Como Plantar? ( Tomate \ Batata-Doce \ Cenoura )

Veja as dicas para o plantio de tomates, batatas-doce e cenouras, para começar. No final desta postagem tem um link com informações sobre outros cultivos. Plantar é assim: tentando e observando, corrigindo e aprimorando. Quanto mais informações obter e experiencias realizar, maior produtividade irá obter. Tenha um ótimo plantio e uma farta colheita!!

TOMATE


Os tomateiros são cultivados no mundo todo, mas não suportam extremos de temperatura, ou seja, não crescem bem nem em baixas temperaturas (temperaturas diurnas abaixo de 15°C), que prejudicam o crescimento da planta e diminuem a taxa de germinação das sementes, nem em altas temperaturas (acima de 27°C), que podem prejudicar a formação dos frutos. Geralmente o tomateiro cresce melhor com temperaturas diurnas entre 20°C e 26°C, com uma variação de temperatura entre o dia e a noite. Em regiões sujeitas a geadas e a baixas temperaturas, os tomateiros costumam ser cultivados dentro de estufas. Os tomateiros geralmente crescem e produzem melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto pelo menos algumas horas por dia.

Plantio do tomate
As sementes de tomate podem ser semeadas diretamente no local definitivo ou em sementeiras, copos ou saquinhos de plástico ou papel, com cerca de 10 cm de altura e 7 cm de diâmetro. Coloque de duas a cinco sementes em cada recipiente, a no máximo 1 cm de profundidade, deixando posteriormente apenas uma ou duas plantas por recipiente, mantendo as mudas que são mais vigorosas. O transplante das mudas de tomate é realizado quando as mudas atingem de 15 cm a 25 cm de altura, e no transplante parte do caule pode ser enterrado para propiciar o surgimento de mais raízes.
É necessário haver uma cerca, grade ou estrutura onde o tomateiro possa se agarrar e manter os frutos suspensos.
O espaçamento recomendado varia amplamente e depende da variedade cultivada e das condições de cultivo. Em geral podem ser cultivadas com um espaçamento de 50 cm a 1 m entre as plantas. Irrigue de forma a manter o solo úmido, mas sem que permaneça encharcado. Geralmente a colheita dos tomates inicia-se em 7 ou 8 semanas após o plantio para tomates menores, e de 10 a 16 semanas para tomates de grande porte.
Tomateiros são plantas perenes de vida curta e em condições adequadas podem produzir frutos por alguns anos.

BATATA-DOCE

A batata-doce é uma planta perene que tem sido cultivada na América Central e na América do sul por milhares de anos. Trepadeira cujos ramos podem atingir de 1 m até 5 ou 6 m, cada planta produz normalmente de 5 a 10 raízes de armazenamento, sendo que estas raízes tuberosas são doces e ricas em amido. A batata-doce é um dos principais alimentos em regiões tropicais úmidas do mundo, sendo também muito utilizada na alimentação animal. 







Plantação de batata-doce
As folhas e pontas dos ramos da batata-doce podem ser consumidas cozidas - imagem original: A Repository - Licença Creative Commons

A batata-doce cresce melhor em clima tropical ou subtropical, com temperaturas acima de 20°C, sendo que a temperatura ideal para o cultivo situa-se entre 24°C e 26°C. Em locais com temperaturas baixas a batata-doce pode ser cultivada em estufas, porém as raízes tuberosas obtidas geralmente são menores.

A batata-doce necessita de boa luminosidade para crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente. Plante a batata-doce em solo bem drenado, sem pedras e outros detritos, fértil e rico em matéria orgânica, devendo-se evitar apenas solos pedregosos, solos sujeitos a encharcamento e solos compactados.







Batata-doce cultivada em um vaso
Batata-doce cultivada em um vaso - imagem original: Brendan Riley Licença Creative Commons

