Brincadeiras Tradicionais: Jogo de Taco - Revista CARTUM INTERATIVA nº 164
Taco, ou Bets (como é conhecido no Paraná), é um esporte de rua que pratiquei muito nos anos 1980, em Brusque, quando raramente passava um carro na nossa rua e, às vezes, dava pra jogar uma partida inteira sem sermos interrompidos por algum veículo. O pessoal da vizinhança já estava acostumado e até desviava os pneus dos seus carros das nossas casinhas.
Material:
1 bolinha de tênis ou frescobol;
2 tacos (de baseball ou qualquer sarrafo que seja parecido);
2 casinhas (feitas com 3 pequenos galhos de árvore apoiados como uma pirâmide, sendo que as duas devem ser iguais. Também podem ser usadas latas de refri ou garrafas plásticas vazias).
Regras
O jogo de taco é disputado entre duas duplas. Uma dupla que fica em posse dos tacos (que por definição será chamada Ataque) e a outra dupla que fica em posse da bola (que por definição será chamada Defesa).
- A quadra:
São riscados no chão 2 círculos com um raio de aproximadamente 20 centímetros. Os círculos devem ficar separados por uma distância que varie entre 25 e 30 metros.
Estes círculos são a base do Ataque. Dentro do círculo é colocada a Casinha (feita com uma lata de refrigerante ou material que ocupe um espaço similar).
- O jogo:
Um integrante da Defesa arremessa a bola em direção a Casinha do lado oposto com o objetivo de derrubá-la. O arremesso deve ser feito atrás da linha imaginária da base.
O objetivo do Ataque é impedir que a casinha seja derrubada pela Defesa, rebatendo a bola arremessada.
O objetivo do Ataque é impedir que a casinha seja derrubada pela Defesa, rebatendo a bola arremessada.
Situações onde a casinha pode ser derrubada:
- O integrante da Defesa acerta a Casinha ao fazer o seu arremesso.
- A base está "desprotegida", isto é, algum integrante do Ataque não está com o seu taco tocando a área determinada pelo círculo da base.
- O pé ou qualquer outra parte do corpo de algum integrante do Ataque está invadindo a área determinada pelo círculo da base.
- Algum integrante do Ataque derruba a casinha por acidente, com o taco ou alguma parte de seu corpo.
Uma outra situação onde a dupla de Defesa pode passar a posição de Ataque é quando a bola toca alguma parte do corpo de um dos integrantes do Ataque enquanto o seu taco não está posicionado dentro da base (situação denominada Queimada).Neste caso, a dupla de defesa não marca nenhum ponto.
Além disso, a dupla de Ataque perde a sua posição quando acumula 3 rebatidas para trás, cruzando a linha imaginária da base.
Pontuação:
O Ataque pontua quando a bola arremessada pela Defesa é rebatida e os seus integrantes correm na direção da base oposta, invertendo a sua posição. Para marcar 1 ponto, os tacos de cada integrante devem se tocar no momento que eles se cruzarem durante a corrida. Caso os tacos não se toquem, o ponto não é marcado.
A Defesa pontua quando derruba a casinha ou quando uma rebatida do Ataque vai para trás.
O jogo acaba quando uma das duplas totalizar 10 pontos.
Vitória Súbita:
Caso a Defesa consiga pegar uma rebatida do Ataque no ar, sem que a bola tenha tocado o chão, o jogo acaba e a vitória independente de sua pontuação é dada para a dupla da Defesa.
Aproximação:
Caso um jogador da Defesa faça seu lançamento e consiga pegar a rebatida em um ponto mais próximo da base para a qual lançou, o mesmo poderá se dirigir até o centro do campo (em uma linha reta do ponto onde tocou na bola) e efetuar o próximo lançamento deste local.
VIDEO
Assista a um video (pouco mais de 2 minutos), para compreender melhor este jogo, ACESSANDO AQUI !!
Comentários
Postar um comentário