Brincadeiras Tradicionais: Ioiô - Revista CARTUM INTERATIVA nº 172
O ioiô é um brinquedo de malabarismo que consiste em dois discos unidos por um eixo central e um cordão enrolado em torno do eixo, Ao deixar cair o ioiô, mantendo segura a ponta do cordão, o ioiô sobe com o impulso e a corda se enrola para voltar a cair e subir. Portanto, é um movimento contínuo até que termine o impulso inicial.
HISTÓRIA DO IOIÔ
A história desse brinquedo é bem antiga e misteriosa. Não se sabe bem ao certo onde nasceu o ioiô, sendo cogitados como prováveis “berços” a Grécia, a China ou as Filipinas. Alguns ioiôs antigos foram encontrados na Grécia, datados de 2500 anos, utilizando blocos de barro ao invés dos discos. O ioiô, tal como conhecemos atualmente, surgiu nas Filipinas, onde é um brinquedo muito popular entre as crianças. A palavra “ioiô” vem do filipino, e quer dizer “volte aqui”.
Existe um mito muito difundido sobre o ioiô como sendo originalmente arma e instrumento de caça, nas Filipinas. Supostamente os nativos utilizavam-no colocando duas pedras no lugar dos discos e uma corda de até seis metros.
A pintura de um vaso grego de 440 a.C. mostra um menino brincando com um ioiô. Registros gregos dessa época descrevem brinquedos feitos de madeira, metal ou terracota (argila cozida).
Uma indiana e uma francesa do século XVIII brincando com ioiô. Aquarela e ouro sobre papel, norte da Índia, 1770 (à esquerda). Ilustração de jornal francês, 1791 (à direita).
O empresário Donald F. Duncan reconheceu o potencial da nova moda e, em 1929 ele comprou a fábrica de Flores, o nome do brinquedo e os direitos de sua fabricação. Duncan aprimorou o ioiô para permitir outros movimentos que o deixou ainda mais divertido. Com uma propaganda agressiva nos jornais, as vendas dispararam e o ioiô foi a grande moda da década de 1930 nos Estados Unidos. Em apenas um mês de campanha, em 1931, foram vendidos 3 milhões de ioiô.
O declínio nas vendas após a Segunda Guerra Mundial, levou Duncan a lançar uma campanha em 1962, com anúncios na televisão. Novo sucesso: as vendas de ioiô atingiram seu pico mais alto com 45 milhões de unidades vendidas naquele ano.
Hoje, com a patente quebrada, os ioiôs continuam sendo produzidos e receberam uma série de inovações, principalmente com relação à conexão entre a corda e o eixo. Novos materiais como alumínio e aço inoxidável foram usados.
No Brasil, o ioiô se popularizou nas décadas de 80 e 90 com o surgimento de diversas promoções, criadas por empresas de refrigerantes, mas só em 2002 é que se criou a Associação Brasileira de Ioiô, responsável por organizar campeonatos no país.
A Associação Brasileira de Ioiô
A Associação Brasileira de Ioiô foi criada em 2002 com o objetivo de organizar eventos e difundir o esporte no Brasil.
A ABI, responsável pela organização dos campeonatos oficiais no Brasil, também é a representante do país perante os órgãos internacionais de ioiô.
A Associação Brasileira de Ioiô é uma entidade sem fins lucrativos e sem vínculos com fabricantes ou revendedores de equipamento.
https://portal.bu.ufsc.br/museu-do-brinquedo-voce-sabia-que-o-ioio-e-um-dos-brinquedos-mais-antigos-do-mundo/
https://studhistoria.com.br/historia-das-coisas/historia-dos-brinquedos-ioio/
https://www.youtube.com/watch?v=eQe9Z6DMViU
https://www.ioiobrasil.org/quemsomos.php
Comentários
Postar um comentário