SAIBA MAIS sobre Itajaí - Revista CARTUM GASPAR nº 09.


 Com aproximadamente 700 embarcações de pesca industrial, nas mais variadas modalidades de captura, e cerca de 40 indústrias de pescados congelados, Itajaí é responsável por 55% do mercado nacional de pesca: o maior porto pesqueiro do Brasil e Capital Nacional da Pesca. A cidade também é referência em tecnologia, inovação e qualidade na pesca, sendo que o setor representa o segundo PIB estadual, de Itajaí.

A relação entre terra e mar possibilitou que Itajaí fosse, por três vezes, a única parada da Volvo Ocean Race na América Latina. A edição mais recente da maior regata de volta ao mundo foi em abril de 2018, quando a competição de veleiros foi prestigiada por 430 mil pessoas e gerou impacto de mais de R$ 83 milhões na economia da região. Além disso, a Lei Estadual nº 17.587 reconhece oficialmente Itajaí como a Capital da Construção Naval e do Turismo Náutico. Após o sucesso da Volvo Ocean Race, o município se consolidou no segmento e conquistou o título inédito.

A sustentabilidade se tornou prioridade em Itajaí. Durante a passagem da Volvo Ocean Race em 2018, ocorreu a assinatura da Carta Compromisso de Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), ou ONU Meio Ambiente. Itajaí foi a primeira cidade da América Latina a aderir a “Campanha Mares Limpos” ao firmar a parceria. O legado deixado refletiu na redução do uso de plástico em eventos posteriores realizados pelo município, como a Festa da Tainha e a Marejada.

ITAJAÍ

Significado do Nome: O próprio nome da cidade, que já experimentou diversas variações, é herança dos tupi-guaranis: os índios chamaram de “Táahy”, “Tajay”, “Tajahug”, “Jatahy” e “Itajaí”, o rio das pedras.

Prefeito: Volnei José Morastoni (PMDB).

Área Territorial: 289,215 km².

População: 264.054 pessoas (2022).

Densidade Demográfica: 912 habit. por km².

PIB per capita: R$ 210.729,12 ( 2º de SC).

Escolarização de 6 a 14 anos: 97,9%.



SÍMBOLOS CÍVICOS DE ITAJAÍ

As atuais Armas do Município de Itajaí se constituem do seguinte:

Escudo Português em Azul - O escudo evoca a origem da nossa raça, para cuja formação contribui o português como elemento étnico principal, em azul a lembrar ainda de nossa situação geográfica próxima ao mar.

Faixeta Ondeada Atravessante - Uma faixa ondeada na cor prata atravessa o escudo, no sentido horizontal, lembrando a presença do rio Itajaí-Açu, donde vem o nome Itajaí e toda a nossa riqueza.

Âncora em Ouro - A âncora na cor ouro, colocada no escudo azul por baixo da faixeta, evoca a situação de cidade portuária e próspera, já que ouro significa sempre riqueza, prosperidade. A âncora é o instrumento naval para que o navio seja fundeado.

Chefe do Último, em Prata, com Cruz Recruzetada - Chama-se Chefe do Último a parte superior do escudo. No brasão de Itajaí ele é de cor prata e carregado com uma cruz cruzada nos pontos ou recruzada. A cruz lembra as nossas tradições cristãs que vêm desde os primórdios da colonização do nosso município.

Coroa Mural de Ouro forrada de Vermelho e com Quatro Torres - A coroa mural de ouro com quatro torres é a sede de um município. Por dentro, esta coroa, colocada na parte superior do escudo, deve ser forrada de vermelho. Completa ainda o brasão de armas municipais uma faixa ou listel em azul, posta em baixo do escudo com o dístico "Itajaí", nome oficial do nosso município.

Obs.: De conformidade com a Lei nº 1.200, de 21 de Dezembro de 1972.

HINO DE ITAJAÍ

Ouça o HINO DE ITAJAÍ, ACESSANDO AQUI !!!

A letra do Hino de Itajaí está no final desta publicação.


FLOR SÍMBOLO DE ITAJAÍ


Primavera  (Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra)

De origem brasileira, a primavera (Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra) - também conhecida como buganvília, ceboleiro, três-marias ou flor-de-papel - é uma espécie rústica, que exige poucos cuidados. Seu nome foi dado em homenagem ao francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790, e a levou para a Europa, onde ela se tornou famosa e se difundiu para o resto do mundo. 



10 CURIOSIDADES SOBRE A CIDADE DE ITAJAÍ

Fonte (Este texto foi retirado da Itajaipedia) : https://itajaipedia.com.br/artigos/10-curiosidades-sobre-itajai/

1) Entalhe da Praça Vidal Ramos: Em uma árvore da praça, defronte ao prédio da Receita Federal, tem o entalhe da figura de Tiradentes que alguns teimam em afirmar ser a figura de Jesus Cristo. O entalhe foi feito pelo operário José Bento Soares no final da década de 1960 e vem mudando de formato ao longo dos anos devido ao crescimento da árvore. É um entalhe vivo.

