Consciência no Trânsito
Desfrute da leitura abaixo!! São pequenas dicas corriqueiras, mas se todas forem cumpridas, o trânsito nas vias se tornará mais pacífico e seguro.
PEDESTRES Parte 1
Apresentamos aqui algumas dicas que ajudam a reduzir a
possibilidade de acidentes, para refrescar a memória de todo pedestre esperto:
• Obedeça e
respeite a sinalização de trânsito. Ela existe para a segurança de todos.
• Enquanto caminha,
o pedestre deve manter-se sobre a calçada, afastado do meio-fio e, de
preferência, do lado contrário dos veículos (para que possa vê-lo se aproximar
de frente). Onde não houver calçadas, deve deslocar-se pelo lado esquerdo da
via, em fila única.
• Ao descer do
ônibus, aguardar na calçada a saída do veículo.
• Utilize o
celular, sempre prestando atenção a sua volta.
• A sinalização
feita por um policial, com gestos e apitos, prevalece sobre todas as outras
formas de sinalização existentes no local.
• Não andar fora
da faixa de pedestre nos lugares onde ela existir. Mesmo que seja
necessário dar alguns passos a mais, o pedestre deve habituar-se a utilizar
sempre este local para atravessar a via.
• Em ruas onde não
haja faixas para a travessia, os pedestres devem atravessar a via na
continuação da calçada.
Leia e releia essas dicas, grave na memória e habitue-se a
colocá-las em prática, pois a medida em que os cidadãos tiverem mais
consciência no trânsito, a sua segurança irá aumentar! Na próxima edição, as
dicas para o pedestre atravessar uma via!
PEDESTRES Parte 2
Dicas para realizar uma travessia bem sucedida na faixa de pedestres:
• Ao atravessar, coloque-se junto ao meio-fio, em posição
que possa VER E SER VISTO pelos motoristas e motociclistas. Olhe para os dois
lados mais de uma vez antes de iniciar a travessia.
• Quando um gentil motorista parar o seu carro permitindo
que um pedestre atravesse, é muito importante que este pedestre observe se os
outros motoristas próximos também perceberam este gesto cordial. Pode ser que
um deles esteja distraído e não consiga parar a tempo.
• Atravesse, caminhando em linha reta (nunca na diagonal nem
correndo). Lembre-se que um veículo em movimento a uma certa distância
considerada segura, nem sempre o é. Diversos fatores podem influenciar nosso
“cálculo” e ALGO PODE DAR ERRADO, como um imprevisível escorregão ou uma falha
mecânica no carro.
• Quando os carros estiverem parados em um cruzamento e
houver dúvidas quanto ao tempo do semáforo, evitar a famosa “corridinha”.
Alguns segundos a mais podem significar uma vida inteira pela frente.
• Uma vez iniciada a travessia, o pedestre não pode aumentar
o seu percurso, demorar-se propositalmente ou obstruir o trânsito sem
necessidade.
•Aahh... também não pode atirar objetos na rua. Guarde no
bolso para descartar em local apropriado.
São pequenas dicas que aparentemente a gente já sabe de
tudo. Mas muitas vezes as descumprimos, pela pressa ou distração, correndo
riscos desnecessários. Na dúvida, opte pela vida!
MOTORISTAS Parte 1
A consciência por parte dos cidadãos que seguram um volante
é o principal fator para o aumento da segurança no trânsito.
• ULTRAPASSAGEM sempre pela esquerda!
(Salvo se for uma via sem acostamento e o veículo a ser ultrapassado estiver
parado ou parando próximo ao eixo central, a fim de convergir à esquerda. O
condutor deve ter ESPAÇO e VISIBILIDADE suficientes para garantir o sucesso da
ultrapassagem. Deve acionar o pisca e deixar clara a sua intenção de
ultrapassar. Depois da manobra, o motorista retorna ao lado direito, respeitando
uma DISTÂNCIA SEGURA entre os outros veículos.
• CINTO DE SEGURANÇA. Muitos acreditam
que ele só é necessário em deslocamentos longos ou em velocidades altas nas
rodovias, mas mais da metade dos acidentes graves ocorre nos primeiros minutos
de deslocamento a uma velocidade igual ou inferior a 64 km/h. Não esqueça de
utilizar o cinto também no banco de trás, principalmente em crianças. Ele é tão
obrigatório e importante como os do banco da frente.
• CRIANÇAS abaixo de 10 anos só podem
ocupar o banco de trás, sendo que abaixo de 7 anos devem utilizar cadeiras
especiais instaladas no banco de trás dos veículos. A infração é considerada
gravíssima: o condutor do veículo perde 7 pontos da Carteira de Habilitação, é
multado e pode ter o veículo apreendido.
Siga corretamente as leis de trânsito, pois elas existem
para aumentar a sua própria segurança.
MOTORISTAS Parte 2
Seja paciente, respeite a sinalização. Mantenha distância do
veículo da frente.
Tenha sempre os seguintes equipamentos de segurança no
carro: extintor de incêndio (carregado), triângulo, macaco e um estepe
(calibrado).
Sempre que for mudar de direção ou de pista em uma via, o
condutor deve LIGAR O PISCA COM ANTECEDÊNCIA. Por se tratar de um gesto tão
corriqueiro, muitas vezes ele acaba sendo esquecido.
