Catar 2022 - Revista CARTUM COPA DO CATAR 2022.

 


NOW IS ALL!!

Coincidentemente, a Copa do Mundo FIFA de 2022 será a vigésima segunda edição deste torneio. Pela primeira vez a competição será realizada no Oriente Médio. 




Também pela primeira vez a copa não será realizada nos tradicionais meses de junho e julho, devido às altas temperaturas desta época do ano, no Catar. O pontapé inicial será em 20 de novembro e a grande final será em 18 de dezembro.

Pela última vez o certame será disputado por 32 equipes, divididas em 8 grupos de quatro times. A próxima Copa do Mundo, em 2026, a qual será sediada no Canadá, Estados Unidos e México, passará a ter 48 equipes, distribuídas em 16 grupos de três seleções.





Confira outras informações interessantes sobre a XXII Copa do Mundo, de 2022 no Catar:

NOVAS REGRAS

As seleções poderão convocar 26 jogadores para a disputa do torneio (até 2018, cada time podia chamar apenas 23 atletas).

O número de substituições foi ampliado para cinco mudanças no tempo normal, mais uma na prorrogação (até 2018 somente eram permitidas 3 substituições em cada partida).

Também aumentou o número de jogadores que podem ficar no banco de reservas em cada partida, de 12 para 15 atletas – possibilitando, assim, que todos os 26 convocados de cada seleção estejam disponíveis nos jogos.



DESLOCAMENTOS

Os oito estádios estão localizados em um raio de cerca de 50 km da capital do país, Doha. A maior distância entre as sedes será de aproximadamente 75km, enquanto a menor, de apenas 5km. 

Graças ao pequeno território do país, praticamente todas as viagens entre os estádios da competição poderão ser feitas de metrô, que terá o 'passe diário' custando apenas 1 euro.


NOVOS HORÁRIOS

A 'compactação' das sedes é vista com bons olhos pela Fifa. A ideia da entidade é que os torcedores possam ver mais de um jogo por dia e também, por conta disso, mais um horário foi adicionado ao calendário padrão das Copas.

Normalmente, cada dia de Copa tem três horários de jogos na primeira fase. No Qatar, serão quatro partidas por dia até a última rodada da fase de grupos: 7h, 10h, 13h e 16h (horários de Brasília). Vale lembrar que Doha está seis horas à frente do Brasil.



- A flexibilidade adicional é possível sem afetar qualquer aspecto técnico, já que todos os estádios estão localizados dentro de um raio compacto e o clima é perfeito nesta época do ano no Qatar, seja para os jogos do primeiro horário ou do último. Além disso, os horários potencialmente darão aos torcedores a oportunidade de ir a mais de uma partida por dia durante a fase de grupos - afirmou a Fifa em comunicado.

Por conta da adição de mais um horário por dia, a Copa do Mundo de 2022 será mais curta do que o comum. Tradicionalmente, o Mundial tem duração de um mês, mas no Qatar a competição terá 28 dias.

ESTÁDIOS CLIMATIZADOS

Apesar da Copa do Mundo acontecer quando as temperaturas são mais baixas no Qatar, a preocupação do país com o esporte ao longo do ano é grande. Por conta disso, muitos dos estádios do emirado possuem sistema de climatização, com ares condicionados instalados dentro de campo e também nas arquibancadas.


Ao todo, sete dos oito estádios do Mundial contarão com este sistema, que já está em uso há alguns anos no país. No Estádio Internacional Khalifa, em Doha, que recebeu jogos do Mundial de Clubes de 2019, o sistema está instalado. Inaugurado em 1976, o palco passou por reformas que incluíram os aparelhos.

NOVA TECNOLOGIA?

As últimas duas Copas do Mundo - 2014 e 2018 - incorporaram o uso da tecnologia no auxílio à a arbitragem. No Brasil, o dispositivo da linha do gol foi aplicado, avisando ao árbitro em lances duvidosos se a bola havia ou não entrado totalmente. Já na Rússia, foi a vez do VAR fazer sua estreia.

Para 2022, existe a possibilidade de um novo aparato tecnológico estar à disposição nos jogos do Mundial. Em outubro, Arsène Wenger, chefe de desenvolvimento global de futebol da Fifa, afirmou que a entidade estuda implementar uma máquina que assinale impedimentos de maneira automática.

- Precisamos continuar avançando na velocidade da tomada de decisões, principalmente em lances de impedimento. Em 2022, na Copa do Mundo, seremos muito mais capazes de tomar decisões sobre impedimentos mais rápidas. Vai parar menos o jogo, algo de que o VAR pode ser considerado culpado - disse Arsène Wenger.


Uma cena curiosa circula pela internet. As bolas "Al Rihla" usadas na Copa do Mundo precisam ser carregadas na tomada antes das partidas. Isso por conta da alta tecnologia do sensor para agilizar a marcação de impedimentos e uma camada externa que melhora a aerodinâmica.


Nas imagens que circulam na internet, algumas bolas estão ligadas a uma fonte de energia antes dos jogos. O sensor funciona por uma pequena bateria, que pode durar seis horas ligado.

As informações da bola são enviadas para computadores ligados à sala do VAR, onde os árbitros recebem e analisam os dados em tempo real. Quando um impedimento é detectado por esta tecnologia de inteligência artificial, eles recebem um alerta na tela.

O nome da bola significa “A jornada” em árabe. O termo também tem uma ligação com relatos e histórias de viagens, o que na cultura islâmica significa a “busca por conhecimento”. De fato, a Al Rihla incorporou esta ideia e traz ainda mais significados. Sua pintura, por exemplo, foi inspirada na arquitetura e na bandeira do Catar. A ideia é proporcionar uma sensação de velocidade.


MUNDIAL NO FIM E NÃO NO MEIO DO ANO

Pela primeira vez na história das Copas do Mundo o torneio de seleções será realizado entre os meses de novembro e dezembro. Por conta das altas temperaturas que afetam o Qatar durante o meio do ano, quando costumeiramente é disputado o Mundial, a Fifa decidiu pela mudança em 2015.

Localizado em uma região desértica, o clima característico do país do Oriente Médio é muito quente e árido, bastante seco e com pouca umidade. Diferentemente do Brasil, por exemplo, que tem as quatro estações do ano bem definidas, o Qatar possui apenas a maior parte dos meses com altas temperaturas e um período menor com o clima mais ameno.

Entre março e outubro, meses mais quentes do ano no país, o Qatar registra sempre temperaturas acima dos 30°C, inclusive durante as noites e madrugadas. No ápice do calor, é comum fazer entre 40°C e 50°C, com a sensação térmica podendo chegar na casa dos 60ºC, o que tornaria o torneio impraticável.

Por outro lado,  nos meses de novembro e fevereiro, quando o emirado apresenta temperaturas mais baixas, o clima cai drasticamente em comparação com os outros meses. Durante o período da Copa do Mundo, é possível que as condições climáticas oscilem com mínima de 10ºC e máxima de 20°C, clima parecido com o europeu, por exemplo.

Em dezembro de 2019, quando o Flamengo foi ao Qatar para a disputa do Mundial de Clubes, vencido pelo Liverpool, o Rubro-Negro chegou a enfrentar dias mais frios. Em um dos treinos, a equipe de Jorge Jesus teve de trabalhar sob a temperatura de 18°C.




Próximo MUNDIAL, em 2026
A Copa do Mundo de 2026 será realizada na América do Norte e terá, pela primeira vez, três países sediando em conjunto: México, EUA e Canadá.


A Fifa informou quais serão as 16 cidades-sede da Copa do Mundo de 2026. Serão duas no Canadá, três no México e 11 nos Estados Unidos. Será o primeiro Mundial da história a ter 48 seleções participantes. Confira as cidades:

Canadá: Vancouver, Toronto


México: Guadalajara, Monterrey, Cidade do México


Estados Unidos: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami, Nova York



Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai relançam candidatura em conjunto por Copa do Mundo de 2030.


Portugal e Espanha devem formar outro bloco que se credencia a receber o Mundial daqui a oito anos. Há rumores de que a Ucrânia pode vir a participar deste bloco.


E para acompanhar as emoções de mais esta Copa do Mundo FIFA chegou a Revista CARTUM - Copa do CATAR 2022!!


Confira as suas atrações:

* Apresentação das sedes, bola e mascote do evento;

* História em quadrinhos sobre a Copa do Mundo;

História em quadrinhos sobre o Álbum de Figurinhas;

* Tabela completa com todos os jogos;


* Lista com todos os campeões mundiais, vices, 3º e 4º lugares;

* Curiosidades sobre as Copas do Mundo anteriores;

* QR Codes com informações e estatísticas: Como foi a primeira Copa do Mundo; Maiores artilheiros das copas; maiores goleadas registradas; As duas taças; Todas as mascotes das Copas.


Agora com a Revista Cartum da Copa do Catar em mãos, só nos resta estourar a pipoca e torcer muito pela nossa seleção!! 

A todos uma excelente leitura!!

Agora é Tudo!!


SOBRE O CATAR:

CATAR...
O Catar é um país peninsular árabe cuja paisagem abrange um deserto árido e um longo litoral no Golfo Pérsico (Árabe) repleto de praias e dunas. Também na costa, fica a capital Doha, conhecida pelos arranha-céus futuristas e pela arquitetura ultramoderna inspirada no antigo design islâmico, com exemplos como o Museu de Arte Islâmica, feito de calcário e localizado no calçadão à beira-mar da cidade, chamado de Corniche.
Confira Algumas curiosidades sobre o país sede da Copa 2022...
1- O árabe é o idioma oficial do Catar, mas o inglês é falado pela maioria da população.
2- O islamismo é a principal religião do Catar. Mas, como o país conta com muitos imigrantes, há outras religiões, tais como hinduísmo, budismo e cristianismo.
3- O país é considerado um emirado, ou seja, o Catar é administrado por um membro da classe dominante — no caso, um emir.
4- O fuso horário do Catar é de seis horas a mais em relação ao horário de Brasília.
5- O Catar é o terceiro país com o maior número de imigrantes do mundo. Cerca de 80% da população é de outros países, especialmente da Índia, do Paquistão e de Bangladesh.
6- Os imigrantes do Catar chegaram ao país a partir dos anos 1970 e ajudaram a construir um dos países mais ricos do mundo.
7- Outra curiosidade da economia do Catar é que, antes começar a exportar petróleo e gás natural na década de 40, o país se baseava no comércio de pérolas e de pesca.
8- O Catar é considerado o país com maior renda per capita do mundo. Quase não são cobrados impostos.
9- O país possui alto índice de desenvolvimento humano e qualidade de vida.
10- O Catar é pequeno, uma vez que conta com apenas 11.610 km². O país é um pouco menor do que a Jamaica, por exemplo.
11- Com apenas 2,9 milhões de habitantes, o Catar tem população equivalente a Salvador.
12- Uma das curiosidades sobre o Catar é que a água para consumo vem do mar. Mas, para isso, essa água tem que passar pelo método de dessalinização (separação do sal da água).
13- O Catar é um dos países mais planos do mundo. A maior elevação é de quase 30 m.
14- O país quase não possui florestas, mas tem manguezais.
15- No verão, a temperatura do Catar chega a 50 °C. Justamente por esse motivo, a Copa do Mundo 2022 ocorrerá em novembro, uma vez que nesse mês a temperatura é mais amena.
16- O país conta com um extenso litoral, com mais de 500 km. Entre as praias mais famosas do Catar, estão:
◦ Banana Island, na costa da capital Doha;
◦ Al Thakhira, a 60 km de Doha;
◦ Fuwayriţ, no norte do Catar, a 100 km de Doha;
◦ Zekreet, a 100 km de Doha.
17- A capital do Catar, Doha, conta com mais da metade da população do país.
18- Doha é uma das cidades do país que mais cresceram nos últimos 30 anos. Os arranha-céus têm arquitetura mais arredondada.
19- Um dos principais cartões-postais do Catar e de Doha é o Burj Doha, também conhecido como Doha Tower. O prédio tem 238 m, o que equivale a 46 andares.
20- Outro ponto turístico de Doha é a avenida à beira-mar chamada Corniche, que tem mais de 6 km de extensão. No Corniche do Catar, as pessoas fazem caminhadas, esportes e passeios de barco.
21- O mercado Souq Wagif, localizado em Doha, é muito visitado por turistas pela sua arquitetura e por contar com lojas de antiguidades e especiarias.
22- O Villaggio Mall, em Doha, é um shopping cuja arquitetura se inspira na cidade de Veneza, na Itália, que é construída em cima da água
23- Al Rayyan, segunda cidade mais populosa do Catar, é um centro histórico que tem várias lojas procuradas por turistas.
24- Al Zubarah, fundada no século XVIII, é uma das cidades do Catar famosas pelo comércio de pérolas. Al Zubarah é patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) desde 2013.
25- A cidade de Khawr Al Udayd, também conhecida como Mar Interior, é famosa por ser um dos únicos lugares no mundo onde o mar invade o deserto.
26- A ilha artificial The Pearl (“A Pérola”) localiza-se na costa de West Bay. The Pearl, no Catar, foi projetada no antigo local onde mergulhadores procuravam por pérolas.
27- Al Khor é uma cidade do Catar conhecida por ter sido um famoso centro de mercado de pérolas.
28- Outro ponto turístico famoso do Catar é o Inland Sea, em Khor Al Adaid. O local é uma reserva de água na qual o mar invade o deserto.
29- A Ilha Bin Ghannam, também lembrada como Purple Island (Ilha Roxa), situa-se no nordeste e é outro cartão-postal do Catar.
30- Umas das principais curiosidades do Catar é que a forma de dar boas-vindas aos turistas é oferecendo café árabe e doces.
31- A culinária do Catar é famosa pela rica mistura de especiarias. Muitos pratos levam açafrão e cardamomo, por exemplo.
Os principais pratos da culinária do Catar são:
◦ Warak Enab — folhas de videira recheadas com algum tipo de carne;
◦ Saloona — típico ensopado árabe;
◦ Majboos — arroz misturado a alguma carne;
◦ Madrouba — mingau de arroz;
◦ Luqaimat — bolinho doce macio por dentro e crocante por fora;
◦ Kunafa — sobremesa tradicional do Catar feita à base de uma massa fina e servida com queijo.
32- A Mesquita Imam Muhammad Ibn Abd Al Wahhab, também conhecida como Mesquita Nacional do Catar, possui uma das arquiteturas mais impressionantes do mundo árabe.
33- O Museu de Arte Islâmica do Catar foi inaugurado em 2008 e localiza-se em uma ilha artificial. Possui o maior acervo de arte islâmica do mundo.
34- Considerado um dos principais representantes da arquitetura islâmica clássica, o Museu de Arte Islâmica do Catar foi projetado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, que também desenhou a pirâmide do Museu do Louvre, em Paris, França.
35- O Museu Nacional do Catar e os Museus Msheireb são outros pontos turísticos da cultura do Catar.
36- Outra curiosidade do Catar é que o Corpo de Bombeiros e o Museu Árabe de Arte Moderna Mathaf, em Doha, são representantes da arte moderna contemporânea.
37- Inaugurado em 2010, o Katara Cultural, situado em Doha, é um dos pontos turísticos mais famosos do Catar. O espaço abrange diversas apresentações culturais de todo o mundo.
38- O festival anual de cinema Ajyal, na Katara Cultural Village, em Doha, é um evento que sempre ocorre em novembro no Catar.
39- Com dunas gigantes que chegam a 40 m de altura, o Catar oferece várias opções de passeios no deserto que podem ser feitos de carro.
40- O Catar é sede do maior canal de TV do Oriente Médio, a rede de TV Aljazeera, que é o maior porta-voz do mundo árabe.
41- No Catar não é permitido beber álcool na rua. A população somente pode beber em locais particulares, como hotéis e bares.
42- A poligamia, prática que consiste em um homem casar-se com mais de uma mulher, é permitida no Catar.
43- As demonstrações de afeto entre pessoas do mesmo sexo não são bem-vistas no Catar.
44- O antílope órix-da-arábia é considerado o animal nacional do Catar.
45- O Ramadã é uma celebração sagrada em todo o Catar e considerado feriado nacional. O Ramadã conta com três dias de festas.
46- O Catar também é conhecido pela falcoaria, que é a tradição de manter e treinar falcões para caça. Entretanto, a prática já não ocorre mais com tanta frequência no país.
47- As corridas de camelo são consideradas uma das práticas esportivas mais famosas do Catar. As principais competições de corrida de camelo ocorrem em março e abril.
48- As praias do Catar são procuradas para a prática de esportes aquáticos, tais como mergulho, kitesurf, esqui aquático e remo.

