Regras do Jogo de LUDO CARTUM

Para 2 a 4 participantes.
Existem quatro peões de cada cor (azul - Marinalvaverde - Iolandaamarelo - Tavinhovermelho - Pafúncio)

O tabuleiro tem quatro espaços denominados "casinhas" onde ficam agrupados os peões, cada um ocupando suas respectivas cores.
Existe uma "casa de saída" (indicada por uma flechinha) logo após a parte final, como o peão não pode retroceder, é necessário que todos deem a volta completa.

O objetivo do jogo é ser o primeiro que, partindo da casa de origem, chega com quatro peões à casa final. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro antes dos adversários.
Para o jogo não se estender tanto, pode haver um acordo entre os participantes de colocar somente 3 ou 2 peões por jogador.

REGRAS:
Cada jogador por sua vez lança um dado e faz avançar um dos seus peões em jogo o número de casas indicado. 

O seis permite colocar em jogo um peão que esteja na casinha ou fazer avançar um peão seis casas, e ainda fazer um novo lançamento do dado. 

O número um também permite que o jogador tire um peão da casinha, mas é só o seis que permite o jogador a lançar o dado novamente.
Quando o jogador entra com um peão na reta final (as 5 casinhas coloridas), poderá completar o percurso somente se tirar o número de casas exato da casinha final. Caso tire um número maior, o jogador entra e retrocede o número das casas que sobraram.

Caso um peão venha a ocupar uma casa ocupada por um peão de outro jogador, o peão original regressará à casa inicial, é o chamado "comer" (principalmente no Brasil). É proibido "comer" o adversário que está na casa de saída ou nas casas “protegidas” com uma “revista CARTUM”.

Regra Opcional

Quando 2 peões da mesma cor param na mesma casa, existem versões do LUDO que formam uma torre, com regras específicas. No Ludo CARTUM, não acontece nada.

Uma boa diversão a todos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das PALAVRAS CRUZADAS da Revista CARTUM INTERATIVA nº 179.

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.