DA ONDE VEM AS IDÉIAS? (Capítulo 1 ao 8)
Muitos leitores invariavelmente me fazem a mesma pergunta: DA ONDE VEM TANTA IDEIA para escrever as historinhas? De tanto responder a esta questão, acabei desenvolvendo um "modus operandi" que vou dividir em 8 capítulos, os quais serão apresentados a partir da edição de março de 2019, da Revista CARTUM, até dezembro, para quem tiver tempo para ler e quiser aproveitar:
DA ONDE VEM AS IDEIAS – Capítulo 1
PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS
PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS - Quando se planeja produzir
um roteiro, seja para hq, teatro, cinema, redação, etc, os detalhes mais
importantes a serem definidos são, nesta ordem:
1) Gênero de
literatura (romance, aventura, suspense, policial, comédia, terror, ficção,
etc.)
2) Tipo de
narrativa (diálogo ou monólogo, com texto ou muda, se é na 1ª pessoa ou na
3ª, etc.)
3) Assunto
abordado (se for uma comédia, pode ser um passeio atrapalhado na praia ou
uma visita de parente chato, etc. E se for uma ficção, pode ser um contato com
alienígenas ou uma máquina do tempo, etc.)
4) Detalhes
importantes (é importante relacionar todos os detalhes importantes que não
podem passar despercebidos, para que a cena seja melhor interpretada. Ex: se é
calor ou frio, se é dia ou noite, para que tal detalhe seja representado de
alguma maneira visível no desenho)
5) Quais
personagens vão participar da história e suas respectivas características e
grau de importância.
OBSERVAÇÃO: a maneira aqui sugerida para escrever roteiros é
a forma pessoal como são criadas as Revistas CARTUM pelo seu autor, a qual vem
funcionando há dezoito anos.
DA ONDE VEM AS IDÉIAS – Capítulo 2
BUSCA DAS IDÉIAS
BUSCA DAS IDÉIAS - Definidos os quesitos (gênero de
literatura, narrativa, tema, detalhes e personagens), vem à mente a terrível
batalha que se trava entre o lápis e o papel em branco: e agora? De onde vêm as
idéias? O momento da concepção imaginária de um desenho ou de uma história em
quadrinhos é um instante mágico em que entramos em contato com uma fonte
criativa inesgotável. É como sintonizar uma rádio na freqüência da estação que
se quer ouvir. Sintonizamos nossa mente no canal da criação.
Para produzir um RASCUNHO, precisamos buscar idéias a este
respeito. Porque um bom texto não é aquele que impõe a opinião do seu autor, e
sim, aquele que ouve e respeita as opiniões divergentes. Conversando com as
pessoas comuns, ouvindo atentamente os mais entendidos em cada assunto sem
menosprezar os leigos e lendo textos de diferentes fontes acerca deste tema,
pode-se juntar as idéias necessárias para se produzir uma boa história! O
artista que deseja ser escritor deve aprender a absorver as impressões que o mundo
lhe transmite.
Basta estar atento para perceber como cada indivíduo é um
universo distinto com reações diferentes dos outros. Logo, cada personagem
deverá ter embutida uma personalidade singular que lhe conceda o papel de
protagonista em determinados temas. Por exemplo, o Dagoberto, por ser um
internauta incorrigível sempre assume um papel principal nas histórias que
dizem respeito à tecnologia ou à comunicação virtual. Para escrever uma
história dessas é preciso no mínimo se atualizar com as últimas novidades neste
setor e solicitar informações com pessoas que estão inseridas neste contexto,
para que os vocábulos, equipamentos, sistemas e redes sociais presentes na
histórias possam ir se atualizando com o passar do tempo.
Estas são as primeiras providências a se tomar ao ter em
mente escrever um roteiro. Mas o detalhe é que a “hora de ter idéias” não é a
gente que decide. Acontece no dia-a-dia, nos horários mais improváveis. Quando
menos se espera... CLIC... acende uma lampadazinha do lado da cabeça e uma
grande idéia se apresenta. O negócio é desenvolver um “Caderno de Anotar
Idéias”, o qual será o tema do próximo capítulo!!
