Brincadeiras Tradicionais: PETECA Revista CARTUM INTERATIVA nº 168.

Um jogo muito parecido com a peteca já era praticado pelos indígenas, que arremessavam pedaços de madeira ou palha amarrados com penas de aves. 

Peteca (pe’teca) é uma palavra tupi que quer dizer bater com a mão. 

Com a chegada dos portugueses, o jogo passou a ser praticado pelos colonizadores e foi ganhando adeptos ao longo do tempo.



A peteca é jogada nas ruas do Rio de Janeiro desde o século XVIII, principalmente, por mulheres. Sua popularização se deu no final do século XIX, na belle époque carioca, quando a população tomou conta das ruas. 

No século XX, o jogo chegou às praias e clubes.



Nas Olímpiadas de 1920, na cidade de Antuérpia, a delegação brasileira levou petecas na bagagem para jogar durante os intervalos. 

A brincadeira chamou a atenção de outros atletas, e o chefe da delegação brasileira, José Maria Castelo Branco, ao regressar ao Brasil, decidiu formalizar as regras e enviá-las às demais delegações.

Outro entusiasta da peteca foi professor de ginástica alemão Karlhans Krohn que, em passagem pelo Rio, em 1936, viu o jogo e decidiu levar alguns exemplares com ele na mala para difundir a atividade em seu país.

No final da década de 1970, a peteca era tão popular, que um dos órgãos do Ministério da Educação, o Mobral, publicou um livrinho intitulado Vamos Jogar Peteca, de autoria dos professores e treinadores do Centro Cultural e do Grupo Executivo da campanha “Esporte para todos” do próprio ministério.

A brincadeira tem como objetivo principal não deixar a peteca cair ou rebatê-la o mais alto possível. Daí a expressão “não deixe a peteca cair”, referência sobre a atitude de resistência ou resiliência, conhecida por todos os cariocas. 

Em 1977, o Conselho Nacional de Desportos (CND) considerou a peteca uma atividade física genuinamente brasileira, e a oficialização como esporte aconteceu oito anos mais tarde, em 1985.

A peteca passou a fazer parte do programa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em 1996, realizado em Florianópolis-SC. O intercâmbio entre “petequeiros” avançou em 1997 com a Liga Brasileira de Peteca. 

Foram quatro sedes: Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e São Paulo. Tantos esforços e iniciativas culminaram com a criação da Confederação Brasileira de Peteca (CBP) no ano 2000.

A CBP conta hoje com as federações estaduais do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Outras federações estão em processo de filiação. 

A peteca rompeu fronteiras e é praticada em países como França, Espanha, Itália, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Canadá, Colômbia, Bolívia, EUA e Líbano.

CONHEÇA AS Regras Oficiais, ACESSANDO AQUI !!


Assista a uma partida de PetecaACESSANDO AQUI !!


SAIBA MAIS sobre a Peteca,  ACESSANDO AQUI !!



Fonte:

https://cbpeteca.org.br/historia-da-peteca/

https://mirim.org/pt-br/jogos/peteca

https://riomemorias.com.br/memoria/peteca/

https://cbpeteca.org.br/regras-oficiais/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das Charadas - Livreto CARTUM de Jogos, Mágicas e Passatempos.