O SEDENTARISMO e a IMUNIDADE - Revista CARTUM INTERATIVA nº 157.

 O QUE É O SISTEMA IMUNOLÓGICO ?


Formado por uma série de células de defesa e ações ativadas, o sistema imunológico tem como objetivo lutar contra os agressores e proteger nosso corpo de infecções. 



É através do aleitamento materno que o homem recebe os seus primeiros reforços de  imunidade Daí a importância da amamentação exclusiva por seis meses - essa dose inicial de abastecido pela mãe protegido o bebê de defeitos externos e a preparação para combater possíveis agentes infecciosos presentes na alimentação externa.
Entre as causas que prejudicam o bom funcionamento do nosso sistema imunológico está o sedentarismo.
O QUE É O SEDENTARISMO ?

O sedentarismo é a falta ou ausência de atividades físicas, resultando em um gasto calórico reduzido.


Uma pessoa é considerada sedentária quando não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana com atividades físicas. O indivíduo ativo deve gastar no minimo 300 calorias por dia.

O sedentarismo possui alta incidência na população, sendo considerado um problema de saúde pública.

Acredita-se que 46% da população brasileira seja sedentária. Ainda, estima-se que o sedentarismo esteja relacionado com quase 14% das mortes no Brasil.



Uma vida saudável garante um forte sistema imunológico e um organismo resistente às doenças. Há diversos fatores que podem comprometer a defesa do corpo humano e um deles, indiretamente, é o sedentarismo. E aí, vai ficar parado? Saia dessa!

O estresse e o enfraquecimento

O modo de vida sedentário, sem praticar atividades físicas e ficar muito tempo sem se mexer durante o dia, diminui o metabolismo, ou seja, entre outros efeitos, isso faz com que o corpo reduza sua eficácia na produção de células do sistema imunológico, comprometendo assim, a defesa do organismo.

Para não abrir as portas para as doenças, é preciso tentar se movimentar, realizando atividades com certa regularidade. Exercícios aeróbicos, como caminhada ou corrida ao ar livre e ginástica, são indicados pelos médicos. “Na verdade, o sedentarismo não vai, diretamente, enfraquecer a imunidade. Contudo, a atividade física é importante para diminuir níveis de estresse, e o estresse, em excesso, pode enfraquecer a imunidade”, explica a imunologista Érica Azevedo.

Driblando a falta de tempo

Muitas horas fora de casa, estresse diário no trabalho e no trânsito… A vida corrida faz com que as pessoas sedentárias fiquem com pouco tempo para cuidar de si. Como fazer exercícios nesta situação? A Dra. Érica dá algumas dicas que podem te ajudar: “É muito difícil incluir a atividade física na equação da nossa rotina moderna. Além disso, uma medida pode funcionar muito bem para uma pessoa e não para a outra. Enquanto para alguém, ir à academia uma hora por dia é o que funciona melhor, para o outro pode ser mais proveitoso incluir caminhadas no dia a dia, como descer do ônibus um ponto antes do destino ou parar o carro mais longe, ou subir as escadas em vez de pegar o elevador”.


Além do estresse do dia a dia, que pode ser combatido com a prática de atividades físicas, falta de sono, má alimentação (dietas restritivas sem real necessidade) e, contraditoriamente, a prática extenuante de exercícios podem comprometer a defesa do nosso organismo. “Para termos uma boa saúde, o equilíbrio é a chave”, conclui a médica.






Fonte: 

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/sedentarismo-pode-enfraquecer-imunidade

https://www.tuasaude.com/consequencias-do-sedentarismo/

https://www.vidanatural.org.br/o-que-e-sedentarismo/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog