Brincadeiras Tradicionais: LUDO - Revista CARTUM INTERATIVA nº 177.


LUDO

Quem nunca morreu de medo em deixar uma peça de ludo desprotegida, entre várias peças inimigas ameaçadoras...? 

Quem nunca passou raiva quando voltou pra casinha pela terceira vez, com uma peça que estava quase chegando na reta final do tabuleiro?

Quem nunca amarelou e evitou comer a peça de ludo de alguma criança, pra evitar que ela ficasse triste?

O jogo de ludo é muito comum e atravessa gerações como um entretenimento que mexe com as nossas emoções e diverte todas as idades.


LUDO PELO MUNDO

O jogo foi criado na Índia como nome de "Pachisi", em meados do século VI, e é considerado o jogo nacional daquele país. .

Com a colonização britânica, o jogo chegou ao Reino Unido em 1896, sendo patenteado como "LUDO", que em latim quer dizer: "Eu jogo".

Na Alemanha, o Ludo é chamado de “Mensch ärgere dich nicht”, que significa algo como “Cara, não se irrita”, e tem nomes equivalentes em holandês, servo-croata, búlgaro, tcheco, eslovaco e polonês, onde é mais conhecido como Chińczyk (“The Chine (s) e”).

Na Suécia, é famoso como “Fia”, um nome derivado da palavra latina fiat, que significa “assim seja!”.

Variações comuns no nome são “Fia-spel” (Fia o jogo) e “Fia med knuff” (Fia com um empurrão). Na Dinamarca e na Noruega, por incrível que pareça, manteve-se o nome Ludo.


REGRAS DO LUDO

As regras em geral podem variar um pouco, mas basicamente o ludo funciona assim:

Ludo é um jogo de tabuleiro que pode ser jogado por 2, 3 ou 4 jogadores. Cada jogador tem que fazer com que suas 4 peças, chamadas de “peões” ou “cavalos”, completem uma volta no tabuleiro e cheguem à casa final antes dos demais.

 O tabuleiro do Ludo é quadrado e marcado por uma cruz, sendo que cada braço da cruz é de uma cor diferente (geralmente vermelho, amarelo, verde e azul).

Para tirar seus peões da casa inicial, é preciso que o participante tire o número 1 ou 6. 

Os peões não podem retroceder, apenas andar para frente no sentido horário, e para entrar na casa final é preciso tirar o número exato necessário. Se o número que sair for maior do que o necessário, o peão terá que pisar na casa final, e retroceder o número excedente de casas.

Tirar o número 6 é a sorte grande, pois ele permite sair com uma peça da casinha, ou avançar uma peça 6 casas e ainda por cima jogar o dado novamente. 

No Ludo, tem as casas especiais, onde as pecinhas podem ficar protegidas de uma rodada pra outra, sem que nada lhes aconteça.

Porém, se a peça estiver desprotegida e um adversário cair na mesma casinha, a peça que estava antes será "comida" e terá que retornar a sua casinha de origem. Isso realmente é um momento muito cruel na partida, um castigo e tanto. Mas é o que torna este jogo tão emocionante e imprevisível.

O interessante é ter peças espalhadas por todo o tabuleiro, podendo ter assim mais opções para cada jogada.

Mas sempre fique atento ao movimento dos adversários, porque nem só de sorte vive o Ludo. Movimentos inteligentes podem fazer a diferença! 

BOA SORTE AOS COMPETIDORES! !





Não tem tabuleiro pra jogar ludo? 

Imprima o tabuleiro CARTUM aí abaixo!

Os peões podem ser 4 pequenos objetos semelhantes, formando grupos (grãos de milho, de feijão ou pedrinhas coloridas).

Só vai faltar um dado.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das Charadas - Livreto CARTUM de Jogos, Mágicas e Passatempos.