AS PRIMEIRAS ESTRADAS - Revista CARTUM INTERATIVA nº 191.

 As estradas eram necessárias para que os colonos pudessem se movimentar no interior da colônia. Por meio delas podiam levar os produtos de suas roças até a sede (atual centro da cidade) para ali vendê-los e poderem comprar os mantimentos de que necessitavam.

 As estradas eram de barro e, devido aos morros e matos existentes, apresentavam, em muitos lugares, pontos muito úmidos, o que dificultava a passagem, sem falar da necessidade das várias pontes e pontilhões. Na época das chuvas, transitar por aquelas estradas era uma aventura, pois a lama tomava conta. 

Não era difícil encontrar uma carroça encalhada ou um trecho intransitável. As enchentes foram um grande obstáculo, pois muitas vezes destruíram as estradas, deixando muitos colonos isolados.

 


Com a fundação da colônia, em 1860, e a chegada frequente de imigrantes, a ocupação de áreas cada vez mais distantes da sede foi ocorrendo e era preciso abrir estradas e caminhos. 

Logo nos primeiros meses, o Barão von Schneeburg tratou de mandar abrir vários caminhos e picadas para facilitar o trânsito dos moradores. Aos poucos, o mato era derrubado e os caminhos tomavam forma. 

As estradas eram projetadas pelos agrimensores da colônia e o trabalho pesado era feito pelos colonos, que utilizavam enxadas, pás, foices e machados para construírem as primeiras estradas, recebendo em dinheiro pelo seu trabalho. 

Como o trabalho na abertura das estradas garantia aos colonos recebimento em dinheiro, diminuíam as dificuldades enquanto aguardavam a colheita.

Pesquisa: Robson Gallassini (in memoriam)

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