Livro de Contos da Academia de Letras do Brasil – seccional de Brusque - Revista CARTUM INTERATIVA nº 192.
Meu tema publicado foi o "Choque Cultural", remetendo à minha infância, no início dos anos 1980, dividida entre o agito de Curitiba e a tranquilidade brusquense.
“Imaginário Literário: Contos e Narrativas de Brusque”, da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Brusque SC, organizada por Maria Glória Dittrich e Cleide Jussara Müller Pareja.
A Antologia traz a participação de 11 escritores da entidade: Aldo Maes dos Anjos, Amilton Fernando Cardoso, Cleide Jussara Müller Pareja, Gilberto Rau, Herbert Pastor, Marcos Eugênio Welter, Maria Glória Dittrich, Maria Teresinha Debatin, Ricardo Vianna Hoffmann, Talita Garcia e Terezinha Viecelli, onde cada autor resgatou alguma lembrança referente à cidade de Brusque, trabsformando suas memórias em um conto ou narrativa. O livro tornou-se uma máquina do tempo brusquense. Aperte bem o cinto e boa leitura!!
Segundo as organizadoras, “nesta obra a literatura é, antes, um modo profundo de reconhecer a vida que pulsa nas margens do Itajaí-Mirim, nas ruas de paralelepípedos, nas casas enxaimel, nos sons dos teares, no silêncio das enchentes e nas histórias de vida que atravessam sentimentos, emoções e percepções de imigrantes e familiares. É nesse modo de ser que nascem vozes que traduzem, em palavras, o espírito de um povo resiliente, criativo e profundamente enraizado em sua terra. Esta antologia é um gesto coletivo de olhar com palavras a cidade de Brusque — e devolver a ela, em contos, o que nos inspira todos os dias”.
CONTOS ILUSTRADOS
Para adornar os textos, recebi a honrosa incumbência de produzir 12 ilustrações para o livro, cada uma apresentando um texto. São eles:
"De Spielberg a Brusque: Harmonia de um Legado Familiar".
(Gilberto Rau)
"O Milagre de Martha"
(Herbert Pastor)
"A Corrida do Povo Brusquense"
(Maria Gloria Dittrich)
"Lá Vai Maria!"
(Maria Teresinha Debatin)
"Entre Tecidos e Palavras, a Arte Ganha Vida"
(Cleide Jussara Müller Pareja)
"Nos Embalos de Sábado a Noite nos Anos 80 em Brusque"
(Amilton Fernando Cardoso)
"Praça da Saudade: Uma Costura de Histórias e Personagens que Coloriram a Vida dos Brusquenses de Ontem"
(Ricardo Vianna Hoffmann)
"Choque Cultural"
(Aldo Maes dos Anjos)
"Zé Furacão e as Modas de Ouro"
(Maria Teresinha Debatin)
"Uma Tragédia Originalmente Brusquense"
(Talita Garcia)
"Dona da Tarde"
(Terezinha Viecelli)
"No Fio do Bigode"
(Marcos Eugênio Welter)
#vitellipublisher #11membros #contos #imaginarioliterario #academiadeletrasdobrasilseccionalbrusquesc
ALDO MAES DOS ANJOS
Participo desta imperdível antologia com o texto "Choque Cultural", remetendo o leitor até meados dos anos 1980, esmiuçando o cenário e a atmosfera de um período da minha infância em que realizei uma contrastante mudança, saindo do movimentado centro de Curitiba, e indo morar no então pacato bairro brusquense Santa Terezinha, num tempo em que a população municipal não passava dos 50 mil habitantes.

















Comentários
Postar um comentário