ASSÉDIO E ABUSO SEXUAL


6 DICAS PARA SE PROTEGER DO ASSÉDIO / ABUSO SEXUAL

Para se proteger do assédio/abuso sexual é importante observar alguns pontos:
1) Se o carinho tiver que ser ESCONDIDO, não é um toque do bem. O toque do bem sempre pode ser feito na presença de outras pessoas e todos podem saber.


2) Você não é obrigad@ a abraçar ou beijar ninguém que você não queira. Isto inclui avós, tios, primos, professores, pastor, padre, irmãos, pais e qualquer outra pessoa.

3) Você sabe o que é abuso sexual? Você precisa saber o que é ABUSO SEXUAL para se proteger. 


4) Procure reconhecer em sua família alguém com sabedoria em quem você possua uma grande confiança e possa se abrir e contar sobre as suas dificuldades. O abusador tenta convencer a criança que ninguém vai acreditar nela se ela disser que está sendo abusada.

5) Se uma pessoa pedir para tocar em suas partes íntimas, ou para que você toque nas partes íntimas dela, diga: NÃO!! (bem alto) e saia correndo. Conte tudo o que aconteceu a alguém em quem você possua grande confiança.

6) O seu corpo É SEU! E ele é muito especial! Ninguém pode te tocar de uma forma que você não queira, que se sinta mal ou cause dor e vergonha.

Fonte: @leilianerochapsicologa

ALERTA PARA OS PAIS

A única forma de protegermos nossos filhos é ficarmos atentos, sabendo onde e com quem estão. Os abusadores podem ser pessoas próximas das crianças ou não. O acompanhamento cuidadoso e a orientação às crianças são fundamentais. Pais: não deixem seus filhos sozinhos, nem confiem demais nas pessoas que se aproximam da sua família e do seu filho. Há sempre um motivo quando alguém se aproxima; é preciso saber que motivo é esse! 
90% dos abusadores são pessoas próximas da família, e em 50 a 70% dos casos são familiares da vítima.

Quem é capaz de abusar sexualmente de crianças ou de adolescentes? O abusador sexual, na maioria das vezes, é uma pessoa aparentemente normal, querida pelas crianças e pelos adolescentes. Geralmente é uma pessoa que as crianças e os adolescentes conhecem (pai, padrasto, tio, irmão(ã) mais velho(a), mãe, madrasta, tia, primo(a), avô(ó), vizinho, amigo da família, babá, professor(a), médico(a), policial, entre outros. Portanto, o abusador é uma pessoa comum, que geralmente leva uma vida social normal. Costuma ser tão inteligente quanto a maioria das pessoas, mas, geralmente, é alguém que pode ter sido vítima de abuso sexual. De cada 10 abusadores 2 a 3 foram abusados sexualmente quando criança. E, cinco desses abusadores foram vítimas de maus-tratos físicos, e cinco sofreram maus-tratos combinado com abuso psicológico. A maioria dos abusadores sexuais pertence a famílias disfuncionais, ou seja, que vivenciam problemas com uso de bebidas alcoólicas, drogas, violência doméstica, situação de miséria, entre outros. Portanto, amar, cuidar e educar as nossas crianças é a melhor forma de evitarmos que surjam mais abusadores no futuro. 
(Fonte: http://www.cecovi.org.br)


ATENÇÃO !!

A maioria dos casos não é denunciado. Quando há envolvimento de familiares, é mais difícil que a vítima consiga denunciar, por motivos afetivos, por medo do abusador, medo de perder os pais, medo de ser expulso de casa, medo de que não acreditem nela, ou medo de ser o culpado pela discórdia familiar. É muito difícil que uma criança conte mentiras ou fantasie sobre o abuso sexual. Portanto, pais, professores e profissionais da Saúde: acreditem nas crianças e adolescentes! Eles precisam se sentir acolhidos e seguros para que denunciem os abusadores e possam se recuperar do sofrimento que viveram. Conquiste a confiança do(a) seu(sua) filho(a) com um diálogo sereno e amoroso para que ele(a) possa desabafar. Porém fique atento a controvérsias e/ou falso testemunho que possa prejudicar alguém inocente.




O QUE FAZER?

Primeiramente é preciso ter claro que não denunciar o abuso sexual pode ser fatal para a criança ou adolescente. A denúncia é a única forma e a mais correta de se impedir que o abusador continue a praticar seus atos, e que seja punido pela justiça. Todos somos responsáveis e temos o dever de denunciar. E, se você teve conhecimento ou suspeitou que uma criança ou adolescente está sendo abusada(o) sexualmente, mas não denunciou, saiba que poderá sofrer penalidades. Veja o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente: 
Art. 245 – Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção a saúde e de Ensino Fundamental, pré escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus tratos contra criança ou adolescente: Pena: multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência. 
Se você é pai, mãe ou familiar e descobriu que está ocorrendo o abuso sexual: Em primeiro lugar acredite na criança e no adolescente, ofereça seu apoio, busque lhe passar segurança e em seguida procure o Conselho Tutelar para fazer a denúncia. Caso não seja possível, procure a Vara da Infância e da Juventude.

Se você é diretor(a) ou professor(a) escolar, e souber de um caso de abuso sexual infantil, comunique imediatamente ao Conselho Tutelar, evite tomar atitudes de falar com a família, pois se o abusador fizer parte da família poderá agir de forma a evitar a ação do Conselho Tutelar. 

Se você é vizinho e descobriu ou suspeita que esteja ocorrendo o abuso sexual: Você pode fazer a denúncia ligando para o Conselho Tutelar e, caso não queira se identificar poderá fazer uma denúncia anônima.

Fonte: Projeto Ação Educativa Contra a Exploração e o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes em União da Vitória – PR

DENÚNCIAS:

Conselho Tutelar de Brusque-SC: (47) 3351-0113

LOCALIZAÇÃO: https://www.google.com/maps/place/R.+Pref.+Germano+Schaeffer,+Brusque+-+SC/@-27.0996679,-48.9156382,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x94df4798f65346b1:0x2db39b2f4593f415!8m2!3d-27.0996679!4d-48.9134495


Central de Atendimento à mulher: 180

Polícia Militar: 190

Denúncia de Violação de Direitos Humanos: 100


CVV - Centro de Valorização da Vida: 188

Está provado: Maus tratos na infância não provocam apenas traumas psicológicos reversíveis. Mas também danos permanentes no desenvolvimento e nas funções cerebrais. 
(Scientific American) 

PREVENÇÃO DO ABUSO SEXUAL INFANTIL

Em Brusque existe um projeto de prevenção ao abuso sexual infantil que vale a pena ser conhecido: é o PROTEJA UMA CRIANÇA ! Maiores informações:

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/protejaumacrianca/

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/protejaumacrianca/?fbclid=IwAR02G3KXfqKY8921GfmYAF-UKsTxozlSbGv3yAMAVi_LhY36QcX8TTmIfGs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das PALAVRAS CRUZADAS da Revista CARTUM INTERATIVA nº 179.

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.