BRUSQUE ONTEM - "Farinha de Mandioca" - Revista CARTUM INTERATIVA nº 193.
A base da cozinha dos alemães, na Europa, era a farinha de trigo, e na colônia este produto era muito raro, o que fez com que fosse substituído pela farinha de mandioca ou pela farinha de milho, conhecida também como fubá.
Esta mudança, do trigo para a mandioca, pode ter estranhado os paladares germânicos, entretanto não foi tão ruim assim.
A mandioca é super nutritiva e rica em fibras, pode ser preparada cozida, ou consumida forma de farinha. Além disto, existem várias aplicações para a planta, através da extração da fécula ou amido, como a produção de bolos, pães, molhos, linguiças e embutidos em geral.
Atualmente, temos
uma variedade enorme de derivados da fécula de mandioca, esta variedade vai da
produção de tintas, ketchup até embalagens e copos 100% biodegradáveis.
Pesquisa: Carlos Eduardo Michel
Saiba mais sobre a Mandioca:
Nome científico: Manihot esculenta Crantz
Família: Euphorbiaceae
Nomes populares: Mandioca, macaxeira, aipim
Nome em inglês: Cassava
Origem: Brasil
Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui o segundo alimento energético (atrás apenas do arroz) para 1 bilhão de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. Cerca de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 5,7% da produção mundial. O País é o quinto maior produtor do mundo, atrás da Nigéria, República Democrática do Congo, Tailândia e Gana, segundo dados mais recentes (2021) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção. De modo geral, 40% das raízes é destinada à produção de farinha, 20% para produção de amido e o restante, destinado a usos como mandioca de mesa e alimentação animal.
O mercado de exportação de mandioca e derivados em 2021 foi de 361,24 milhões de dólares, sendo o Vietnã o maior exportador e a China, o maior comprador. No mundo, a raiz é plantada em grande parte por pequenos agricultores, e é uma das poucas culturas básicas produzidas com razoável eficiência em pequena escala.
Fonte: https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/cultivos/mandioca




Comentários
Postar um comentário