Intendente José Spengler - Revista CARTUM GASPAR Nº 06.

 Fontes:

https://www.gaspar.sc.gov.br/secretaria-de-educacao/cultura/arquivo-historico/pagina-158002/janela-da-memoria-a-intendencia/ ;

Arquivo Histórico Documental Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz/ 2022.

José Spengler  (1873 - 1937 em Gaspar). 

Filho dos pioneiros João Adão Spengler e Maria Catharina Müller, vindos de São Pedro de Alcântara para Gaspar (região do Poço Grande). Seus pais e outros familiares formaram classe de agricultores de muitas posses e destaques social.

José, entretanto, logo interessou-se pelo ramo comercial. Ainda muito jovem, exercia alto cargo de comando em uma grande empresa de comércio de importação e exportação catarinense em Florianópolis. Por volta de 1900, o maior comerciante de Gaspar, o Sr. Carlos Procópio Höschl, muito doente, solicitou ao gasparense que assumisse seus negócios em Gaspar. Carlos Procópio Höschl, teve só uma filha, e com dificuldades para dirigir grande negócios.Maria Cândida Höschl, mais conhecida “Dona Mimi” (1871 - 1943).

José Spengler atendeu ao pedido do velho amigo Höschl, permanecendo na administração até sua morte em 1937, quando a herdeira “Mimi”, assumiu os negócios juntamente com sua experiente equipe de trabalhos.

José Spengler, além de comerciante, desempenhou importantes funções de caráter público e administrativo em Gaspar. Em 1917 foi Juiz de Paz. Na década de 1920, nomeado o Intendente do 2° Distrito de Blumenau – Gaspar. Prestou relevantes serviços à comunidade com seu caráter de “homem de bem”, seu espírito empreendedor e popularidade. Não deixou descendentes.

 O Intendente José Spengler foi homenageado como patrono da Escola Municipal na Rua Itajaí –Nº1850 (hoje extinta).

Fontes: Arquivo Histórico Documental Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz/ 2022;

– Nagel,Henrique e Letícia – “Família Nagel, Laços e Memórias” – Editora Três deMaio 2014– Blumenau;

– “Caleidoscópio” de LieselotteHoeschl Ornellas – Jornal “O Município” 08/01/2018 https://angelinawittmann.blogspot.com/2018/01/leopold-franz-hoeschl-1-consul.html;

-Informações populares.


A SEDE DA INTENDÊNCIA

Vista geral de Gaspar em 1913

Nesta foto de Gaspar em 1913, tomada a partir do morro da Igreja, localizamos a Escola Paroquial (enxaimel), atual escadaria da Igreja. Em frente, a casa de Alberto Léo Schmitt (atual estacionamento rotativo). Em seguida, o espaço que foi ocupado pela Intendência, ainda vazio. Daí afirmarmos Nesta foto de Gaspar em 1913, tomada a partir do morro da Igreja, localizamos a Escola Paroquial (enxaimel), atual escadaria da Igreja. Em frente, a casa de Alberto Léo Schmitt (atual estacionamento rotativo). Em seguida, o espaço que foi ocupado pela Intendência, ainda vazio. Daí afirmarmos que o edifício foi construído após 1913.Durante as décadas de 1920/1930, o imóvel foi alugado para a Prefeitura Municipal de Blumenau, onde funcionou a Intendência do 2º Distrito – Gaspar.

No centro, a “Casa São Paulo” e residência Pereira Passos. Déc. 1960.

Na década de 1940, Osmundo N. Klock vendeu a propriedade para o industrial e comerciante José Krauss, que ali residiu com sua grande família.José montou venda de secos e molhados e ferramentas em geral. Nesta ocasião, José Krauss, ampliou o edifício para 2º andar e cobertura bangalô. Em 1950 o jovem comerciante José Antônio Pereira Passos, casou – se com Hilda Krauss, indo residir em sua cidade Itapema, onde era comerciante. Por volta de 1957 José, Hilda e filhos, passaram a residir em Gaspar e instalaram – se no edifício da família com a “Casa São Paulo” de José Pereira Passos (hoje Casa J. Passos).

Fontes: Arquivo Histórico Documental Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz/ 2022;

 Fotos: Fundo FFG – Urbanismo nº 713a e nº 241a;

–  Informações familiares/ 2021.

TRANSFERÊNCIA INTENDÊNCIA PREFEITURA




Resumo da ata nº2

Aos 19/3/1934, reunidos na sala da Intendência Distrital, os Srs. José Mondini, Intendente Distrital e Leopoldo Schramm ,Prefeito Provisório, realizou a entrega dos destinos do Distrito ao Prefeito Provisório. José Mondini apresentou a Leopoldo Schramm o balancete da Intendência, referente ao período de 01/3/34, o qual apresentava saldo positivo de cento e setenta e um mil e sessenta réis (171.060), saldoe entregue ao Sr. Alacrin oFernandes, conforme determinação do Prefeito.

José Mondini, entregou também ao mesmo Sr. os seguintes materiais: 1 mesa, 4 cadeiras de palha, 1 estante para livros, 1 moringa de barro, 1 copo, 1 cesto para papel, 1 quadro contendo  atabela de passagem, 35 livros diversos dos xercícios passados, ¼ de vidro detinta para escrever, 8 vacinas contra peste de gado, 4 vidros de soro para batedeira, 6 placas para carroças – (exercício findo), 2 placas para motocicleta, 2 placas para automóvel – (corrente ano), 127 placas para carroças – (idem), 22 placas para bicicletas – (idem), 250 envelopes impressos, 1 tinteiro simples,1 berço para mata-borrão, 1 livro-Caixa, 1 livro de contas-correntes, 1 livro dívida-ativa, 2 livros de lançamentos, 4 maços de pregos (mexidos), 103 talonários dos anos passados, 1 livro para seguro de operários (arquivo), 2 livros de autorização de serviços – arquivo, 1 livro (em uso), 1 bloco para cartas (em uso), 1 pacote de editais, 1 pacote de recibos, 15 folhas de pagamento, 5 fórmulas para contratos, 15 livros de talões (em uso), 12 livros de talões (novos), 42 folhas de autoinfração, 1 mão para prender papel, 2 canetas, 8 penas,16 pás de juntar, 7 enchadões, 2 alavancas, 2 enxadas, 1 machado, 2 martelos, 8 picaretas e um garfo. Das ferramentas supradiscriminadas algumas acham-se em mãos dos feitores. Procedendo o balanço do livro contra corrente, verificou-se uma dívida contraída pela intendência, no valor de trinta e três contos, oito centos e trinta e nove mil e novecentos réis (33:839$900), dividida por diversos credores. Nada mais havendo assinam à ata.

FONTE: Baptista. Leda Maria. Memória Gasparense nº1. Ed: Nova Letra – Blumenau – 1992

Responsabilidade: Arquivo Histórico Documental Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das PALAVRAS CRUZADAS da Revista CARTUM INTERATIVA nº 179.

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.