2) Escultura na rocha: Na Praia do Molhe tem uma pedra que foi esculpida com o rosto de uma pessoa. A obra de arte só aparece na maré baixa e, muitas vezes, é necessário cavar no seu entorno para tirar a areia depositada na maré alta. Foi esculpida pelo artista Ênio Rodrigues.



3) Navio afundado: Entre o Molhe da Barra e a Praia de Cabeçudas tem o navio inglês “Revesbydyke” naufragado no ano de 1965.

4) Carmelo Santa Teresa e da Divisa Misericórdia: Cabeçudas abriga um carmelo à Rua Benjamin Constante número 425. Ele fica escondido entre a vegetação da morraria que dá acesso à Praia Brava.

5) Cruzes: O Morro da Cruz possui duas cruzes. Uma mais antiga, confeccionada em madeira bruta, e a outra luminosa, feita antes da virada do milênio, no ano de 1999. Diz a lenda que a cruz luminosa foi comprada por um empresário por acreditar que ela iria salvar a cidade de uma maldição que iria cair sobre a cidade na virada do milênio.

6) Caverna do Morcego: O costão norte da Praia Brava dá acesso, na maré baixa, à Praia da Caverna do Morcego. No seu final tem um morro com a maior caverna do litoral de Itajaí. Ela chega a ter salas com 15 metros de comprimento.

7) Renque de palmeiras: O comandante José Gall construiu uma casa na estrada que vai para Brusque e no acesso plantou um renque de palmeiras. O casarão foi derrubado para dar lugar ao Fórum Trabalhista de Itajaí e a rua José Siqueira, mas o renque ficou intacto.

8) Relógio do Sol: Na Praça do Expedicionário existe um relógio do sol feito pelo filósofo uruguaio Félix Peyrallo Carbajal. A praça fica no final da rua Lauro Müller, no Bairro Fazenda, no cruzamento com a Rua Camboriú.

9) Pé de galinha: Quem circula pela Rua Hercílio Luz vai ter no seu campo de visão, no espaço entre o Museu Histórico e a Casa da Cultura, um artefato de cimento em forma de tetrápode – quatro pés. O objeto diferenciado foi retirado do molhe da barrbarra do Rio Itajaí, onde servia de quebra-mar, para servir como símbolo da atividade portuária do Município.

10) Gruta Nossa Senhora Rosa Mística: Contando também com bica de água mineral, no final da Rua José Menescau do Monte, em Cabeçudas. Itajaí ainda tem a gruta do caminho de Cabeçudas em adoração a Nossa Senhora de Lourdes e, na Cidade Nova, em adoração a Nossa Senhora das Graças.


Fonte: https://www.itajai.sc.gov.br/c/a-cidade

itajaipedia.com.br



HINO DE ITAJAÍ

Benvindo â terra do sol e mar
Das praias e belas sereias
Da brisa suave e fagueira
Que envolvem as brancas areias

Benvindo â terra feliz
Dos sonhos e lindas canções
Dos rios e das ruas floridas
Que encantam os seus corações

Povo hospitaleiro, amigo sincero e leal
Jamais em todo o Brasil
Você terá visto outro igual

Deste imenso País
Do Oiapoque ao Chuí
Conheça uma alegre cidade
Visite nossa Itajaí

Autoria do Hino:

LEI Nº 1142, DE 07 DE DEZEMBRO DE 1971

OFICIALIZA O HINO DE ITAJAÍ


JÚLIO CÉSAR, Prefeito Municipal de Itajaí. Faço saber a todos os habitantes deste Município que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica oficializado como o "Hino de Itajaí", a marcha "Terra Feliz" de autoria dos alunos da terceira série do curso Técnico de Contabilidade da Escola Técnica de Comércio de Itajaí, sendo obrigatório o seu uso nas solenidades públicas e nos estabelecimentos de ensino oficiais do município, em dias festivos.

Art. 2º A letra e a música do Hino de Itajaí, ficam incorporados ao patrimônio cultural do município e qualquer alteração somente poderá ser feita através de Lei.

Parágrafo Único. A partitura do Hino de Itajaí, em anexo, passa a fazer parte integrante desta Lei. (Redação acrescentada pela Lei nº 4867/2007)

Art. 3º É proibida a agravação à venda do Hino de Itajaí sem prévia autorização da Prefeitura Municipal, sendo, contudo, facultada a sua divulgação, por todo os meios e em locais de comprovada idoneidade.

Art. 4º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das PALAVRAS CRUZADAS da Revista CARTUM INTERATIVA nº 179.

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.