Regras do Jogo de LUDO CARTUM
Para 2 a 4 participantes.
Existem quatro peões de cada cor (azul - Marinalva, verde - Iolanda, amarelo - Tavinho e vermelho - Pafúncio)
O tabuleiro tem quatro espaços denominados "casinhas" onde ficam agrupados os peões, cada um ocupando suas respectivas cores.
Existe uma "casa de saída" (indicada por uma flechinha) logo após a parte final, como o peão não pode retroceder, é necessário que todos deem a volta completa.
O objetivo do jogo é ser o primeiro que, partindo da casa de origem, chega com quatro peões à casa final. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro antes dos adversários.
Para o jogo não se estender tanto, pode haver um acordo entre os participantes de colocar somente 3 ou 2 peões por jogador.
REGRAS:
Cada jogador por sua vez lança um dado e faz avançar um dos seus peões em jogo o número de casas indicado.
O seis permite colocar em jogo um peão que esteja na casinha ou fazer avançar um peão seis casas, e ainda fazer um novo lançamento do dado.
O número um também permite que o jogador tire um peão da casinha, mas é só o seis que permite o jogador a lançar o dado novamente.
Quando o jogador entra com um peão na reta final (as 5 casinhas coloridas), poderá completar o percurso somente se tirar o número de casas exato da casinha final. Caso tire um número maior, o jogador entra e retrocede o número das casas que sobraram.
Caso um peão venha a ocupar uma casa ocupada por um peão de outro jogador, o peão original regressará à casa inicial, é o chamado "comer" (principalmente no Brasil). É proibido "comer" o adversário que está na casa de saída ou nas casas “protegidas” com uma “revista CARTUM”.
Regra Opcional
Quando 2 peões da mesma cor param na mesma casa, existem versões do LUDO que formam uma torre, com regras específicas. No Ludo CARTUM, não acontece nada.
Uma boa diversão a todos!!
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