SAIBA MAIS sobre Itajaí - Revista CARTUM GASPAR nº 09.
A relação entre terra e mar possibilitou que Itajaí fosse, por três vezes, a única parada da Volvo Ocean Race na América Latina. A edição mais recente da maior regata de volta ao mundo foi em abril de 2018, quando a competição de veleiros foi prestigiada por 430 mil pessoas e gerou impacto de mais de R$ 83 milhões na economia da região. Além disso, a Lei Estadual nº 17.587 reconhece oficialmente Itajaí como a Capital da Construção Naval e do Turismo Náutico. Após o sucesso da Volvo Ocean Race, o município se consolidou no segmento e conquistou o título inédito.
A sustentabilidade se tornou prioridade em Itajaí. Durante a passagem da Volvo Ocean Race em 2018, ocorreu a assinatura da Carta Compromisso de Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), ou ONU Meio Ambiente. Itajaí foi a primeira cidade da América Latina a aderir a “Campanha Mares Limpos” ao firmar a parceria. O legado deixado refletiu na redução do uso de plástico em eventos posteriores realizados pelo município, como a Festa da Tainha e a Marejada.
ITAJAÍ
Significado do Nome: O próprio nome da cidade, que já experimentou diversas variações, é herança dos tupi-guaranis: os índios chamaram de “Táahy”, “Tajay”, “Tajahug”, “Jatahy” e “Itajaí”, o rio das pedras.
Prefeito: Volnei José Morastoni (PMDB).
Área Territorial: 289,215 km².
População: 264.054 pessoas (2022).
Densidade Demográfica: 912 habit. por km².
PIB per capita: R$ 210.729,12 ( 2º de SC).
Escolarização de 6 a 14 anos: 97,9%.
SÍMBOLOS CÍVICOS DE ITAJAÍ
As atuais Armas do Município de Itajaí se constituem do seguinte:
Escudo Português em Azul - O escudo evoca a origem da nossa raça, para cuja formação contribui o português como elemento étnico principal, em azul a lembrar ainda de nossa situação geográfica próxima ao mar.
Faixeta Ondeada Atravessante - Uma faixa ondeada na cor prata atravessa o escudo, no sentido horizontal, lembrando a presença do rio Itajaí-Açu, donde vem o nome Itajaí e toda a nossa riqueza.
Âncora em Ouro - A âncora na cor ouro, colocada no escudo azul por baixo da faixeta, evoca a situação de cidade portuária e próspera, já que ouro significa sempre riqueza, prosperidade. A âncora é o instrumento naval para que o navio seja fundeado.
Chefe do Último, em Prata, com Cruz Recruzetada - Chama-se Chefe do Último a parte superior do escudo. No brasão de Itajaí ele é de cor prata e carregado com uma cruz cruzada nos pontos ou recruzada. A cruz lembra as nossas tradições cristãs que vêm desde os primórdios da colonização do nosso município.
Coroa Mural de Ouro forrada de Vermelho e com Quatro Torres - A coroa mural de ouro com quatro torres é a sede de um município. Por dentro, esta coroa, colocada na parte superior do escudo, deve ser forrada de vermelho. Completa ainda o brasão de armas municipais uma faixa ou listel em azul, posta em baixo do escudo com o dístico "Itajaí", nome oficial do nosso município.
Obs.: De conformidade com a Lei nº 1.200, de 21 de Dezembro de 1972.
HINO DE ITAJAÍ
Ouça o HINO DE ITAJAÍ, ACESSANDO AQUI !!!
FLOR SÍMBOLO DE ITAJAÍ
Primavera (Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra)
De origem brasileira, a primavera (Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra) - também conhecida como buganvília, ceboleiro, três-marias ou flor-de-papel - é uma espécie rústica, que exige poucos cuidados. Seu nome foi dado em homenagem ao francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790, e a levou para a Europa, onde ela se tornou famosa e se difundiu para o resto do mundo.
Fonte (Este texto foi retirado da Itajaipedia) : https://itajaipedia.com.br/artigos/10-curiosidades-sobre-itajai/
1) Entalhe da Praça Vidal Ramos: Em uma árvore da praça, defronte ao prédio da Receita Federal, tem o entalhe da figura de Tiradentes que alguns teimam em afirmar ser a figura de Jesus Cristo. O entalhe foi feito pelo operário José Bento Soares no final da década de 1960 e vem mudando de formato ao longo dos anos devido ao crescimento da árvore. É um entalhe vivo.
