Brincadeiras Tradicionais: JOGO DA MEMÓRIA - Revista CARTUM INTERATIVA nº 173.

 O Jogo da Memória, é uma diversão offline, sem limite de idade, a qual fortalece e agiliza a memória dos seus participantes, melhorando suas habilidades cognitivas. 




Trata-se de uma musculatura cerebral. Todos nós sabemos que os órgãos do nosso corpo que exercitamos com mais frequencia acabam se fortalecendo. E, da mesma maneira as nossas potencialidades que não são praticadas passam a atrofiar.

Uma opção para o desenvolvimento da nossa mente, melhorando a nossa atenção, foco e raciocínio é o Jogo da Memória!! Confira as suas regras:


REGRAS

 02 a 06 participantes

 - Espalhe todas as cartas em uma mesa, viradas para baixo.

- Misture-as bem.

- Cada participante desvira 2 cartas.

- Se formar o par, guarde com você e permaneça jogando.

- Caso contrário, vire as cartas novamente para baixo e memorize onde elas estão. Todos os participantes devem visualizar qual carta foi virada e memorizar a sua localização, para quando virar uma igual, saber onde está o seu par.

- Vence o jogador que acumular mais pares.



Os benefícios que o Jogo da Memória proporciona para seus praticantes são imensos!!


Estimula o raciocínio e a memória fotográfica, contribuindo para uma melhor desenvoltura cerebral;

Nestes tempos de abuso virtual, o Jogo da Memória auxilia as crianças a se concentrar e manter o foco no jogo, prendendo a memória da localização de cada carta, e controlando a distração mental involuntária;

Desenvolve a consciência e a importância de ganhar e perder;

Jogos com regras proporcionam a noção de disciplina e respeito, incentivando a socialização, formando amizades e fortalecendo os laços de afeto entre pais e filhos.


O que é capacidade cognitiva?

A capacidade cognitiva é uma “ferramenta” presente no cérebro humano que permite assimilar ideias, compreender conceitos, manter relacionamentos com as outras pessoas e fazer parte do mundo. Em outras palavras, ter capacidade cognitiva é ser capaz de somar conhecimentos e compreendê-los por meio da percepção dos 5 sentidos.

Ela começa a se desenvolver durante os primeiros anos de vida. Essa fase é decisiva para determinar como será o relacionamento de cada pessoa com o mundo. Embora a capacidade cognitiva nos permita desenvolver uma série de habilidades, ela não dura para sempre e, assim como nós, também envelhece.

Como os jogos da memória para a terceira idade podem ajudar?

O cérebro humano funciona como um músculo. Sendo assim, precisa ser exercitado para se manter estimulado a raciocinar, independentemente da idade da pessoa. As barreiras que o corpo encontra na terceira idade favorecem o atrofiamento do músculo. Então, o segredo para mantê-lo funcionando é procurar formas de exercitá-lo e o jogo da memória é uma excelente ferramenta para manter o funcionamento da nossa capacidade cognitiva.


Os jogos de memória são armas simples e muito poderosas para combater o problema porque estimulam a capacidade de raciocinar, de memorizar e guardar informações. 

Fonte:
https://www.kumon.com.br/blog/vamos-juntos-educar/beneficio-jogo-da-memoria/
https://blog.dedobrinquedo.com.br/2020/11/06/os-beneficios-do-jogo-da-memoria/
https://www.audiumbrasil.com.br/blog/audicao-e-deficiencia-auditiva/jogos-da-memoria-para-a-terceira-idade/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das Charadas - Livreto CARTUM de Jogos, Mágicas e Passatempos.