DA ONDE VEM AS IDEIAS - Capítulo 3
CADERNO DE ANOTAR IDÉIAS
CADERNO DE ANOTAR IDEIAS - Escolhido o assunto a ser
abordado, vamos buscar as ideias.
Nem sempre a memória me ajuda neste momento de acumular
conhecimentos a respeito de um tema específico. Para isso eu utilizo um Caderno
de 20 matérias para Anotar Ideias.
Como todo escritor já sabe, as melhores ideias surgem de
relance onde menos se imagina, geralmente quando se está mais desprevenido. Procure
estar sempre munido de algum papel e uma caneta para ir anotando todas as ideias
que ocorram ao longo do dia (boas e fracas, pois a ideia que pode parecer fraca
a princípio, é porque ainda não está pronta), onde quer que você esteja.
Ao final do dia todas estas ideias serão transferidas para o
tal caderno. Anote também as ideias imaginadas, frases ouvidas e fatos
testemunhados, o autor também pode esboçar imagens, como caricaturas de pessoas
exóticas, modelos de roupas e acessórios, etc... O segredo é ir anotando as
informações que a vida lhe proporcionar para que este precioso tesouro não caia
no esquecimento. Depois basta distribuir no Caderno de Anotar Ideias, em sua
subdivisão específica, de uma maneira organizada e coerente! No momento em que
for escrever algum roteiro, basta analisar os setores do caderno e acrescentar
algumas das informações ali presentes para enriquecer o conteúdo do texto.
Com certeza o tal caderno pode ser substituído por arquivos
no seu tablet ou outro recurso que o escritor estiver habituado a utilizar!!
Divida o caderno em diversos setores. Exemplos: PLANEJAMENTOS; PROJETOS
DIVERSOS; EMBRIÕES DE ROTEIROS; GAGS; ideias para TIRAS; ideias para NOVOS
PERSONAGENS; Etc. Você pode desenvolver o seu caderno de anotar ideias da
maneira que achar mais conveniente para facilitar o seu próprio processo
criativo.
DA ONDE VEM AS IDÉIAS
- Capítulo 4
BUSCA DE ELEMENTOS
BUSCA DE ELEMENTOS.
- Para que o artista escreva bons roteiros, é necessário que aprecie a leitura
de livros, revistas e jornais, seja bem informado, converse bastante e, antes
de tudo, saiba conversar... Para SABER conversar, desapegue-se de suas
convicções, receios, paradigmas em geral e entregue-se a uma troca de energia
sonora com outro indivíduo, seja qual for sua idade, raça, filosofia política,
time de futebol, congregação religiosa, classe social ou nível cultural.
Permita-se ouvir o
que a outra pessoa tem a dizer, sem exigências. Ouça atentamente os mais
esclarecidos, escute com atenção as crianças e os idosos, pois todos possuem
uma impressão diferente da vida. Mas, acima de tudo, não limite-se a grupos
específicos... converse com toda a humanidade!! Não faça dos seus textos uma
doutrinação ideológica, e sim, um diálogo a quem estiver aberto para
recebê-lo!! Declarando a sua opinião, sem falsidade, mas aceitando as
diferenças e ouvindo todas as objeções.
Não precisa basear-se
apenas nas suas experiências próprias. Pode buscar temas, características,
dados e informações adicionais para agregar valor ao roteiro, através de
pesquisas na Internet, livros, jornais, etc. Ex: Personagem indígena (ver
costumes, tradições e trajes típicos indígenas, formas de expressão e habitação
da aldeia, representados com o devido respeito); Cenário Pitoresco (para
enriquecer uma HQ que se passa em determinado estado ou país, pode-se pesquisar
sobre hábitos e costumes locais, pontos turísticos, vegetação, clima, etc.).
Enfim, ao escrever
HQs podemos incluir interessantes informações históricas, geográficas,
culturais ou sociais obtidas em rápidas navegadas na internet (em fontes
confiáveis) ou visitas à biblioteca. Afinal, HQ também é cultura. E é uma
possibilidade de transmitir aos leitores algo que lhes acrescente valor à vida
e lhes motive a continuar persistindo naquilo que é correto.
