ASTEROIDES, COMETAS e METEOROS do Sistema Solar.

 ASTEROIDES




Asteroides são corpos que apresentam movimento próprio, a maioria já catalogada apresenta órbitas elípticas e encontra-se no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

 

O seu tamanho pode ser calculado por meio da medida da quantidade de luz que ele reflete. Apenas 16 asteroides, dos mais de 3000 catalogados, apresentam dimensões superiores a 240 km. Seu brilho não é constante devido à reflexão solar. São desconhecidos quase todos os de menor tamanho, os quais acredita-se que existam cerca de um milhão. Estima-se que mais de quatrocentos mil possuam diâmetro superior a um quilômetro.

Ceres é o maior corpo do cinturão de asteroides. A capacidade de liberar jatos de vapor coloca Ceres em um grupo seleto dentre os membros do Sistema Solar – o de corpos gelados e vaporosos. É o caso da lua de Júpiter , Europa, e de uma das luas de Saturno, Enceladus.

Alguns asteroides, no entanto, descrevem órbitas muito excêntricas, aproximando-se periodicamente dos planetas Terra, Vênus e, provavelmente, Mercúrio. Um asteróide que pode chegar perto da Terra é o famoso Eros.

COMETAS

Cometas são corpos constituídos por uma parte sólida chamada de núcleo que é formado por gelo e impurezas. Sua forma é irregular, e são bastante extensos. São compostos especialmente por água, e, conforme se aproxima do Sol, o gelo existente no núcleo sofre evaporação, ejetando grãos de poeira que acabam por refletir a luz solar, dando, então, o aspecto brilhoso ao cometa. Eles possuem caudas, que são prolongamentos da nuvem de gás e poeira.

Em termos de Sistema Solar, a Terra se encontra próxima do Sol. Quando um Cometa se aproxima de nosso planeta, por também ter se aproximado do Sol, ele possui uma cabeleira ou cauda. Parte do material dessa nuvem será "soprado" pelo "vento solar" no sentido contrário ao que o Sol se encontra, formando a cauda do cometa.

Atualmente estão catalogados cerca de 1000 cometas no Sistema Solar, dos quais cerca de 150 possuem períodos orbitais bem identificados, da ordem de 200 anos ou menos. Estes cometas têm a maior parte das suas órbitas no interior da órbita de Plutão.

ALGUNS COMETAS FAMOSOS:

1. Seki-Lines

Esse foi um dos comentas mais brilhantes de todo o século 20, visível principalmente no Hemisfério Sul, em 1962.

2. McNaught

Este grande cometa esteve visível a olho nu em 2007 e foi o mais brilhante a ser visto no Hemisfério Sul em 40 anos.

3. Hyakutake

O grande cometa de 1996 foi o passou mais próximo da Terra nos últimos 200 anos!

4. West

Este foi um dos mais bonitos e brilhantes cometas a passar perto da Terra, em 1976.

5. Ikeya-Seki

Visível inclusive à luz do dia, este foi nomeado como o mais brilhante cometa do século 20. No Japão, disseram que ele era 10 vezes mais radiante do que a Lua cheia, em 1965.

6. Halley

Um dos mais famosos cometas da história, Halley fez sucesso em suas passagens em 1910 e 1986.

7. Hale-Bopp

Visível durante 18 meses, em 1997, o Hale-Bopp é um dos mais vistos da história: estima-se que 81% dos norte-americanos adultos tenham o observado.




METEOROS, METEOROIDES e METEORITOS


O meteoro corresponde ao fenômeno luminoso observado durante a passagem de um meteoroide na atmosfera. 

Os meteoroides correspondem a restos de cometas ou fragmentos oriundos de asteroides. 

Os meteoritos são meteoroides que sobrevivem ao adentrarem a atmosfera e atingem o chão.

O maior meteorito encontrado no Brasil é o “Bendegó” (encontrado na Bahia), aqui embaixo exposto no Museu Nacional do Rio de Janeiro (que incendiou em 2018). 


 O segundo maior meteorito descoberto no Brasil é este aqui de cima, chamado “Santa Luzia”. O astro caiu do espaço em Luziânia - GO, em 1922. Em 1927, o então jornalista Joaquim Câmara Filho, um engenheiro agrônomo, desconfiou que a pedra seria um meteorito. Conseguiu confirmar sua suspeita e depois liderou a doação da pedra para o Museu Nacional da UFRJ. O Santa Luzia, homenagem ao antigo nome de Luziânia, pesa 1,9 tonelada. 


Fonte: Sagres Online. https://sagresonline.com.br/segundo-maior-meteorito-do-museu-nacional-foi-encontrado-em-goias/ .

Fontes: http://www.observatorio.ufmg.br/pas56.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/diferenca-entre-cometa-asteroide-meteoro.htm

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das Charadas - Livreto CARTUM de Jogos, Mágicas e Passatempos.