Brincadeiras Tradicionais - PEBOLIM - Vida Offline.
O Pebolim, também conhecido como futebol de mesa, é um jogo que simula uma partida de futebol, jogado em uma mesa com onze bonecos presos a barras giratórias.
ORIGEM
Ele é amplamente apreciado em diversas partes do mundo. Acredita-se que o pebolim tenha sido inventado na Europa. Existem registros que indicam que foi criado pelo espanhol Alejandro Finisterre, durante a década de 1930, para permitir que crianças feridas na Guerra Civil Espanhola ainda pudessem desfrutar de uma versão do futebol, mesmo com limitações físicas.
Popularização: Nas décadas seguintes, o jogo se espalhou pela Europa e América Latina, onde se tornou particularmente popular. No Brasil, o pebolim começou a ganhar notoriedade nas décadas de 1960 e 1970.
Difusão Mundial: Com o tempo, o pebolim tornou-se um jogo de lazer comum em clubes sociais e escolas, sendo jogado tanto em competições casuais quanto em torneios organizados.
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE PEBOLIM
Para conhecer o CBP (Clube Brasileiro de Pebolim), ACESSE AQUI !!!
CARACTERÍSTICAS CULTURAIS
Integração Social: O pebolim é uma atividade acessível a pessoas de todas as idades e classes sociais. Muitas vezes é jogado em ambientes comunitários e contribui para a socialização, promovendo interação e cooperação entre os jogadores.
Variações Regionais: Pebolim, Totó, Fla-Flu ou Pacau? Embora a essência do jogo seja similar em todo o mundo, há variações regionais nas regras, na disposição das barras e na contagem de pontos. No Brasil, por exemplo, as regras podem ser mais flexíveis em comparação a torneios internacionais.
É chamado de matraquilhos em Portugal; futbolín na Espanha; metegol na Argentina; foosball nos EUA; baby-foot na França e Tischfussball na Alemanha.
Símbolo de Cultura Pop: O pebolim é parte da cultura popular de muitos países. No Brasil, é comum encontrar mesas de pebolim em centros de convivência, onde é jogado de forma recreativa por grupos de amigos e familiares.
Competições: Ao longo dos anos, o jogo evoluiu para um esporte competitivo, com campeonatos nacionais e internacionais. Existem federações e associações que regulamentam o esporte, promovendo torneios profissionais.
O pebolim, portanto, não é apenas um jogo de diversão, mas também um reflexo da cultura popular, que integra diferentes pessoas e regiões.
Fonte: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/educacao-fisica-pebolim-caracteristicas-historicas-e-culturais/
https://www.nexojornal.com.br/externo/2019/01/27/pebolim-toto-fla-flu-ou-pacau-a-historia-do-futebol-de-mesa
https://cbp.esp.br/




Comentários
Postar um comentário