Municípios Vizinhos: LUIZ ALVES - Revista CARTUM GASPAR nº 12.




O nome Luiz Alves foi dado devido ao rio que corta o município. Este, por sua vez, foi assim chamado devido ao nome do proprietário de terras na barra do rio Itajaí-Açu, na confluência do rio Luiz Alves com este.

Luiz Alves é conhecida por ser a "Terra da Cachaça e da Banana", devido a fama que foi construída ao longo dos anos. A Rota da Cachaça, lançada em 2019, fomentou ainda mais o título, que passou a ser oficial, sendo reconhecido por lei no Estado de Santa Catarina como a “Capital Catarinense da Cachaça”.

A cultura da banana também é fundamental para a economia local, gerando centenas de empregos e dando visibilidade ao Município por toda sua estrutura de exportação.

 

HISTÓRIA:

Em 1877 chegaram da Itália os primeiros imigrantes destinados à recém-criada Colônia Luiz Alves, fundada às margens do rio de mesmo nome. O local foi colonizado principalmente por imigrantes italianos, além de alemães (segundo maior grupo), açorianos, austríacos, belgas, poloneses e franceses.

A colônia foi extinta em 1880. Grande parte das terras da Colônia Luiz Alves atualmente pertence ao município de Massaranduba, mas a “sede” ou “freguesia” da colônia permanece como Centro do município.

Luiz Alves virou freguesia em 1902, distrito em 1903 e vila em 1938. Tornou-se município através da Lei Estadual nº 348, de 21 de junho de 1958, que o desmembrou do município de Itajaí. O município foi instalado em 18 de julho de 1958.



Prefeito: Marcos Pedro Veber (de janeiro de 2021 a dezembro de 2028).  

Área: 260,106 km².

População: 11.684 pessoas (2021).

Densidade Demográfica: 44,92 hab/km².

SAIBA MAIS sobre Luiz Alves, ACESSANDO AQUI !!!


 

Fonte: https://luizalves.atende.net/cidadao/pagina/municipio

https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sc/luiz-alves.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.

Brincadeiras Tradicionais: CARRINHO DE ROLIMÃ - Revista CARTUM INTERATIVA nº 183.

A CHEGADA DA TROPA DE PEDESTRES