BRUSQUE ONTEM "Era do Rádio" - Revista CARTUM INTERATIVA nº 158.

 Pequisa: Carlos Eduardo Michel



A Primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. Nesse dia foi veiculado um discurso do presidente Epitácio Pessoa. Um ano depois, é fundada a primeira emissora, no Rio de Janeiro: a Rádio Sociedade. Nos anos 1920, a rádio tinha função apenas educativa; a música que tocava era erudita, e os programas abordavam palestras e assuntos acadêmicos. A partir de 1932, acontece uma reviravolta no mercado do rádio: o presidente Getúlio Vargas permite a publicidade no meio de comunicação, fazendo que o rádio se torne um negócio lucrativo. Desse modo, novas rádios são fundadas por todo o Brasil. Em 1932 é fundada a primeira emissora catarinense: a Rádio Cultura de Blumenau. Brusque vai ter sua emissora inaugurada apenas em 1946, isso não significa que os brusquenses não ouviam rádio. Muitos sintonizavam as ondas curtas das rádios de Blumenau, do RJ, SP e até mesmo de Buenos Aires, entre outras cidades. Durante a noite, quando as ondas dessas rádios mais distantes propagavam com mais facilidade, os trabalhadores se reuniam com a família em casa para ouvir rádio.



A inauguração da Rádio Araguaia em Brusque provocou uma revolução nos meios de comunicação da cidade, a ZYT-20 (como ficou conhecida no início), ao longo de sua história transmitiu programas musicais, como o "Alma Gaúcha" e o "Música Alemã". No "Oferecimentos Musicais", os ouvintes homenageavam a seus amigos, oferecendo-lhes músicas. Além de programas jornalísticos, transmissões de eventos, jogos de futebol, radionovelas, etc. Um dos grandes destaques da rádio, em sua "época de ouro" foram os programas de auditório como o "Big Show", que eram produzidos no Cine Real, na sede do Clube Atlético Carlos Renaux ou no auditório da própria rádio, reunindo sempre grande plateia. Neles se apresentavam artistas locais e regionais, amadores e profissionais. Dois personagens merecem destaque na história da Rádio Araguaia: Wilson Santos e Saulo Tavares. O Sr. Wilson foi um dos pioneiros da rádio em Santa Catarina. Ele ajudou a estruturar a rádio e esteve à frente de diversos programas e atrações da emissora. Já Saulo Tavares apresenta um dos programas mais antigos ainda em atividade do rádio brusquense: o Informativo. Desde 1973, as manhãs da rádio transmitem a voz inconfundível desse locutor.

Inicialmente os Brusquenses sintonizavam em rádios de ondas curtas várias rádios de outros estados. Brusque vai ter sua emissora inaugurada apenas em 1946, A inauguração da Rádio Araguaia em Brusque provocou uma revolução nos meios de comunicação da cidade. Era a ZYT-20 (como ficou conhecida nos primeiros anos)




Ao longo de sua história transmitiu programas musicais, como o "Alma Gaúcha" que tocava tangos argentinos e o "Música Alemã", dedicado aos descendentes germânicos da cidade. O "Oferecimentos Musicais" era um programa onde os ouvintes homenageavam seus amigos com o oferecimento de músicas. Além disto havia programas jornalísticos, transmissão de eventos, jogos de futebol, radionovelas (adquiridas de grandes emissoras e também algumas produzidas na própria rádio); 

Um dos grandes destaques da rádio, em sua "época de ouro" foram os programas de auditório como o "Big Show", que eram produzidos no Cine Real, na sede do Clube Atlético Carlos Renaux ou no auditório que a própria rádio construiu em suas instalações (dependendo da atração). 

Estes programas reuniam sempre uma grande plateia, neles se apresentavam artistas locais e regionais, amadores e profissionais e também, ocasionalmente, grandes nomes artísticos nacionais como Nelson Gonçalves, Mario Zan e Orlando Silva.


Wilson Santos (segurando o microfone para JK)

Dois personagens merecem destaque na história da Rádio Araguaia: Wilson Santos e Saulo Tavares. O Sr. Wilson foi um dos pioneiros da rádio em Santa Catarina, trabalhou nos primórdios da Rádio Clube em Blumenau e trouxe sua experiência para o quadro da Rádio Araguaia a partir de 1947. 

Ele ajudou a estruturar a rádio e esteve a frente de diversos programas e atrações da emissora, além disso cobria os principais eventos da cidade, sua presença, segundo ele era "indefectível".



Já Saulo Tavares apresenta um dos programas mais antigos ainda em atividade do rádio brusquense, o Informativo. Desde 1973 as manhãs da rádio transmitem a voz inconfundível do locutor, sua seleção de clássicos da música sertaneja e serestas intercalado com propagandas, comunicados, notas de falecimento e recados dos ouvintes. 

Atualmente o espaço é utilizado para felicitar os amigos, oferecer músicas, vender produtos, pedir auxílio, entre outros...  entretanto antes da popularização do telefone o programa era um importante meio de comunicação, principalmente entre o interior e o centro da cidade, recados de todos os tipos eram veiculados, como por exemplo comunicação de alta hospitalar, o marido que avisava sua esposa que chegaria atrasado em casa, ou que havia sofrido algum acidente no trabalho, o artesão ou loja que avisava seu cliente que a encomenda ficara pronta, entre tantos outros.

Atualmente Brusque conta com quatro emissoras. A Rádio Araguaia que sempre operou na frequência AM, em 1981 lançou a rádio Araguaia FM com uma programação diferenciada. Em 1998 a Araguaia FM foi vendida e se tornou a Rádio Guararema. Em 1982 acaba a hegemonia da Araguaia com o lançamento da Rádio Cidade e em 1992 é lançada a Diplomata FM.

Hoje o rádio continua sendo um dos meios de comunicação mais instantâneos, próximos e simples, apesar de todo o desenvolvimento das novas tecnologias. Ele é companheiro fiel de muitos e está presente nos mais importantes eventos da cidade.


Saulo Tavares

Pesquisa: Carlos Eduardo Michel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das PALAVRAS CRUZADAS da Revista CARTUM INTERATIVA nº 179.

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.