Já são 22 velinhas no bolo de aniversário da Revista CARTUM!
Vinte e duas translações terrestres divulgando cultura e incentivando o saudável hábito de leitura em todas as idades, e contando... (enquanto o Nosso Bom Deus assim permitir).
Quem acompanhou as primeiras revistinhas Cartum que saíram, a partir do inverno de 2001, com certeza jamais cogitou que hoje, no ano de 2023, estaria lendo no celular um texto sobre os vinte e dois anos de publicação ininterrupta desta divertida manifestação literária.
É algo incomum alguém em sã consciência dedicar 22 anos de sua vida para escrever, desenhar, editar, publicar e distribuir gratuitamente milhares de revistas em quadrinhos, todos os meses, faça chuva ou faça sol, sob as circunstâncias que forem, no sentido de estimular o aumento do número de leitores praticantes, na cidade de Brusque e região.
Também é algo incomum uma cidade acolher e apoiar um projeto cultural durante todo este período, fornecendo o patrocínio necessário para que a revista seguisse em frente, mês após mês, ano após ano.
Isto é poesia pura!
Só que em quadrinhos.
Cabe a gente alimentar o nosso sonho com dedicação e persistência, turbinar com muita esperança, estudo, confiança, preparo e foco. Tendo sempre uma boa conduta e boas intenções, com certeza este projeto estará abençoado e muitas coincidências provarão que vale a pena acreditar e ter fé.
Muita gente pergunta qual é o segredo pra permanecer tanto tempo com um projeto em atividade visto que muitos esmorecem já nos primeiros anos?
Pois o segredo é desejar o bem sem olhar a quem. Desejar o sucesso absoluto a todo aquele que inicia alguma trajetória, seja ela qual for. E que este desejo seja do fundo do coração, e sem querer nada em troca. Incondicionalmente. Não existe ninguém a quem eu não deseje muita luz, evolução e boas oportunidades em seu caminho. Tem também mais uma coisa que vou dizer no final.
Eu acredito que a revista Cartum foi tão longe porque eu desejo sinceramente o sucesso alheio, e recomendo para que você que está aqui lendo essas palavras, numa hora dessas, passe a desejar também. Eu te garanto que querer o bem vale muito a pena!!
Muito sucesso para você, amigo leitor, que a sua caminhada seja sempre frutífera e prazerosa, mesmo que surjam percalços. Confie sempre no Criador Universal, pois ele lhe dará toda a intuição necessária.
Além de desejar o bem, acredito que o segredo do sucesso seja alimentar a gratidão. Ter gratidão não é simplesmente pronunciar a palavra "Obrigado", isso qualquer um faz. Mas é passar o tempo e ainda reconhecer quem lhe estendeu a mão ao longo da vida, quem apoiou seus projetos e acreditou em você em algum momento. E lembrar disso como algo sagrado, tendo a consciência da raridade que é as pessoas se ajudarem mutuamente, em um mundo cada vez mais egoísta, competitivo e interesseiro.
Então expresso aqui minha mais profunda GRATIDÃO ao Nosso Bom Deus, que Foi Quem possibilitou que eu pudesse cruzar o caminho de pessoas fundamentais, que fizeram este grande sonho se tornar realidade: os anunciantes, assinantes, apoiadores de projetos culturais, leitores e curtidores de redes sociais.
Quem estende a mão e apoia um projeto cultural, como a Revista CARTUM, está autorizando que este projeto exista no planeta e assim, siga produzindo e manifestando sua linguagem para interferir de alguma maneira na nossa sociedade e contribuir culturalmente.
Estamos aqui para dar o nosso melhor. MUITO OBRIGADO A TODOS!!
Tem gente que me diz: "Ah... mas tu só faz revistinha?" - como se fosse moleza. Mas tem o seu esforço.
Imagina só ter que criar todos os meses revistas inteiras, com conteúdo atraente, original, e escrever novas mensagens e novas piadas que nunca foram lidas antes. E que não sejam fracas ou superficiais, pois o público leitor é exigente.
Agora acrescenta a rotina de desenhar cada ilustração, cada página, cada história. Sendo que uma página com o seu texto já escrito consome cerca de 4 a 6 horas da minha vida, rabiscando incansavelmente o seu rascunho, seguido do desenho e de sua arte-final.
O diagramador scanneia e colore cada uma das páginas, com cores salteadas, que não se tornem repetitivas, nem que destoe no cenário. Preenche cada espaçozinho existente. Depois monta as publicidades caprichosamente e diagrama todas as páginas para que fique a melhor distribuição possível.
Então faltou um detalhe, o recurso financeiro que vai possibilitar a existência desta revista. Então lá vamos nós buscar cerca de 60 patrocinadores mensalmente, mesmo em momentos de dificuldade, doença ou em épocas de crise, que vão possibilitar a transmutação física desta nova ideia, e um feijãozinho na nossa panela.
Ainda tem a última etapa: levamos intensos 3 dias para envelopar e distribuir a tiragem de 2800 exemplares em mais de 100 lugares e ainda entregar envelopes para cerca de 150 assinantes, fazendo isso em 2 veículos todos os meses.
Lembrando que o assinante ainda recebe uma revista simultânea inédita todos os meses. Que pode ser uma Cartilha CARTUM, Cartum Gaspar ou Leitor Vip Interativa. Cada uma delas com um sistema produtivo diferente, e igualmente trabalhoso.Isso há 22 anos, entra mês e sai mês. Por isso que somos tão agradecidos a quem torce pelo sucesso do nosso trabalho.
Da nossa parte unicamente desejamos muito sucesso, saúde e resiliência a todos. Mas, principalmente, aos que desejam o bem, não importa a quem. E que o Nosso Bom Deus abençoe e proteja o nosso país e o nosso planeta!!
Comentários
Postar um comentário