Consciência no Trânsito

 Desfrute da leitura abaixo!! São pequenas dicas corriqueiras, mas se todas forem cumpridas, o trânsito nas vias se tornará mais pacífico e seguro.

PEDESTRES Parte 1

 (Publicado na Revista CARTUM INTERATIVA nº 173)


Apresentamos aqui algumas dicas que ajudam a reduzir a possibilidade de acidentes, para refrescar a memória de todo pedestre esperto:

 Obedeça e respeite a sinalização de trânsito. Ela existe para a segurança de todos.

 Enquanto caminha, o pedestre deve manter-se sobre a calçada, afastado do meio-fio e, de preferência, do lado contrário dos veículos (para que possa vê-lo se aproximar de frente). Onde não houver calçadas, deve deslocar-se pelo lado esquerdo da via, em fila única.

 Ao descer do ônibus, aguardar na calçada a saída do veículo.

 Utilize o celular, sempre prestando atenção a sua volta.

 A sinalização feita por um policial, com gestos e apitos, prevalece sobre todas as outras formas de sinalização existentes no local.

 Não andar fora da faixa de pedestre nos lugares onde ela existir. Mesmo que seja necessário dar alguns passos a mais, o pedestre deve habituar-se a utilizar sempre este local para atravessar a via.

 Em ruas onde não haja faixas para a travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada.

Leia e releia essas dicas, grave na memória e habitue-se a colocá-las em prática, pois a medida em que os cidadãos tiverem mais consciência no trânsito, a sua segurança irá aumentar! Na próxima edição, as dicas para o pedestre atravessar uma via!


PEDESTRES Parte 2

 (Publicado na Revista CARTUM INTERATIVA nº 175)


Dicas para realizar uma travessia bem sucedida na faixa de pedestres:

• Ao atravessar, coloque-se junto ao meio-fio, em posição que possa VER E SER VISTO pelos motoristas e motociclistas. Olhe para os dois lados mais de uma vez antes de iniciar a travessia.

• Quando um gentil motorista parar o seu carro permitindo que um pedestre atravesse, é muito importante que este pedestre observe se os outros motoristas próximos também perceberam este gesto cordial. Pode ser que um deles esteja distraído e não consiga parar a tempo.

• Atravesse, caminhando em linha reta (nunca na diagonal nem correndo). Lembre-se que um veículo em movimento a uma certa distância considerada segura, nem sempre o é. Diversos fatores podem influenciar nosso “cálculo” e ALGO PODE DAR ERRADO, como um imprevisível escorregão ou uma falha mecânica no carro.

• Quando os carros estiverem parados em um cruzamento e houver dúvidas quanto ao tempo do semáforo, evitar a famosa “corridinha”. Alguns segundos a mais podem significar uma vida inteira pela frente.

• Uma vez iniciada a travessia, o pedestre não pode aumentar o seu percurso, demorar-se propositalmente ou obstruir o trânsito sem necessidade.

•Aahh... também não pode atirar objetos na rua. Guarde no bolso para descartar em local apropriado.

São pequenas dicas que aparentemente a gente já sabe de tudo. Mas muitas vezes as descumprimos, pela pressa ou distração, correndo riscos desnecessários. Na dúvida, opte pela vida!


 MOTORISTAS Parte 1

 (Publicado na Revista CARTUM INTERATIVA nº 176)




A consciência por parte dos cidadãos que seguram um volante é o principal fator para o aumento da segurança no trânsito.

•             ULTRAPASSAGEM sempre pela esquerda! (Salvo se for uma via sem acostamento e o veículo a ser ultrapassado estiver parado ou parando próximo ao eixo central, a fim de convergir à esquerda. O condutor deve ter ESPAÇO e VISIBILIDADE suficientes para garantir o sucesso da ultrapassagem. Deve acionar o pisca e deixar clara a sua intenção de ultrapassar. Depois da manobra, o motorista retorna ao lado direito, respeitando uma DISTÂNCIA SEGURA entre os outros veículos.

•             CINTO DE SEGURANÇA. Muitos acreditam que ele só é necessário em deslocamentos longos ou em velocidades altas nas rodovias, mas mais da metade dos acidentes graves ocorre nos primeiros minutos de deslocamento a uma velocidade igual ou inferior a 64 km/h. Não esqueça de utilizar o cinto também no banco de trás, principalmente em crianças. Ele é tão obrigatório e importante como os do banco da frente.

•             CRIANÇAS abaixo de 10 anos só podem ocupar o banco de trás, sendo que abaixo de 7 anos devem utilizar cadeiras especiais instaladas no banco de trás dos veículos. A infração é considerada gravíssima: o condutor do veículo perde 7 pontos da Carteira de Habilitação, é multado e pode ter o veículo apreendido.

Siga corretamente as leis de trânsito, pois elas existem para aumentar a sua própria segurança.


MOTORISTAS Parte 2

 (Publicado na Revista CARTUM INTERATIVA nº 177)

Seja paciente, respeite a sinalização. Mantenha distância do veículo da frente.

Tenha sempre os seguintes equipamentos de segurança no carro: extintor de incêndio (carregado), triângulo, macaco e um estepe (calibrado).

Sempre que for mudar de direção ou de pista em uma via, o condutor deve LIGAR O PISCA COM ANTECEDÊNCIA. Por se tratar de um gesto tão corriqueiro, muitas vezes ele acaba sendo esquecido.

Ao aproximar-se de um cruzamento que não seja sinalizado, a preferência é do veículo que vem da direita.