49- O futebol não é muito tradicional no país. O Catar participará da Copa do Mundo 2022 por ser país-sede.


Fonte: 

https://www.fifa.com/fifaplus/en/tournaments/mens/worldcup/qatar2022

https://www.lance.com.br/futebol-internacional/falta-ano-entenda-os-motivos-que-fazem-a-copa-do-mundo-de-2022-no-qatar-ser-unica-na-historia.html 

https://www.futeboleiro.com/copa-do-mundo-2022/

https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2022/06/16/fifa-anuncia-cidades-que-receberao-jogos-da-copa-do-mundo-de-2026.ghtml

https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2022/06/16/argentina-chile-paraguai-e-uruguai-relancam-candidatura-por-copa-do-mundo-de-2030.ghtml

https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2022/11/30/foto-de-bolas-da-copa-do-mundo-sendo-carregadas-na-tomada-antes-dos-jogos-viraliza-veja-imagens.ghtml


EXPEDIENTE:

Textos e Desenhos: Aldo Maes dos Anjos.

Cores e Diagramação: Igor Hames dos Anjos.

Tiragem: 2500 Exemplares.

Impressão: Gráfica Mercúrio.

Contato: 47 9 9956 4787.


Nenhum material contido nesta revista foi baseado em algo ou alguém.   


Qualquer semelhança terá sido mera coincidência.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das PALAVRAS CRUZADAS da Revista CARTUM INTERATIVA nº 179.

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.