A Terceira Igreja Matriz de Gaspar - Revista CARTUM GASPAR nº 06.

 A TERCEIRA IGREJA DE GASPAR

O Padre Henrique Matz, nasceu em 1839 e ordenou-se padre em 1870. Foi expulso da Alemanha pela guerra e veio para o Brasil (Joinville). Em 1876 chegou a Gaspar tendo que arrombar a janela da sacristia para entrar, pois a matriz estava fechada.

“O Padre Matz era de baixa estatura, de bastante peso e enérgico. Este padre foi vigário de Gaspar entre 1876 e 1894, quando aqui faleceu”.

Fonte: Schmitt, Frei Elzeário “São Pedro Apóstolo de Gaspar – 1850-2008” 2008 – OdorizziBl.

Em 1878, o vigário Pe. Henrique Matz contratou o engenheiro alemão Henrique Krohberger afim de elaborar a planta de uma nova igreja para Gaspar – a igreja anterior oferecia risco de desabamento.

Era em forma de cruz, em estilo romano e foi inaugurada na Festa de São Pedro de 29/07/1885. As primeiras imagens de São Pedro Apóstolo, em tamanho real, chegaram em 1887 e 1890. Sabemos que a comissão para construção desta Matriz contou com: Jacó L. Zimmermann, José H. Flores Filho, Adão Schmitt, João Deschamps, José J. Gomes, Antônio Zimmermann, Mathias E. Klock, Bernardino J. de Oliveira e João Ruiz.

No ano de 1900, chegaram os Padres Franciscanos em Gaspar O.F.M.

Em 1890, chegou a primeira imagem do padroeiro. Logo em seguida, os franciscanos assumiram a Paróquia, onde permanecem até os dias atuais. Segundo o frei Elzeário Schmitt, de saudosa memória, “A verdadeira presença permanente dos franciscanos em Gaspar, começou em 17 de setembro de 1900, festa das Chagas de São Francisco, quando o Frei Pedro Sinzig e o irmão leigo Wigberto Birk vieram residir em Gaspar”. Essa presença resultou num número expressivo de vocações: 26 filhos de São Francisco.


Em cima do morro, ao fundo, está a terceira igreja.

Igreja Matriz inaugurado em 1885 e demolida em 1942. 


Saudades da Igreja Velha

Esta nossa Igreja Matriz atendeu durante quase sessenta anos a comunidade gasparense. Em sua frente, a escadaria com gruta de Nossa Senhora de Lurdes (hoje situada na lateral do morro).
Pinturas em seu interior deixaram muitas saudades… Obras de pintor anônimo do século XIX. O altar mor, escultura em madeira, também anônima, bem como suas estátuas foram preservadas e compõe altar mor da atual Matriz.
Mutirão para desmanche da Igreja, aproveitamento do material e cavação do morro – 1942.

Fontes: – Arquivo H. D. Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz/2022

              – Baptista, Leda Maria – “Simplesmente Gaspar” – Nova Letra (Bl)- 1998


Engenheiro Henrique Krohberger

Henrique Krohberger (+1914)

O engenheiro arquiteto alemão Henrique Krohberger chegou a Blumenau em 1858. Foi auxiliar técnico do Dr. Blumenau. Todos os edifícios de maior vulto da sede da Colônia foram construídos por ele: O prédio da direção da Colônia – mais tardeprefeitura, as primeiras igrejas católica e luterana de Blumenau, a antiga ponte sobre o Ribeirão Garcia na atual Rua XV. A“Ponte do Salto”(sobre o Rio Itajaí- Açu), a primeira matriz em alvenaria de Gaspar, o Hotel Holetz e outros ícones da arquitetura regional foram idealizados por ele.

Henrique Krohberger foi também agrimensor da Comissão de Terras e Colonização, mais tarde Diretoria de Terras, Colonização e Obras Públicas. Aposentou-se em 1908.


Pesquisa: 

https://www.gaspar.sc.gov.br/secretaria-de-educacao/cultura/arquivo-historico/pagina-158002/morro-da-igreja/

Robson Gallassini (in memoriam)

– Arquivo H. D. Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz/2022

– Baptista, Leda Maria – “Simplesmente Gaspar” – Nova Letra (Bl)- 1998


MATERIAL NÃO PEDAGÓGICO.
APENAS DE ENTRETENIMENTO.
Os quadrinhos são meramente ilustrativos.
Para realizar pesquisas, consulte o ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL, ACESSANDO O LINK ABAIXO:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das PALAVRAS CRUZADAS da Revista CARTUM INTERATIVA nº 179.

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.