"CLUBE MUSICAL SÃO PEDRO" - Revista CARTUM GASPAR nº 03.

 

No ano de 1946, nascia o Clube Musical São Pedro. O surgimento da banda ocorreu quando um grupo de pessoas, entre eles Eurides Luiz Polli, foram abordados por Frei Godofredo Sieber, que comentou da necessidade da contratação de uma banda de música para se apresentar durante a festa de São Pedro Apóstolo. Logo em seguinte lançou a ideia: “Por que vocês não tomam a iniciativa e formem uma banda para nós, já que temos esse problema em todas as festas?”. Na data e 16 de junho de 1946 era fundada a Sociedade Clube Musical São Pedro. Fundada a sociedade, iniciaram-se as aulas de teoria musical no Salão Cristo Rei. O maestro Eurides Luiz Polli foi o regente e instrutor dos primeiros integrantes da banda, pois muitos dos interessados não tinham nenhum conhecimento musical.

 


Depois de formar a sociedade, o desafio era a aquisição dos instrumentos. Realizaram-se pesquisas em diversos lugares a fim de se obter o melhor preço. Para conseguirem os recursos necessários os integrantes realizaram duas festas e lançaram o “livro de ouro”, onde as pessoas e empresas faziam uma doação e tinham seus nomes registrados no tal livro. Assim, conseguiram os dinheiros necessários para a compra dos instrumentos. A inauguração da banda ocorreu no dia 24 de outubro de 1948. A banda passou a se apresentar nas festas de igreja, desfiles cívicos, recepção de autoridades, inaugurações, como também participou de eventos nas cidades vizinhas. Os instrumentos utilizados eram: clarinetes, trompetes, saxofone, trombones, bombardino, baixos, bombo, pratos e surdo.

 

Eurides Luiz Polli – maestro entre 1946 a 1974 

Egon Bohn – maestro entre 1974 a 1986



Veterinário ressuscita músico

Por ocasião de uma festa na localidade de Gasparinho, quando a banda acompanhava a processão dos festeiros, o músico José Augusto dos Santos, também conhecido por Juca Polenta, sentiu um mal estar e foi atendido pelo Sr. Pedro Zabel, conhecido veterinário da região. Verificando tratar-se de queda de pressão arterial, o paciente foi internado nos aposentos do capelão, na sacristia da Igreja, com acompanhamento do mencionado veterinário. Transcorrido algum tempo, alguém veio avisar aos demais componentes da Banda que Juca Polenta havia falecido, pois encontrava-se na cama do capelão, encoberto por um lençol branco, tendo ao seu lado o Sr. Pedro Zabel, ajoelhado e rezando.  A fim de certificar-se da notícia, o presidente da banda foi até o local e constatou que o Juca Polenta cobriu-se com lençol branco por estar passando frio e o Sr. Zabel estava ajoelhado em respeito ao momento da consagração, ato da missa que estava sendo celebrada, cujo altar tinha acesso por uma porta ao lado da repartição onde se encontrava.

 

  FONTE: Bohn, João Batista. Clube Musical São Pedro: 50 anos  - sua história. Blumenau: Nova Letra, 2000.

Pesquisa: Robson Gallassini (in memoriam).

Imagens: https://www.gaspar.sc.gov.br/cms/diretorio/index/codMapaItem/126307

Para maiores informações sobre o Clube Musical São Pedro, consulte o site da prefeitura de Gaspar:

https://www.gaspar.sc.gov.br/cms/diretorio/index/codMapaItem/126307


MATERIAL NÃO PEDAGÓGICO.
APENAS DE ENTRETENIMENTO.
Os quadrinhos são meramente ilustrativos.
Para realizar pesquisas, consulte o ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL, ACESSANDO O LINK ABAIXO:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog