O Stress e a Imunidade - Revista CARTUM INTERATIVA nº 155.
O QUE É O STRESS ?
O stress é uma resposta fisiológica e comportamental normal a algo que aconteceu ou está para acontecer que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio. Quando nos sentimos em perigo real ou imaginado, as defesas do organismo reagem rapidamente, num processo automático conhecido como reação de "luta ou fuga” ou de “congelamento", é a resposta ao stress.
Rotina cansativa, trabalho preocupante, frustração na vida pessoal, medo do futuro e desconforto diante de situações do dia a dia. Esses e outros fatores acumulados podem causar o estresse, uma sensação que provoca diversas alterações no organismo, como aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.
Mesmo de curta duração, o stress pode ter impacto no organismo. O stress agudo causado por uma desavença com o seu cônjuge ou por um evento mais dramático como um terremoto, um acidente, entre outros, pode assumir um impacto ainda maior. Quando sujeito a períodos mais longos, o stress pode tornar-se crônico ou atingir uma situação limite, conhecida como burnout.
O STRESS É ÚTIL PARA O NOSSO CORPO
O estresse é fundamental para nossa existência. Situações tensas desencadeiam uma reação imediata do corpo, que libera mais adrenalina, hormônio que acelera o coração, e cortisol, substância que eleva a pressão e aumenta o aporte de energia aos músculos.
Inicialmente, o stress pode ser positivo, contudo para além de um certo nível, este deixa de ser proveitoso e começa a prejudicar gravemente a saúde, a alterar o humor, a produtividade, os relacionamentos e a qualidade de vida, em geral. São as diferentes fases do stress.
Devemos saber reconhecer os seus sinais e sintomas e, consequentemente, tomar medidas para minimizar os efeitos do stress.
O STRESS E A IMUNIDADE
O stress impede o funcionamento ideal de alguns tipos de glóbulos brancos, diminuindo então a eficiência do nosso sistema imunológico. Ou seja, vivenciar muitas situações de stress no nosso cotidiano nos deixa menos protegidos contra doenças como gripes, resfriados, COVID e muitas outras.
De acordo com estudos científicos, o problema afeta o sistema imunológico e torna o corpo mais suscetível a doenças, mas segundo o imunologista Antonio Condino Neto, as causas ainda estão em investigação: “Uma bem conhecida é a exposição crônica ao excesso de cortisol e adrenalina, mediadores reconhecidamente ligados ao estresse, que inibem as células do sistema imune.”
O cortisol é um hormônio que atua na inibição do sistema de defesa do organismo, além de estar relacionado a complicações cardiovasculares. Com o estresse constante, o corpo passa a produzi-lo em uma grande quantidade, fazendo com que o próprio organismo relaxe suas defesas. A consequência é a dificuldade de resposta do sistema imunológico.
Táticas antitensão
Cantar: além de aliviar o estresse, os níveis de proteínas inflamatórias diminuem em quem participa de um coral.
Rir: pacientes japoneses com câncer fizeram a terapia do riso. Após algumas sessões, a imunidade deles aumentou.
Fazer arte: escrever, ouvir música ou tocar instrumentos exercem boa influência nas nossas defesas.
Ter Paciência: se conformar com aquilo que está fora do nosso controle e que não podemos evitar que aconteça, ter muita fé em Deus e acreditar que existe sempre uma saída. Com esta serenidade fica mais fácil pensar em uma solução do que quando estamos em estado de depressão, desespero ou preocupação intensa.
FONTE:
https://www.saudebemestar.pt/pt/blog-saude/stress/
https://saude.abril.com.br/bem-estar/como-o-estresse-afeta-a-imunidade/
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/estresse-pode-enfraquecer-imunidade-do-organismo-entenda
Comentários
Postar um comentário