Plantio da batata-doce

A batata-doce pode ser cultivada a partir de ramas destacadas de plantas adultas, a partir das próprias batatas-doces brotadas ou a partir de suas sementes.
O método mais utilizado é o plantio de ramas retiradas de suas plantas adultas mais vigorosas, com oito a dez entrenós (cada entrenó tem uma folha, portanto cada rama deve ter de 8 a 10 folhas já bem desenvolvidas). Cerca de metade da rama deve ser encoberta com terra, ficando a outra metade exposta. As ramas enraízam facilmente em solo úmido.
O plantio feito utilizando as batatas-doces é feito geralmente em regiões de inverno frio, onde as plantas não sobrevivem ao inverno, e por pessoas que estão iniciando suas plantações e não têm como obter ramas para o plantio. Normalmente são utilizadas batatas-doces pequenas para o plantio, que são enterradas a cerca de 5 cm de profundidade. 
Batata-doce brotando
As batatas-doces podem ser cultivadas em vasos, sacos e outros recipientes, desde que estes tenham pelo menos 35 cm de diâmetro e de profundidade. Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.Apesar de poder ser uma trepadeira, o cultivo geralmente é rasteiro, sem tutoramento.A colheita pode ocorrer de 100 dias a mais de 180 dias após o plantio, dependendo da planta utilizada, da forma de plantio e das condições de cultivo. Em regiões de clima tropical ou subtropical as raízes tuberosas podem permanecer na terra até o momento em que se tornam necessárias, já que a planta é perene. Em clima mais frio, a colheita precisa ocorrer antes da chegada das baixas temperaturas de inverno.







Batatas-doces de várias coresAmostra da diversidade de cores das batatas-doces - imagem original: Pdemchick - 

CENOURA

A cenoura é uma das hortaliças mais populares do mundo. Provavelmente originária do Irã e do Afeganistão,  as cenouras cultivadas mais de mil anos atrás eram roxas ou amarelas, as cenouras de cor laranja surgiram apenas na Holanda durante o século XVII e são as mais conhecidas e as mais cultivadas atualmente.
A cenoura cresce melhor com temperaturas entre 16°C e 22°C. A temperatura mínima para o plantio deve ser de 7°C, contudo plantas bem desenvolvidas podem suportar baixas temperaturas, pois as raízes sobrevivem mesmo quando a folhagem morre, e assim as plantas rebrotam quando a temperatura volta a aumentar na primavera. Por outro lado, temperaturas acima de 30°C podem prejudicar o crescimento das plantas e o sabor das raízes.
A cenoura cresce melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto, mas tolera crescer na sombra parcial desde que a luminosidade seja boa. Precisa ser cultivada em um solo sem pedras e outros detritos ou as raízes poderão crescer tortas e ramificadas. O ideal é que o solo seja profundo, leve, rico em matéria orgânica, fértil e bem drenado. 







Plantas jovens de cenoura
Para o cultivo da cenoura é necessário um solo sem pedras e outros detritos - imagem original: Kim Piper Werker - Licença Creative Commons

Plantio da Cenoura

As sementes devem ser semeadas diretamente na horta, pois a cenoura geralmente não suporta bem o transplante. A profundidade de plantio pode ser de 0,5 cm a 1 cm. A germinação geralmente ocorre entre uma e três semanas.
O espaçamento recomendado é de 15 a 30 cm entre as linhas de plantio e 5 a 10 cm entre as plantas. 








Mudas de cenoura
Mudas de cenoura - imagem original: Sakura - Licença Creative Commons

Cenouras podem ser cultivadas em vasos e jardineiras. As plantas com raízes arredondadas são as mais adequadas, mas cenouras com outros formatos também podem ser cultivadas em vasos e jardineiras, desde que estes tenham uma altura superior ao tamanho médio da raiz que será plantada. O solo no recipiente deve ter uma profundidade pelo menos 5 cm maior que o tamanho médio da cenoura que será colhida.

Irrigue quando necessário para manter o solo levemente úmido. Esta planta necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve permanecer encharcado, pois o excesso de água pode favorecer o apodrecimento das raízes ou o surgimento de doenças.







Cenouras de várias cores
Há cultivares de cenoura com diversas cores - imagem original: Stephen Ausmus - U.S. Department of Agriculture - Licença Creative Commons

O início da colheita depende da variedade cultivada de cenoura, e pode ocorrer entre 60 e 120 dias quando o cultivo ocorre em condições ideais. Não atrase muito a colheita, pois as raízes vão se tornando fibrosas e ficam com um sabor menos agradável. Para conseguir cenouras frescas continuamente, plante cenouras a cada duas ou três semanas.


Veja as dicas para o cultivo de outras hortaliças e temperos, acessando o link abaixo:





Fonte:




CURSOS DE HORTA DOMÉSTICA para INICIANTES:

Em BrusqueVivenda Árvore da Vida,  com Jefh Costa: acesse o link abaixo. 
https://www.facebook.com/vivendaarvoredavida/

Em BlumenauInstituto de Permacultura Vale do Itajaí IPEVI, Com Viglio Schneider: acesse o link abaixo. 
https://www.facebook.com/ipevi/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das PALAVRAS CRUZADAS da Revista CARTUM INTERATIVA nº 179.

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.