Os Primeiros Colonizadores - Revista CARTUM GASPAR nº 12
As histórias sobre os primeiros povoadores e a procura por ouro no Vale do Itajaí se confundem e, muitas vezes, uma é fruto da outra. Documentos antigos registram a presença de aventureiros e exploradores já no século XVII, quando a população não indígena destas terras mal contava algumas dezenas de habitantes isolados. Ao longo do tempo, muitos foram os que subiram o Itajaí-Açu à procura desse metal. Se estabelecerem próximos aos ribeirões onde procuravam pelo ouro de aluvião, que era encontrado misturado com a areia. Ali, passavam dias e mesmo semanas trabalhando, bateando as margens na esperança de encontrarem ouro.
Alguns lugares do município de Gaspar levam nomes ligados a essa história, como por exemplo: Arraial do Ouro; Ribeirão das Minas; Minas. Observe no mapa abaixo a localização destes locais. Será que ainda existe ouro?
Em maio de 1835 foi criada a Colônia do Pocinho, por intermédio do comerciante e Deputado Agostinho Alves Ramos, o qual pretendia ampliar a freguesia da sua casa comercial localizada em Itajaí.
A Colônia, que foi dividida em "Arraial do Pocinho" e "Arraial de Belchior", iniciou o processo de ocupação das terras do Itajaí-Açu onde hoje se encontra a cidade de Gaspar, embora aí já vivessem alguns habitantes. Famílias que já viviam no litoral vieram em busca de melhores terras, eram açorianos e brasileiros.
Colonos alemães que tinham se estabelecido na Colônia São Pedro de Alcântara, a partir de 1829, abandonaram aquelas terras para se estabelecerem ao longo do rio grande, que prometia melhores condições de vida.
A lei que criou as colônias permitia o acesso de
cidadãos brasileiros, o que significava que moradores de regiões próximas e
quaisquer outros interessados em estabelecerem-se naquelas terras a fim de
exercerem o trabalho na lavoura seriam aceitos. Garantia, inclusive, o acesso
de estrangeiros à terra, tanto aqueles que já estivessem no país como a todos
os outros que no futuro viessem a habitar na região.
SAIBA MAIS sobre o fundador da Colônia de Pocinho, que originou a cidade de Gaspar, Agostinho Alves Ramos, ACESSANDO AQUI !!!


Comentários
Postar um comentário