BRUSQUE ONTEM "A Guerra do Paraguai" - Revista CARTUM INTERATIVA nº 157


 Pois não é que a colônia Brusque participou da Guerra do Paraguai (quando Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Tríplice Aliança contra o Paraguai)? Em outubro de 1865, cinco anos após a fundação da Colônia, o Diretor Schneeburg recebeu ofício da presidência da província de SC, autorizando-o a recrutar voluntários dispostos a lutar pela pátria brasileira. O barão já havia servido ao exército imperial brasileiro. Cheio de civismo, sentiu-se na obrigação de colaborar para que Brusque não faltasse com o dever de defender a pátria brasileira. 

No dia seguinte, alguns editais escritos de próprio punho já estavam afixados nos locais mais frequentados da Colônia, conclamando os colonos que se sentissem capacitados para a gloriosa missão a irem à Casa da Diretoria para o devido alistamento militar. No dia seguinte da fixação do ofício pelo Barão, o colono Frederico Heeren afixou outro, ao lado do primeiro, dizendo ser ele o responsável pelo alistamento dos voluntários e que eles deveriam comparecer à sua casa. O Barão não contrariou.


Apesar de o patriotismo, intrigas e calotes marcaram esse recrutamento. O colono Guido de Seckendorf que dizia ter experiência nas coisas da administração e da burocracia, investiu-se da patente de oficial tenente e foi para o Desterro: queria saber sobre os trâmites da guerra. Quando retornou, não quis mais reconhecer a autoridade do Barão de Schneeburg nos assuntos militares. Para o arrogante oficial de ocasião, guerra era assunto para militar, e o Diretor deveria se restringir às coisas da administração civil. Apesar de o incidente, no dia 15 de outubro, 24 voluntários embarcaram rumo à capital.  



Ao acamparem na barra do Itajaí-Mirim, o “tenente” Guido, que havia recebido 100 mil réis do Diretor, deixou de pagar a conta da despesa com a alimentação e a hospedagem de seus soldados. Segundo consta no livro de Oswaldo Cabral, o pobre Barão acabou pagando de seu próprio bolso o primeiro calote da tropa colonial organizada para a defesa da nação brasileira.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog