Brincadeiras Tradicionais - DOMINÓ - Revista CARTUM INTERATIVA nº 189.
HISTÓRIA DO DOMINÓ
A primeira menção ao jogo de dominó vem da China. Segundo lendas daquele país, o jogo teria sido
inventado por um funcionário do imperador Hui Tsung. Outra remete a invenção do jogo aos anos de
234 a 181 a.C, quando teria vivido Huang Ming, um soldado-herói.
O jogo é conhecido na China como "kwat p´ai ", significando "tabletes de osso", sendo que são os
dominós mais longos que os dominós atualmente usados no ocidente.
O nome “Dominó” provavelmente deriva da expressão latina "domino gratias" ("graças a Deus"), dita
pelos padres europeus para assinalar a vitória em uma partida.
No ocidente, há indícios da existência do jogo no sec. XVIII, quando teria sido introduzido na
Inglaterra e Itália, talvez por Marco Pólo, ou outros
viajantes da época.
Mas nem todos concordam.
AS PEÇAS DO DOMINÓ
As peças tradicionais, são de marfim e madeira, artisticamente produzidas. Hoje em dia, porém, são
substituídas por peças de plástico.
O jogo é composto de 28 peças (pedras) chatas, retangulares, de madeira, osso, marfim ou matéria
plástica, separadas por uma linha central, e com pontos marcados de zero (vazio) a seis, formando as várias combinações.
As peças do dominó são geralmente chamadas de "pedras", "dominós" ou "peças". No início do jogo, as peças são embaralhadas e retiradas aleatoriamente pelos jogadores, com as peças restantes formando o "monte", "compra", "dorme", "reserva" ou "poço".
Algumas configurações de peças podem receber diferentes nomes dependendo da região em que o dominó é jogado. As metades das peças que representam o número zero, sem pontos, podem ser chamadas de "branco(a)" ou "liso(a)". Já as peças com um ponto correspondentes ao número 1 podem ser chamadas de "ás". Os demais números podem ser chamados de "duque" (2), "terno" (3), "quadra" (4), "quina" (5) e "sena" (6).
Algumas configurações de peças podem receber diferentes nomes dependendo da região em que o dominó é jogado. As metades das peças que representam o número zero, sem pontos, podem ser chamadas de "branco(a)" ou "liso(a)". Já as peças com um ponto correspondentes ao número 1 podem ser chamadas de "ás". Os demais números podem ser chamados de "duque" (2), "terno" (3), "quadra" (4), "quina" (5) e "sena" (6).
Peças com duas metades iguais podem ser denominadas "bucha", "carroça", "carrossel", "carreta", "duplos", "dobles" ou "bomba".A peça 6/6 às vezes recebe o nome de "carretão", "dozão", "carrão", "carroção" ou "camburão", e a peça 0/0 às vezes recebe o nome de "barata", "baratão" ou "zerão".
O primeiro jogador da primeira rodada geralmente é definido por quem tirou a peça 6/6 (dozão), o que é mais comum em jogos com 4 jogadores, uma vez que todas as peças estão nas mãos dos jogadores. Caso o 6/6 não esteja em nenhuma mão, o início da rodada ocorre com a próxima "bucha" no sentido decrescente (5/5, 4/4, 3/3...). Se ainda assim não houver nenhuma "bucha", a rodada começa com a peça mais alta disponível. Após a primeira rodada, o primeiro jogador é definido pelo vencedor da última rodada.
O objetivo do jogo é combinar os pontos das extremidades das peças em jogo, formando uma sequência contínua de peças com os pontos correspondentes. O jogador que baixa todas as suas peças primeiro é o vencedor.
Quando não há mais jogadas possíveis, significa que alguém "fechou/trancou o jogo". Nesse caso, soma-se o total de pontos nas mãos dos jogadores, e ganha aquele que tiver o menor número total. Os jogadores podem planejar suas estratégias para se desfazer das peças maiores e tentar ganhar por este meio, fechando o jogo.
As peças de dominó são semelhantes a um baralho, permitindo várias maneiras de serem jogadas. Além disso, existem conjuntos com mais peças disponíveis, proporcionando ainda mais possibilidades de jogo.
O objetivo do jogo é combinar os pontos das extremidades das peças em jogo, formando uma sequência contínua de peças com os pontos correspondentes. O jogador que baixa todas as suas peças primeiro é o vencedor.
Quando não há mais jogadas possíveis, significa que alguém "fechou/trancou o jogo". Nesse caso, soma-se o total de pontos nas mãos dos jogadores, e ganha aquele que tiver o menor número total. Os jogadores podem planejar suas estratégias para se desfazer das peças maiores e tentar ganhar por este meio, fechando o jogo.
As peças de dominó são semelhantes a um baralho, permitindo várias maneiras de serem jogadas. Além disso, existem conjuntos com mais peças disponíveis, proporcionando ainda mais possibilidades de jogo.
O dominó é um jogo que requer estratégia, planejamento e habilidades de observação. Os jogadores precisam estar atentos às peças jogadas pelos adversários, a fim de maximizar suas próprias oportunidades e evitar ficar presos com peças que não podem ser jogadas.
DEFINIÇÕES
Encaixar peça - quando uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum.
Extremidades do jogo - são as peças livres da ponta, cujos lados estão em aberto para que outras peças sejam encaixadas.
Passar a vez - quando o jogador não tem nenhuma peça que encaixe em qualquer extremidade e não há peças disponíveis para a compra.
Jogo trancado - quando nenhum jogador possui alguma peça que encaixe em qualquer extremidade.
Trancar o jogo - quando um jogador joga uma peça que cause o travamento do jogo.
Bater o jogo - quando um dos jogadores consegue ficar sem peças na mão, tendo encaixado todas elas.
ESTRATÉGIA
Normalmente, o objetivo no dominó é controlar o fluxo de um ou dois números. No início da partida o jogador deve analisar suas peças e conferir qual número possui em maior quantidade.
Num caso em que o jogador tenha um 4|5, 4|3 e 4|1, por exemplo, ele pode tentar controlar o número 4 e jogar números diferentes de 5, 3 e 1 para que jogadores gastem seus 4|6, 4|2, 4|0 por falta de opção, forçando compras de peças ou turnos pulados.
Caso esteja jogando com o 0 como coringa, segure o máximo deles para o final do jogo. Se estiver jogando com contagem de pontos, organize suas peças por valor numérico de forma que se livre rapidamente das que podem custar mais pontos.
Livre-se de peças duplas cedo, pois elas podem ficar presas em sua mão.
FILA DE DOMINÓ
Outro passatempo popular é criar uma "FILA de dominós", onde as peças são enfileiradas e depois derrubadas, causando uma queda em cadeia. Isso originou a expressão "efeito dominó".
Fonte:
https://ludopedia.com.br/jogo/dominoes
https://www2.voltaredonda.rj.gov.br/olimped/mod/regulamento/Regras%20Jogo%20de%20Domino.pdf
https://www.ibilce.unesp.br/Home/Biblioteca753/domino.pdf
https://www.paisefilhos.ind.br/sistema/uploads/pdf/33d385b0e65743cde8d034099ba88b53.pdf
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