DA ONDE VEM AS IDÉIAS – Capítulo 5
DANDO ASAS À IMAGINAÇÃO
DANDO ASAS À IMAGINAÇÃO - Agora, tendo em mente o TEMA
ESCOLHIDO, imagine situações!! Para imaginar situações, deve-se viajar com a
mente: sentar confortavelmente numa poltrona ou almofada, afastar objetos que
possam distrair sua atenção e direcionar o pensamento somente em direção do
tema proposto. Naturalmente irão surgindo as ideias, as quais deverão ser
anotadas em um rascunho ou no “caderno de anotar ideias”, mesmo as que a
princípio pareçam ridículas mas que na sequência possam vir a ser desenvolvidas.
Tenha paciência: mesmo que demore um pouco, podemos encher uma folha de caderno
ou mais em poucos minutos de persistência!
Após obter alguns dados técnicos sobre o tema escolhido, a
próxima etapa é reunir possíveis situações que irão compor o seu roteiro:
utilizando como tema a obesidade, podemos imaginar uma pessoa obesa trancada na
roleta do ônibus, se rebolando para vestir uma calça, quebrando a cadeira da
lanchonete com o seu peso, além do tradicional descontrole na quantidade de
comida que ingere. Mas não se limitar aos aspectos desagradáveis, pois acaba se
tornando BULLYING, imagine também coisas boas, como o goleiro obeso que se
tornou o herói do jogo pois fechou o gol com a barriga, etc.
Às vezes quero muito escrever algo mas a ideia não se
apresenta. Em outras ocasiões, estou entretido com afazeres cotidianos e surgem
ideias brilhantes altamente aproveitáveis. A verdade é essa: Não existe “hora
de escrever”! Ela se apresenta em algum momento que a nossa mente estiver
relaxada e atenta, com o foco no momento presente. Quem conseguir direcionar
sua mente dessa maneira intencionalmente está de parabéns. A mim e aos outros
meros mortais só nos resta ANOTAR AS IDÉIAS em algum papel quando eu me
encontrar no momento presente e ao chegar em casa, transportá-la para o caderno
de anotar ideias, de onde seguirá rumo ao seu destino final: a página da
revistinha!
Mas quando eu tiro um tempo para escrever, preciso cumprir
os CINCO REQUISITOS, os quais serão publicados na próxima edição.
OS CINCO REQUISITOS
OS CINCO REQUISITOS –O desenvolvimento de um roteiro para HQ
(ou redação, conto, crônica, letra de música) fluirá com mais facilidade, desde
que se cumpram 5 requisitos básicos:
1) Esquecer preocupações e esvaziar a mente de qualquer
pensamento senão o tema a ser desenhado. Em caso de tensão ou stress,
desacelerar a mente momentos antes com uma intensa meditação, ou leitura de um
bom livro ou música relaxante.
2) Estar bem relaxado (não é ficar
despenteado, com a roupa suja e sem tomar banho, mas estar livre de tensões),
num ambiente agradável, iluminado e arejado. Afastar objetos que possam tirar a
concentração. Deixar o material necessário sempre à mão e reservar espaço
físico para movimentar os braços.
3) Em estado de total desprendimento, com o foco naquele
tema proposto para ser abordado neste roteiro, simplesmente acolha as ideias
que forem chegando. Aos poucos vá anotando tudo o que passar pela sua cabeça:
imagens, situações, frases, menções... quanto mais detalhes, melhor. Tudo pode
vir a ter alguma utilidade no objetivo final.
4) Após algum tempo reunindo todos os dados que foram
possíveis obter, a meta agora é organizar os dados disponíveis e montar uma
trama. Seria como costurar uma COLCHA DE RETALHOS. Utilizando as informações
que você anotou e mantendo o foco no assunto em questão, procure imaginar uma
situação com COMEÇO, MEIO e FIM (um desfecho que justifique o tempo investido
pelo leitor).
5) Para buscar ideias, o artista deve estar bem informado,
ler constantemente livros, jornais e revistas e estar sempre recebendo
impressões da vida. Num simples passeio pode-se testemunhar uma sequência de
fatos, que, quando bem organizadas, rendem um bom enredo.
