Municípios Vizinhos: BLUMENAU - Revista CARTUM GASPAR nº 12.

 

Municípios Vizinhos: BLUMENAU

Sobre Blumenau

Blumenau é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. Fundada em 1850 pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, a cidade guarda fortes características europeias, encantando visitantes do Brasil e exterior por sua arquitetura, gastronomia, natureza, indústrias, chope gelado e festas.

A cidade é um excelente centro de compras, oferecendo produtos como cristais e artigos têxteis, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Conhecida como cidade organizadora de grandes eventos, como a Oktoberfest, com infra-estrutura profissional é sede do maior Centro de Eventos de Santa Catarina, o Parque Vila Germânica.





Prefeito: Egídio Ferrari (PL).

Área Territorial: Área Total: 519,8 Km², sendo:

Área Urbana: 206,8 Km² (39,78%)

Área Rural:   313,0 Km² (60,22%)

População estimada: 366.418 (2021).

Densidade Demográfica: 595,97  hab/km²  [2010].

PIB per capita:  R$ 49.145,71 [2020].

Escolarização 6 a 14 anos: 97 % [2010].

Blumenau, em sua extensão máxima, chegou a possuir área de 10 610 km². Em 1930, houve a partição de Rio do Sul. Em 1935, eram desmembrados Ibirama, Timbó, Gaspar e Indaial. Em 1936, foi a vez de Rodeio. Em 1948, Taió e Ituporanga se separaram de Blumenau. No início da década de 1960, uma nova onda de desmembramentos criou outros 31 novos municípios a partir de Blumenau. Atualmente, a extensão da cidade é de 519,8 km².

SAIBA MAIS sobre BLUMENAU, ACESSANDO AQUI !!!



Fonte: https://www.blumenau.sc.gov.br/

 https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sc/blumenau.html

 

 

DR. BLUMENAU E SUA COLÔNIA



Em 1848, o Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e Fernando Hackradt, seu sócio, iniciaram uma expedição para explorar as terras ao longo do rio Itajaí-Açu.  Decidiram explorar a região para conhecer seu potencial, pois queriam fundar uma colônia agrícola para imigrantes alemães. Viajaram em canoas pelo rio Itajaí, já que na época não existiam estradas que ligassem o litoral ao interior cortando o lugar. Na barra do rio, em Itajaí, foram recebidos pelo comerciante Agostinho Alves Ramos, que lhes forneceu as embarcações – canoas – e mantimentos para a viagem. Os dois exploradores estrangeiros levavam como guia o caboclo Ângelo Dias, mateiro conhecedor da região. Nessa expedição, os viajantes alemães encontraram vários moradores, engenhos e diversas plantações nas terras que pertencem a Gaspar.


Os exploradores encontraram muitos colonos vivendo nas terras ao longo do rio. Passaram pela Colônia Belga, atual Ilhota; pela Colônia do Pocinho; pararam na fazenda de Henrique Flores para obter maiores informações. Passaram por várias propriedades onde encontraram casas e engenhos de serrar madeira e de açúcar. Nas imediações do Ribeirão da Velha, decidiram fundar a sede da Colônia, hoje município de Blumenau. 

SAIBA MAIS sobre este tema, ACESSANDO AQUI !!!:


Pesquisa: Robson Gallassini (in memoriam)

 


Dr HERMANN BLUMENAU






Hermann Bruno Otto Blumenau (26/12/1819  Hasselfelde (Alemanha) – 30/10/1899 Braunschweig (Alemanha), o sétimo filho de Cristiane Sofie Kegel e Karl Friedrich Blumenau, foi um filósofo, químico e farmacêutico alemão. Foi o fundador e primeiro administrador de Blumenau.

Em 1844, durante uma viagem de turismo de negócios a Londres, conheceu João Sturtz, cônsul geral do Brasil na Prússia, que o introduz aos assuntos brasileiros e propagandeia o país americano como uma destinação para emigrantes alemães. Sturtz estimula-o oferecendo-lhe emprego no Brasil. Em 1850, o Dr Blumenau funda a colônia São Paulo de Blumenau, a qual viria a se tornar a cidade de Blumenau, e recebe licença governamental para a sua exploração.

Em 1860, o regime brasileiro se apodera do assentamento e Hermann Blumenau torna-se o primeiro diretor oficial da colônia, pago pelo Estado. A população de Blumenau em 1860 era de 947 habitantes. Em 1880 seriam já 15 000 habitantes no município, na maioria de origem alemã.

Em 1884, o Dr Blumenau retorna à Alemanha, sem levar grandes posses. Viveu em Braunschweig, no atual estado alemão da Baixa Saxônia, com a mulher com quem casara em 1867, e os seus três filhos, que estudaram na Alemanha. Morreu nesta cidade, em 30 de outubro de 1899.  Seus restos mortais, bem como os de sua esposa, foram transladados para Blumenau, onde repousam em mausoléu.



SAIBA MAIS sobe o Dr Hermann Blumenau, ACESSANDO AQUI !!!

Fonte: https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/memaoria-digital-dr-blumenau-200-anos24


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.

A CHEGADA DA TROPA DE PEDESTRES

Brincadeiras Tradicionais: CARRINHO DE ROLIMÃ - Revista CARTUM INTERATIVA nº 183.