2) Escultura na rocha: Na Praia do Molhe tem uma pedra que foi esculpida com o rosto de uma pessoa. A obra de arte só aparece na maré baixa e, muitas vezes, é necessário cavar no seu entorno para tirar a areia depositada na maré alta. Foi esculpida pelo artista Ênio Rodrigues.
3) Navio afundado: Entre o Molhe da Barra e a Praia de Cabeçudas tem o navio inglês “Revesbydyke” naufragado no ano de 1965.
4) Carmelo Santa Teresa e da Divisa Misericórdia: Cabeçudas abriga um carmelo à Rua Benjamin Constante número 425. Ele fica escondido entre a vegetação da morraria que dá acesso à Praia Brava.
5) Cruzes: O Morro da Cruz possui duas cruzes. Uma mais antiga, confeccionada em madeira bruta, e a outra luminosa, feita antes da virada do milênio, no ano de 1999. Diz a lenda que a cruz luminosa foi comprada por um empresário por acreditar que ela iria salvar a cidade de uma maldição que iria cair sobre a cidade na virada do milênio.
6) Caverna do Morcego: O costão norte da Praia Brava dá acesso, na maré baixa, à Praia da Caverna do Morcego. No seu final tem um morro com a maior caverna do litoral de Itajaí. Ela chega a ter salas com 15 metros de comprimento.
7) Renque de palmeiras: O comandante José Gall construiu uma casa na estrada que vai para Brusque e no acesso plantou um renque de palmeiras. O casarão foi derrubado para dar lugar ao Fórum Trabalhista de Itajaí e a rua José Siqueira, mas o renque ficou intacto.
8) Relógio do Sol: Na Praça do Expedicionário existe um relógio do sol feito pelo filósofo uruguaio Félix Peyrallo Carbajal. A praça fica no final da rua Lauro Müller, no Bairro Fazenda, no cruzamento com a Rua Camboriú.
9) Pé de galinha: Quem circula pela Rua Hercílio Luz vai ter no seu campo de visão, no espaço entre o Museu Histórico e a Casa da Cultura, um artefato de cimento em forma de tetrápode – quatro pés. O objeto diferenciado foi retirado do molhe da barrbarra do Rio Itajaí, onde servia de quebra-mar, para servir como símbolo da atividade portuária do Município.
10) Gruta Nossa Senhora Rosa Mística: Contando também com bica de água mineral, no final da Rua José Menescau do Monte, em Cabeçudas. Itajaí ainda tem a gruta do caminho de Cabeçudas em adoração a Nossa Senhora de Lourdes e, na Cidade Nova, em adoração a Nossa Senhora das Graças.
|
Fonte: https://www.itajai.sc.gov.br/c/a-cidade
itajaipedia.com.br
HINO DE ITAJAÍ
Benvindo â terra do sol e mar
Das praias e belas sereias
Da brisa suave e fagueira
Que envolvem as brancas areias
Benvindo â terra feliz
Dos sonhos e lindas canções
Dos rios e das ruas floridas
Que encantam os seus corações
Povo hospitaleiro, amigo sincero e leal
Jamais em todo o Brasil
Você terá visto outro igual
Deste imenso País
Do Oiapoque ao Chuí
Conheça uma alegre cidade
Visite nossa Itajaí
Autoria do Hino:
LEI Nº 1142, DE 07 DE DEZEMBRO DE 1971
OFICIALIZA O HINO DE ITAJAÍ
JÚLIO CÉSAR, Prefeito Municipal de Itajaí. Faço saber a todos os habitantes deste Município que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica oficializado como o "Hino de Itajaí", a marcha "Terra Feliz" de autoria dos alunos da terceira série do curso Técnico de Contabilidade da Escola Técnica de Comércio de Itajaí, sendo obrigatório o seu uso nas solenidades públicas e nos estabelecimentos de ensino oficiais do município, em dias festivos.
Art. 2º A letra e a música do Hino de Itajaí, ficam incorporados ao patrimônio cultural do município e qualquer alteração somente poderá ser feita através de Lei.
Parágrafo Único. A partitura do Hino de Itajaí, em anexo, passa a fazer parte integrante desta Lei. (Redação acrescentada pela Lei nº 4867/2007)
Art. 3º É proibida a agravação à venda do Hino de Itajaí sem prévia autorização da Prefeitura Municipal, sendo, contudo, facultada a sua divulgação, por todo os meios e em locais de comprovada idoneidade.
Art. 4º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Comentários
Postar um comentário