Livro de Contos da Academia de Letras do Brasil – seccional de Brusque - Revista CARTUM INTERATIVA nº 192.


Em dezembro de 2025, tivemos o lançamento simbólico da coletânea anual da  Academia de Letras do Brasil – seccional de Brusque: "Imaginário Literário", com contos e narrativas de cada autor sobre alguma de suas memórias referentes à cidade de Brusque. A obra contém generosas 200 páginas de boa leitura produzida por 11 autores.

Meu tema publicado foi o "Choque Cultural", remetendo à minha infância, no início dos anos 1980, dividida entre o agito de Curitiba e a tranquilidade brusquense.



 


 “Imaginário Literário: Contos e Narrativas de Brusque”, da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Brusque SC, organizada por Maria Glória Dittrich e Cleide Jussara Müller Pareja.



A Antologia traz a participação de 11 escritores da entidade: Aldo Maes dos Anjos, Amilton Fernando Cardoso, Cleide Jussara Müller Pareja, Gilberto Rau, Herbert Pastor, Marcos Eugênio Welter, Maria Glória Dittrich, Maria Teresinha Debatin, Ricardo Vianna Hoffmann, Talita Garcia e Terezinha Viecelli, onde cada autor resgatou alguma lembrança referente à cidade de Brusque, trabsformando suas memórias em um conto ou narrativa. O livro tornou-se uma máquina do tempo brusquense. Aperte bem o cinto e boa leitura!!

Segundo as organizadoras, “nesta obra a literatura é, antes, um modo profundo de reconhecer a vida que pulsa nas margens do Itajaí-Mirim, nas ruas de paralelepípedos, nas casas enxaimel, nos sons dos teares, no silêncio das enchentes e nas histórias de vida que atravessam sentimentos, emoções e percepções de imigrantes e familiares. É nesse modo de ser que nascem vozes que traduzem, em palavras, o espírito de um povo resiliente, criativo e profundamente enraizado em sua terra. Esta antologia é um gesto coletivo de olhar com palavras a cidade de Brusque — e devolver a ela, em contos, o que nos inspira todos os dias”.

CONTOS ILUSTRADOS


Para adornar os textos, recebi a honrosa incumbência de produzir 12 ilustrações para o livro, cada uma apresentando um texto. São eles:


"De Spielberg a Brusque: Harmonia de um Legado Familiar".
(Gilberto Rau)


"O Milagre de Martha"
(Herbert Pastor)


"A Corrida do Povo Brusquense"
(Maria Gloria Dittrich)


"Lá Vai Maria!"
(Maria Teresinha Debatin)


"Entre Tecidos e Palavras, a Arte Ganha Vida"
(Cleide Jussara Müller Pareja)


"Nos Embalos de Sábado a Noite nos Anos 80 em Brusque"
(Amilton Fernando Cardoso)


"Praça da Saudade: Uma Costura de Histórias e Personagens que Coloriram a Vida dos Brusquenses de Ontem"
(Ricardo Vianna Hoffmann)


"Choque Cultural"
(Aldo Maes dos Anjos)


"Zé Furacão e as Modas de Ouro"
(Maria Teresinha Debatin)


"Uma Tragédia Originalmente Brusquense"
(Talita Garcia)


"Dona da Tarde"
(Terezinha Viecelli)


"No Fio do Bigode"
(Marcos Eugênio Welter)

 


#vitellipublisher #11membros #contos #imaginarioliterario #academiadeletrasdobrasilseccionalbrusquesc


ALDO MAES DOS ANJOS

Participo desta imperdível antologia com o texto "Choque Cultural", remetendo o leitor até meados dos anos 1980, esmiuçando o cenário e a atmosfera de um período da minha infância em que realizei uma contrastante mudança, saindo do movimentado centro de Curitiba, e indo morar no então pacato bairro brusquense Santa Terezinha, num tempo em que a população municipal não passava dos 50 mil habitantes.

Sou escritor, desenhista e editor da Revista em Quadrinhos CARTUM INTERATIVA, a qual completou 23 anos de existência em junho de 2024. Nasci em Curitiba (PR), em 10 de Novembro de 1974, mas sempre tive fortes laços afetivos com a cidade de Brusque. Fui alfabetizado já aos 3 anos, antes de ingressar no Jardim de Infância, ouvindo as histórias em quadrinhos que minha mãe, dona Yêda, contava todas as noites antes de dormir. Em junho de 2001, lançamos a primeira edição da Revista CARTUM, com 3.000 exemplares distribuídos gratuitamente em cerca de 80 pontos comerciais da cidade. Em 2010, obtive o primeiro lugar no I Salão de Humor de Jaraguá do Sul, na categoria História em Quadrinho. No dia 19 de março de 2019, tornei-me um Imortal da Academia de Letras do Brasil – seccional de Brusque/SC. Até o mês de junho de 2024, já haviam sido lançadas, ao todo, 386 edições diversas da Revista CARTUM, com 1028 histórias em quadrinhos autorais diferentes. Se as 386 edições fossem colocadas lado a lado, resultaria em um livrão com 9.122 páginas. Entre junho de 2001 e junho de 2024, foram distribuídos gratuitamente 974.850 exemplares, somando as tiragens de 386 publicações.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.

Brincadeiras Tradicionais: CARRINHO DE ROLIMÃ - Revista CARTUM INTERATIVA nº 183.

A CHEGADA DA TROPA DE PEDESTRES