Ao aproximar-se de um cruzamento que não seja sinalizado, a
preferência é do veículo que vem da direita.
Salvo sinalização contrária, o pedestre geralmente tem a
preferência. Desta forma o motorista deve transitar com atenção e respeito,
principalmente pelos idosos e deficientes físicos, com mais dificuldade de
locomoção e que demoram mais para atravessar a via. Não podemos esquecer das
crianças, que não têm noção do perigo e não conhecem os sinais de trânsito.
Vale lembrar do ditado: “atrás de uma bola, sempre vem uma criança.”
Dirija com o corpo bem apoiado no assento e no encosto do
banco, o mais próximo possível de um ângulo de 90º. Mantenha os calcanhares
apoiados no assoalho e evitar apoiar os pés nos pedais, quando não os estiver
usando.
Nunca dirija em estado de embriaguez, após discussões
fortes, com sonolência, assistindo TV ou falando ao telefone. Seguindo
conscientemente todas essas recomendações o risco de um acidente cai
consideravelmente.
Siga corretamente as leis de trânsito, pois elas existem
para aumentar a sua própria segurança.
CICLISTAS
Antes de pegar no guidão, coloque a mão na consciência.
O ciclista tem, por obrigação, zelar pela manutenção da sua bicicleta,
principalmente DOS FREIOS.
Não é permitida a circulação de bicicletas pelas calçadas (se precisar
passar pela calçada, é preciso desmontar da bicicleta), sendo que é
responsabilidade dos municípios prover os ciclistas de locais apropriados para
a circulação.
Na inexistência de ciclovia, circule sempre pela direita, em fila única,
junto ao meio-fio e no sentido dos veículos. Estes, devem manter uma distância
lateral mínima de 1,5 m. das bicicletas.
Nunca andar na contramão e nunca agarrar a carroceria de um veículo em
movimento.
Sempre usar equipamentos de segurança como capacete e roupas claras
durante a noite e em dias chuvosos para melhor identificação. Equipar a bicicleta
com faróis, luz branca dianteira e luz vermelha traseira.
Pedale atentamente, treine sua visão periférica e jamais utilize
aparelhos que atrapalhem a sua audição.
Filas de veículos requerem muita atenção com aberturas de portas
repentinas ou travessia de pedestres.
Sempre SINALIZE O QUE VAI FAZER: com a mão esquerda em 90º quando for
virar à esquerda e procedendo igualmente quanto ao lado direito. Bicicletas
também devem obedecer placas, semáforos, faixas de rolamento e outros sinais de
trânsito.
Por ser um elemento em extrema vulnerabilidade dentro da via
de trânsito, o motociclista deve ter especial atenção com a sua própria
segurança e do seu passageiro.
Faça checkups periódicos na moto. Verifique as condições dos
freios, pneus (desgaste e calibragem), rodas (amassados e alinhamento),
bateria, faróis, pisca e suspensão. Aahh... não esqueça de verificar se tem
combustível suficiente para o trajeto!
O capacete deve ser do tamanho apropriado ao condutor, ter
viseira ou um óculos de proteção e estar afivelado corretamente. Inclusive para
o passageiro.
Crianças menores de 10 anos NÃO PODEM ser transportadas em
motos.
Use sempre equipamentos de segurança: jaquetas e calça com
proteção (especialmente nos pontos mais vulneráveis: ombros, costas, cotovelos,
joelhos e quadris), luvas e botas. Vestir de preferência roupas claras e bem
perceptíveis.
A postura mais apropriada para o motociclista é a seguinte:
1) Cabeça na
posição vertical, olhando para frente.
2) Nas
curvas, não inclinar a cabeça junto com o corpo.
3) Ombros e
braços relaxados, cotovelos apontando para baixo.
4) Joelhos
pressionando levemente o tanque de combustível.
5) Pés
paralelos ao solo com o salto do sapato encaixado na pedaleira. A ponta do pé
sobre os pedais do freio e câmbio.
Quem pilota com consciência e cuida bem de si, está zelando
pela segurança dos demais, contribuindo para um trânsito mais seguro.
MOTOCICLISTAS Parte 2
Verifique a posição do espelho retrovisor para que possa
observar os veículos que estão atrás.
Certifique-se de que o capacete está bem afivelado.
Quando transitar com passageiro, procure aumentar a
calibragem do pneu.
No espaço público, você nunca está sozinho, portanto veja e
seja visto (mantenha o farol aceso em luz baixa mesmo durante o dia e dê
preferência por roupas coloridas).
Mantenha-se numa posição visível no espelho retrovisor do
veículo que está a sua frente. A motocicleta no centro da via, ocupando o
espaço de um carro, um pouco mais à esquerda, de forma que possa ver o
retrovisor externo do carro que segue em frente.
Mantenha uma distância segura lateral e frontal dos demais
veículos, principalmente em descidas e pista molhada.
Jamais ultrapasse pela direita, em curvas, em ponto cego (do
outro veículo) ou em faixa dupla. Não esqueça de utilizar a sinalização quando
for ultrapassar.
Velocidade não é sinônimo de liberdade. Supere os
contratempos e ande devagar.
Leia e releia essas dicas, grave na memória e habitue-se a colocá-las em prática, pois a medida em que os cidadãos tiverem mais consciência no trânsito, a sua segurança irá aumentar!
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