Emancipação de Guabiruba - Revista CARTUM GASPAR nº 08.


A criação do município ocorreu a partir da Resolução nº 238, de 28 de abril de 1962, aprovada pela Câmara Municipal de Brusque, com o voto minerva do seu presidente, João Batista Martins. A resolução foi encaminhada para Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Raul Schaefer. 

Os termos da resolução foram ratificados pela Assembleia Legislativa, mediante a promulgação da Lei n° 821, de 7 de maio de 1962. A instalação oficial foi realizada em sessão solene no dia 10 de junho de 1962, sendo que Henrique Dirschnabel tomou posse como prefeito até 30 de janeiro de 1963

 

 Para conhecer a lista de todos os prefeitos que já governaram Guabiruba , ACESSE AQUI !!!



Um mesmo projeto criou os municípios de Guabiruba e Botuverá, na mesma data, desmembrados do território de Brusque. Aurinho Silveira de Souza, assessor da Câmara de Vereadores de Brusque (na década de 1960), afirma que o município de Guabiruba foi criado em atenção às aspirações de Carlos Boss. E surgiu após a derrota dele como candidato a prefeito de Brusque. 

O industrial e comerciante Henrique Dirschnabel foi escolhido por unanimidade para governar o novo município. Foi sucedido por Carlos Boss, o primeiro prefeito eleito, em 1963. As casas em enxaimel com características germânicas, ainda numerosas, decoram a paisagem guabirubense destacando a presença da colonização europeia.



Guabiruba possui uma área de 175.591 km², 

e uma população de 24.922 habitantes (estimativa 2021).

SAIBA MAIS sobre o município de Guabiruba, ACESSANDO AQUI !!


Origem do nome: 

Guabiruba vem do nome do rio que corta a cidade. Existem duas teorias para a origem deste nome: a do indígena, erguendo um peixe à beira do rio, o qual gritou "guabirupé", que é o nome dado a este tipo de peixe. A outra teoria é que o nome deriva de um fruto muito encontrado nas matas do território onde hoje é a cidade, cujo nome é gabiroba.


Hino de Guabiruba: 

O Hino de Guabiruba, foi oficializado pela Lei Nº 11, de 16 de maio de 1969, durante a administração do prefeito Vadislau Schmitt, sendo o autor da letra e da melodia o Maestro José Nilo Valle.

 

Hino de Guabiruba
(Música e letra José Nilo Valle)

Nossas vozes entoam melodias                            
Traduzindo carinho, exaltação
Salve rico, garboso município
Monumento da nossa imigração

 (Refrão)

Guabiruba, Guabiruba,
O teu nome é doce e lindo
Dá-nos um prazer infindo
Ser teus filhos, Guabiruba 

 

Quem vive no teu seio, mas não sente
O verdadeiro amor que tu expeles
A todos teus amigos, tua gente
É cruel, filho ingrato, é um reles

(Refrão)

Guabiruba, Guabiruba,
O teu nome é doce e lindo
Dá-nos um prazer infindo
Ser teus filhos, Guabiruba

 

Guabiruba, nasceste para a glória
Seguirás na vanguarda sem temores
Sempre em busca de novos ideais
És celeiro de nossos esplendores

(Refrão)

Guabiruba, Guabiruba,
O teu nome é doce e lindo
Dá-nos um prazer infindo
Ser teus filhos, Guabiruba


Confira o áudio  do Hino de GuabirubaACESSANDO AQUI !!






Guabiruba se torma coirmã de Karlsdorf-Neuthard em 2010

 Desde 2010 Guabiruba é oficialmente cidade coirmã de Karlsdorf-Neuthard, na Alemanha, conforme a Lei Nº 1217/2010 assinada pelo então prefeito Orides Kormann. O certificado de parceria foi assinado por ele e por Sven Weigt, prefeito da cidade alemã, quando se comemorou os 150 anos da imigração de Baden a Santa Catarina.

 Esse reconhecimento de ambas as cidades como coirmãs se dá em função da colonização de Guabiruba, que é predominantemente vinda de Baden, estado alemão em que está localizada Karlsdorf-Neuthard, de onde saiu a maioria dos imigrantes no século 19. Tanto que as duas cidades têm vários sobrenomes em comum.

 A iniciativa foi pioneira na região e teve como principal incentivadora a Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC) que tem em Karlsdorf-Neuthard sua equivalente, a Badisch-Südbrasilianische Gessellschaft (BSG), duas entidades que têm trabalhado muito desde 2007 pela união entre as duas cidades.

 O objetivo da parceria é estreitar os laços sociais e culturais entre os dois municípios preservando a herança deixada pelos colonizadores e fundadores da cidade de Guabiruba. A partir da lei, estão autorizados convênios de cooperação e o intercâmbio nas mais diferentes áreas, especialmente as de caráter social, educacional, cultural, turístico, esportivo, ambiental, econômico e de ordem técnico-profissional.

 Anualmente, estudantes das duas cidades realizam intercâmbios e compartilham experiências e saberes. Entre governos, empresas e universidades, as trocas também têm sido constantes. Vários projetos já foram ou estão sendo desenvolvidos em conjunto.

 Um deles é o Parcerias Municipais para o Clima, fomentado por três agências governamentais da Alemanha: Engagement Global, Servicestelle (Centro de Serviços para os Municípios em Um Só Mundo) e Landesarbeitsgemeinschaft (Agenda 21). As duas últimas são financiadas pelo Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.

 O programa consiste em parcerias entre 70 cidades alemãs com outras 70 de algum país do hemisfério sul. Como Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard são cidades coirmãs, o trabalho em conjunto dentro desse programa foi uma decisão natural.

 Outro programa são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, organizado pela ONU e dentro do qual os dois municípios também atuam em parceria. As ações conjuntas a médio e longo prazo objetivam mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

 Fonte: https://www.guabiruba.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/15252 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das PALAVRAS CRUZADAS da Revista CARTUM INTERATIVA nº 179.

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.