzir e a região a prosperar, com a chegada de mais ocupantes de lotes coloniais. A formação étnica de Massaranduba manteve-se basicamente germânica, embora mais tarde, por volta de 1908, tenham chegado à região imigrantes italianos e poloneses.

Pela Lei n° 247 de dezembro de 1948, foi criado o município de Massaranduba. No entanto, pouco durou o novo município, pois no segundo semestre de 1949, a sede e a denominação passaram de Massaranduba, para 2° Distrito de Guaramirim.

Finalmente, através da Lei Estadual n° 746/61, de 29 de agosto de 1961, Massaranduba volta a ser emancipado, recebendo o nome de Adolfo Konder, contestado pela população. Como resultado de um abaixo-assinado, o município voltou a denominação de Massaranduba. Dia 11 de novembro, foi instalada a sede do município.


Prefeito: Moacir Kasmirski (UNIÃO) (janeiro de 2025 a dezembro de 2028).

Área territorial: 374,459 km².

População: 17.162 pessoas (2021).

Densidade Demográfica: 45,83 hab/km²

SAIBA MAIS sobre MassarandubaACESSANDO AQUI !!!


 

Fonte: https://massaranduba.atende.net/cidadao/pagina/dados-historicos

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/massaranduba/historico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.

Brincadeiras Tradicionais: CARRINHO DE ROLIMÃ - Revista CARTUM INTERATIVA nº 183.

A CHEGADA DA TROPA DE PEDESTRES