CURIOSIDADES sobre o Sistema Solar

 1 – O Sistema Solar precisa de 240 milhões de anos para completar a órbita da Via Láctea;

2 – O Sol corresponde a 99,86% da massa total do Sistema Solar;

3 – Somente na Terra a água pode estar presente em seus três estados físicos;

4 – A Terra também é o único planeta onde se pode admirar um eclipse solar total.

5 – Os ventos mais fortes do Sistema Solar acontecem em Netuno, atingindo até 2.100 km/h!

6 – Se um átomo fosse do tamanho do Sistema Solar, um neutrino seria do tamanho de uma bola de golfe;

7 – O planeta que mais se parece com a Terra é Vênus, por causa de seu tamanho, de sua órbita e de sua composição;

8 – A atmosfera planetária mais gelada de todas é a de Urano, que tem temperaturas mínimas de -224ºC;

sistema solar

9 – Estudos da química solar sugerem que a água existente em nosso planeta provém do gelo interestelar que havia durante a formação do Sol;

10 – A montanha mais alta em um planeta fica em Marte, onde uma estrutura tem 22 km de altura;

11 – Em Marte há as maiores e mais fortes tempestades de poeira, que chegam a durar meses e conseguem cobrir o planeta inteiro;

12 – Vênus é o planeta campeão em vulcões: são mais de 1.600!

13 – O Sistema Solar tem 4,56 bilhões de anos!

14 – A terra gira a 1.609 km/h e atravessa o espaço em sua órbita ao redor do Sol em cerca de 107.826,06 km/h;

15 – Uma pessoa que pesa 68 kg na Terra pesaria o equivalente a 1.905 kg no Sol e a 11 kg na Lua;

16 – Cientistas espaciais têm certeza de que há um nono planeta em nosso Sistema Solar que é 10 vezes maior do que a Terra. Ele ainda não foi localizado, mas sua existência é tida como certa por causa dos efeitos gravitacionais que ele causa em outros objetos.
17 - No máximo duas horas antes de o Sol nascer ou duas horas antes de o Sol se pôr, é possível avistar Mercúrio a olho nu.

18 - Um dia em Vênus é maior que um ano na Terra.

19 - Em Marte, há diversos vulcões inativos. O maior deles é conhecido como Olympus Mons.

20 - Em 1971, foi colocada na órbita de Marte a sonda Mariner, que fez fotos da superfície do planeta, mostrando detalhes de até um quilômetro.

21 - A presença de metano na atmosfera de Netuno lhe confere a cor azulada.

22 - Embora Mercúrio esteja mais perto do Sol, ele não é o mais quente. Vênus é quem ocupa esse posto, uma vez que possui uma atmosfera composta por CO2, que cria uma espécie de efeito estufa no planeta, elevando sua temperatura a mais de 460ºC.

23 - Apesar de estar a uma distância média em relação à Terra de aproximadamente 150 milhões de quilômetros, nosso planeta encontra-se dentro da atmosfera solar, em uma região conhecida por heliosfera. A heliosfera é muito grande: estende-se além da órbita de Plutão, a mais de 100 unidades astronômicas, ou seja, mais de 16 bilhões de quilômetros. Dentro dessa região, é possível sentir a influência dos ventos solares, responsáveis por interferências nos sistemas de telecomunicações e fenômenos como as auroras polares, também observadas em outros planetas, como em Júpiter, Urano e Netuno.

24 - A maior tempestade do Sistema Solar encontra-se em Júpiter e foi observada pela primeira vez no ano de 1831. Quando descoberta, a grande mancha estendia-se por incríveis 48.000 km. Em 1979, no entanto, as medidas feitas pela sonda Voyager indicaram um novo diâmetro de 23.000 km. Os dados sugerem que a tempestade está perdendo forças e diminuindo cerca de 900 km por ano, mas ainda assim sua área é duas vezes maior que a área da Terra.

25 - Todos os planetas do Sistema Solar apresentam luas e giram no mesmo sentido, à exceção de um: Vênus. Esse é o único planeta do Sistema Solar de rotação retrógrada e que não apresenta qualquer lua, o que sugere um passado violento. Estudos indicam que Vênus colidiu-se com um grande asteroide, o qual alterou o seu sentido de rotação no Sistema Solar.

26 - O Sol encontra-se a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra. Essa grande distância torna a viagem da luz solar até nós um pouco demorada: pouco mais de oito minutos, mesmo com a luz propagando-se a 300.000 quilômetros por segundo. O caso mais dramático é o de Plutão: a luz solar leva cerca de 5 horas e meia para chegar no planeta anão!

 27 - Os ventos solares são constituídos por partículas provenientes da coroa solar e são capazes de afetar as telecomunicações terrestres.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm

https://www.megacurioso.com.br/educacao/104441-16-curiosidades-fantasticas-sobre-o-sistema-solar.htm

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/curiosidades-sobre-sistema-solar.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das Charadas - Livreto CARTUM de Jogos, Mágicas e Passatempos.