DA ONDE VEM AS IDÉIAS - Capítulo 7
MÃOS A OBRA
Já escolhemos o gênero de literatura, tipo de
narrativa, um tema a desenvolver, assuntos técnicos a respeito devidamente
pesquisados e situações pitorescas devidamente imaginadas, agora chegou a hora
de escrever O ROTEIRO EM SI!! Confira como funciona a gestação de uma ideia:
1)
RASCUNHO - Esta linha de raciocínio deve conter
um INÍCIO ( que deixe bem claro COMO, ONDE e PORQUE tudo está acontecendo,
QUAIS os principais personagens envolvidos, onde estão e quais são as suas
intenções); MEIO (com todo o desenrolar da trama, idas e vindas, que levarão o
leitor a uma conclusão final) e FIM (um desfecho inimaginável, a solução de um
mistério, uma piada engraçada, uma moral da história ou, quem sabe, tudo isso
junto.) É nesta fase que se define quantas páginas vai ter a história, e
quantos quadrinhos vai ter cada página, de acordo com o volume de informações e
textos que irão ocupá-los.
2)
ARREDONDAMENTO DO TEXTO - Então é hora de botar
a imaginação pra trabalhar: no começo é meio difícil, às vezes tem que fazê-la
pegar “no tranco”, mas com o tempo ela vai se soltando para costurar a tal
“colcha de retalhos” com tudo o que foi anotado nas pesquisas feitas, nas
situações imaginadas e no que já havia sido anotado no “caderno de anotar
ideias”. Basta mentalizar fixamente o tema escolhido e criar uma SEQUENCIA DE
FATOS coerente e interessante. Vá anotando tudo o que lhe ocorrer à mente, da
maneira como for imaginando. Reflita sobre as possibilidades e defina as
situações que irão ocupar cada página da história.
3)
REVISÃO DO TEXTO - Por último, releia tudo
modificando o que não tenha ficado bom e acrescentando novos detalhes. Revise o
texto, corrigindo erros ortográficos, gramaticais, de concordância, e... está
pronto o seu roteiro!
DA ONDE VEM AS IDÉIAS – Capítulo 8 (FINAL)
DISTRIBUIÇÃO DOS TEXTOS
Neste último capítulo vamos dar um
exemplo de distribuição do roteiro de história em quadrinhos nas páginas da
revista. É preciso definir o TAMANHO de cada quadrinho de acordo com o volume
de texto e imagens necessários para transmitir a ideia completa de cada cena.
Na distribuição deve conter algumas informações: quem são os
personagens, o que estão sentindo (para compor a sua fisionomia) e o que estão
dizendo. Vale informar as alterações de volume (sussurro se desenha com a boca semiaberta
e gritos com a boca escancarada).
Em uma folha em branco, delimite o tamanho da página.
Depois, risque os quadrinhos, com o seu tamanho já pré-definido. Na sequência,
olhe fixamente para cada quadrinho, imaginando o espaço que vai ser destinado
para textos e desenhos. Agora escreva os diálogos e onomatopeias nos lugares
escolhidos. Delimite os diálogos com balões. Por exemplo:
PÁGINA 1, QUADRINHO 1: O Zé (feliz da vida) encontra o João
(cabisbaixo) e diz: "Bonito dia, não?" - E o João (desanimado)
responde: "Eu acho que vai chover!”
PÁGINA 1, QUADRINHO 2: Ouve-se uma trovoada, Zé e João
aparecem mudos e assustados.
PÁGINA 1, QUADRINHO 3: Zé e João correndo para abrigar-se da
chuva iminente, Zé diz indignado: "Você e sua grande boca, João...”.
Agir assim até concluir o texto, dentro dos parâmetros que
haviam sido estipulados. Depois é só apontar bem o lápis e começar a desenhar!
Mas aí já é tema para outros 8 capítulos...
De qualquer maneira, utilizando ou não os recursos contidos
nestes capítulos, procure caprichar bastante e faça com que o seu leitor tenha
a certeza de que valeu a pena ter desperdiçado alguns minutos da sua vida
folheando páginas para ler o fruto do seu esforço!
BORA PRODUZIR UM TEXTO, ENTÃO!!
Comentários
Postar um comentário