MORRO DO PARAPENTE - Revista CARTUM GASPAR nº 12.
A prática do parapente já faz parte do cenário gasparense. O Morro do Parapente, também conhecido como Morro da Cruz ou Morro Pelado, oferece uma magnífica vista da cidade de Gaspar, do Rio Itajaí Açu, e até do litoral.
Com 290m de altura, foi considerada a melhor rampa para voos livres com ventos terrais de todo o Estado. Fundado em 1997, O CPV, Clube de Parapente do Vale está entre os clubes mais prestigiados do Sul do Brasil.
Foi sede do Campeonato Sul-Brasileiro de Parapente e tem vários voos acima de 100 km para várias direções diferentes, características de poucas rampas no Brasil.
O clube - terceiro mais antigo de Santa Catarina - hoje conta com 50 associados. O Morro teve as suas atividades impactadas por conta da pandemia, com fechamento temporário e restrições em seu retorno.
Romper a barreira do preconceito e do medo foi o desafio que nove amigos tiveram quando criaram o Clube de Parapente do Vale (CPV), em Gaspar, há 20 anos. Na época, o esporte era novo na região e pouco se conhecia sobre ele. O receio que familiares tinham de que pudessem acontecer acidentes era tão grande que alguns pilotos nem sequer comentavam sobre o assunto dentro de casa. - Não tinha liberdade pra falar sobre parapente com o meu pai. Quando ele descobriu que eu voava a primeira coisa que me disse foi: “Para com essa palhaçada!!”... As pessoas não entendiam - conta Sérgio Spengler, empresário e piloto.
- As pessoas vêm para Gaspar por conta do parapente. Isso
faz com que o esporte não seja só lazer e competição, mas tenha importância econômica
- explica Spengler.
- Temos que mostrar para as pessoas que o parapente é um esporte seguro quando tratado com responsabilidade. Riscos existem em qualquer lugar e o que precisa ser feito é minimizá-los - afirma Vandinei Schmitt, diretor de eventos do CPV.
Confira maiores informações sobre o Morro do Parapente, ACESSANDO AQUI !!!
Houve uma diminuição de associados, agora estando com 30, mas a atual diretoria está muito empenhada , e em breve vamos ter novos pilotos.
O pouso oficial está fantástico, houve um grande investimento. Nele existe um ótimo espaço de lazer e excelente restaurante.
Altitude : 270 metros
Desnível : 230 metros
Quadrante : N (Norte), NW (Noroeste)
WayPoint : S 26º 57 '388 ”W 048º 54' 583”
Acesso : A 116 km de Florianópolis, 15 km de Blumenau e 5 km de Gaspar, por boa estrada de terra.
Decolagem : Ótima. Possibilidade de 2 decolagens simultâneas.
Pouso : Pouso oficial na fazenda abaixo da rampa.
Melhor Época : De fevereiro a agosto.
Clube Responsável : CPV, Clube de Parapente do Vale.
Prós : Ótima opção na região para voos de NW.
Contras : Baixo desnível.
Informações gerais : Boa infraestrutura de hotéis e restaurantes. Hotel Raul's (www.hotelrauls.com.br), do piloto local Sérgio.
O Hotel possui restaurante e café da manhã abertos para o público.
Tel Hotel Rauls (47) 3397 9500 ou (47) 9 9944-9070.
Registros : Parapente: 202,2km do piloto Donizetti Lemos, voando SOL Tracer, pousando em Caçador SC em 15/03/2008. Veja o voo do recorde no site do XC Brasil.
Confira um VÔO DO LOCAL: ACESSANDO AQUI.
Confira a LOCALIZAÇÃO do Morro do Parapente: ACESSANDO AQUI.