Salvo sinalização contrária, o pedestre geralmente tem a preferência. Desta forma o motorista deve transitar com atenção e respeito, principalmente pelos idosos e deficientes físicos, com mais dificuldade de locomoção e que demoram mais para atravessar a via. Não podemos esquecer das crianças, que não têm noção do perigo e não conhecem os sinais de trânsito. Vale lembrar do ditado: “atrás de uma bola, sempre vem uma criança.”

Dirija com o corpo bem apoiado no assento e no encosto do banco, o mais próximo possível de um ângulo de 90º. Mantenha os calcanhares apoiados no assoalho e evitar apoiar os pés nos pedais, quando não os estiver usando.

Nunca dirija em estado de embriaguez, após discussões fortes, com sonolência, assistindo TV ou falando ao telefone. Seguindo conscientemente todas essas recomendações o risco de um acidente cai consideravelmente.

Siga corretamente as leis de trânsito, pois elas existem para aumentar a sua própria segurança.


CICLISTAS

 (Publicado na Revista CARTUM INTERATIVA nº 179)


Antes de pegar no guidão, coloque a mão na consciência.

O ciclista tem, por obrigação, zelar pela manutenção da sua bicicleta, principalmente DOS FREIOS.

Não é permitida a circulação de bicicletas pelas calçadas (se precisar passar pela calçada, é preciso desmontar da bicicleta), sendo que é responsabilidade dos municípios prover os ciclistas de locais apropriados para a circulação.

Na inexistência de ciclovia, circule sempre pela direita, em fila única, junto ao meio-fio e no sentido dos veículos. Estes, devem manter uma distância lateral mínima de 1,5 m. das bicicletas.

Nunca andar na contramão e nunca agarrar a carroceria de um veículo em movimento.

Sempre usar equipamentos de segurança como capacete e roupas claras durante a noite e em dias chuvosos para melhor identificação. Equipar a bicicleta com faróis, luz branca dianteira e luz vermelha traseira.

Pedale atentamente, treine sua visão periférica e jamais utilize aparelhos que atrapalhem a sua audição.

Filas de veículos requerem muita atenção com aberturas de portas repentinas ou travessia de pedestres.

Sempre SINALIZE O QUE VAI FAZER: com a mão esquerda em 90º quando for virar à esquerda e procedendo igualmente quanto ao lado direito. Bicicletas também devem obedecer placas, semáforos, faixas de rolamento e outros sinais de trânsito.

 MOTOCICLISTAS

 (Publicado na Revista CARTUM INTERATIVA nº 180)

 


Por ser um elemento em extrema vulnerabilidade dentro da via de trânsito, o motociclista deve ter especial atenção com a sua própria segurança e do seu passageiro.

Faça checkups periódicos na moto. Verifique as condições dos freios, pneus (desgaste e calibragem), rodas (amassados e alinhamento), bateria, faróis, pisca e suspensão. Aahh... não esqueça de verificar se tem combustível suficiente para o trajeto!

O capacete deve ser do tamanho apropriado ao condutor, ter viseira ou um óculos de proteção e estar afivelado corretamente. Inclusive para o passageiro.

Crianças menores de 10 anos NÃO PODEM ser transportadas em motos.

Use sempre equipamentos de segurança: jaquetas e calça com proteção (especialmente nos pontos mais vulneráveis: ombros, costas, cotovelos, joelhos e quadris), luvas e botas. Vestir de preferência roupas claras e bem perceptíveis.

 

A postura mais apropriada para o motociclista é a seguinte:

1)            Cabeça na posição vertical, olhando para frente.

2)            Nas curvas, não inclinar a cabeça junto com o corpo.

3)            Ombros e braços relaxados, cotovelos apontando para baixo.

4)            Joelhos pressionando levemente o tanque de combustível.

5)            Pés paralelos ao solo com o salto do sapato encaixado na pedaleira. A ponta do pé sobre os pedais do freio e câmbio.

 

Quem pilota com consciência e cuida bem de si, está zelando pela segurança dos demais, contribuindo para um trânsito mais seguro. 

MOTOCICLISTAS Parte 2

 (Publicado na Revista CARTUM INTERATIVA nº 182)


Pilotar motos exige muita responsabilidade e reflexos precisos. Nada de pilotar em estado de sonolência ou embriaguez. Lembre-se de munir-se da documentação do veículo e CNH (confira as suas validades).

Verifique a posição do espelho retrovisor para que possa observar os veículos que estão atrás.

Certifique-se de que o capacete está bem afivelado.

Quando transitar com passageiro, procure aumentar a calibragem do pneu.

No espaço público, você nunca está sozinho, portanto veja e seja visto (mantenha o farol aceso em luz baixa mesmo durante o dia e dê preferência por roupas coloridas).

Mantenha-se numa posição visível no espelho retrovisor do veículo que está a sua frente. A motocicleta no centro da via, ocupando o espaço de um carro, um pouco mais à esquerda, de forma que possa ver o retrovisor externo do carro que segue em frente.

Mantenha uma distância segura lateral e frontal dos demais veículos, principalmente em descidas e pista molhada.

Jamais ultrapasse pela direita, em curvas, em ponto cego (do outro veículo) ou em faixa dupla. Não esqueça de utilizar a sinalização quando for ultrapassar.

Velocidade não é sinônimo de liberdade. Supere os contratempos e ande devagar.



Leia e releia essas dicas, grave na memória e habitue-se a colocá-las em prática, pois a medida em que os cidadãos tiverem mais consciência no trânsito, a sua segurança irá aumentar! 


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