Brasão e Bandeira de Brusque (Manual do Brusquense)


 Em 18/09/1946, a Constituição autorizou os municípios brasileiros a possuírem seus próprios símbolos. O prefeito da época, Carlos Moritz, criou o brasão através da Lei Municipal nº 158 de 22 de dezembro de 1956. O autor do brasão brusquense foi o Tenente Coronel Henrique Wiederspehn.


Tem a forma de um escudo português redondo, na cor verde, simbolizando os campos e florestas encontrados pelos desbravadores. 
A faixa prata ondulada representa o Rio Itajaí Mirim. 
A roda dentada à direita da faixa simboliza a atividade industrial. A machadinha à esquerda da faixa lembra o trabalho duro dos pioneiros e dos primeiros colonizadores. Ambos em ouro representando todo o valor e esforço para o progresso da nossa cidade. No centro da roda dentada tem uma cruz dourada simbolizando a fé cristã dos pioneiros e dos atuais habitantes.

Acima do escudo, a coroa de ouro da sede do município, simbolizando a descendência étnica dos seus colonizadores. 

Abaixo, uma fita vermelha simbolizando o amor e o entusiasmo dos brusquenses por sua terra natal. 

Os dizeres escritos em letras de prata sobre a fita representam o nome de nossa cidade Brusque e duas datas marcantes: 1860 (ano da chegada dos primeiros imigrantes) e 1881 (ano em que a então Freguesia de São Luiz Gonzaga foi elevada à categoria de município, sendo denominada a partir de então “Vila de São Luiz Gonzaga”. Em 17 de janeiro de 1890, o município São Luiz Gonzaga muda seu nome para Brusque). 







A BANDEIRA DE BRUSQUE



A Bandeira oficial do município é composta pela reprodução do Brasão de Brusque estampado sobre um fundo de cor branca.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das PALAVRAS CRUZADAS da Revista CARTUM INTERATIVA nº 179.

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.