O Esqueleto Humano - Revista CARTUM INTERATIVA nº 155
Quantos ossos o esqueleto humano possui?
Uma pessoa adulta possui um esqueleto formado por 206 ossos. Uma criança apresenta cerca de 70 ossos a mais que uma pessoa adulta. Isso acontece porque, durante o desenvolvimento de uma pessoa, alguns ossos fundem-se, tornando-se apenas um. Sendo assim, é importante deixar claro que nenhum osso desaparece.
Os 206 ossos de um adulto estão distribuídos da seguinte forma: 64 ossos nos membros superiores (incluindo a cintura escapular), 62 ossos nos membros inferiores (incluindo a cintura pélvica), 28 ossos no crânio, 26 ossos na coluna, 24 costelas, 1 osso hioide e 1 esterno.
Nomes de ossos do esqueleto humano
Veja a seguir uma figura que mostra o nome de alguns dos principais ossos do esqueleto humano:
Funções
Veja a seguir as principais funções desempenhadas pelo esqueleto:
garante a sustentação do nosso corpo;
garante a movimentação juntamente com os músculos;
é um local para a inserção dos músculos;
protege os órgãos internos, formando verdadeiras caixas de proteção (as costelas, por exemplo, protegem o coração e o pulmão);
constitui verdadeiros depósitos de sais minerais, principalmente cálcio e fósforo;
produz células sanguíneas. Dentro de alguns ossos, é possível observar a medula óssea vermelha, a qual é o local de produção de células do sangue.
Leia também: Importância do cálcio
Divisão do esqueleto humano
O esqueleto humano pode ser dividido em duas porções: o esqueleto axial e o apendicular.
→ Esqueleto axial
O esqueleto axial é formado pelo:
Crânio: apresenta os chamados ossos faciais e cranianos, os quais estão unidos, com exceção da mandíbula, por articulações imóveis. O crânio apresenta papel primordial na proteção do encéfalo.
Osso hioide: é um osso sem articulação que fica localizado entre a mandíbula e a laringe, na região do pescoço.
Vértebras: são os ossos que formam a coluna vertebral, a qual está relacionada com a proteção da medula espinhal.
Costelas: são ossos encontrados em doze pares e possuem forma de arcos.
Esterno: osso achatado localizado na parte anterior do tórax.
→ Esqueleto apendicular
O esqueleto apendicular é formado pelos:
Membros superiores: são formados pelo úmero (braço), ulna e rádio (antebraço), carpos (punho), metacarpos (palma da mão) e falanges (dedos).
Membros inferiores: são formados pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (perna), patela (joelho), tarsos, metatarsos e falanges (dedos).
Cintura escapular: é formada pela clavícula e a escápula.
Cintura pélvica: é formada pelos ossos do quadril ou ossos pélvicos.
Ossos do crânio
O crânio possui a função de proteger o encéfalo e garantir a mastigação, em razão da presença da mandíbula, entre outras funções. Podemos classificar os ossos que formam o crânio em dois grupos: ossos faciais e cranianos.
Ossos cranianos: reúnem os ossos parietais (dois), temporais (dois), ocipital, frontal, esfenoide, etmoide, ossículos auditivos (seis) e ossos suturais (variam em número). Esses ossos estão ligados uns aos outros por meio de articulações imóveis (suturas).
Ossos faciais: reúnem as maxilas (dois), zigomáticos (dois), nasais (dois), lacrimais (dois), conchas nasais (dois), palatinos (dois), mandíbula e vômer. Esses ossos também estão unidos, como os ossos cranianos, por meio de articulações imóveis. A única exceção nesse caso é a mandíbula, o osso considerado mais forte e longo da face.
Coluna vertebral
A coluna vertebral é uma estrutura formada por vários ossos, denominados de vértebras. Esses ossos estão separados um dos outros pelos discos intervertebrais. A coluna vertebral é fundamental para a nossa sobrevivência, pois protege uma estrutura muito importante do sistema nervoso central: a medula espinhal.
A coluna vertebral é formada por sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares, sacro e cóccix. O sacro é resultado da fusão de cinco vértebras, e o cóccix é resultado da fusão de quatro vértebras. As outras vértebras que formam a coluna continuam separadas durante toda a vida de uma pessoa.
Ossos dos membros superiores
Os membros superiores são formados pela cintura escapular, o braço, o antebraço, o punho e a mão. A cintura escapular é formada pela clavícula e escápula e apresenta como função a união dos membros superiores ao tórax. Formando os braços, antebraços, punhos e mãos, temos:
Úmero: é o maior osso do membro superior e é responsável por formar o braço.
Ulna: é o mais longo osso que forma o antebraço.
Rádio: juntamente com a ulna, o rádio participa da formação do antebraço.
Ossos do carpo: estão localizados em duas fileiras de quatro ossos e são os responsáveis por formar o punho. São ossos do carpo: escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato e uncinado.
Metacarpos: ossos que formam a palma da mão e estão distribuídos em número de cinco.
Falanges: ossos que formam os dedos. São classificadas em falange proximal, média e distal. O polegar possui duas falanges, e os outros dedos da mão possuem três.
Ossos dos membros inferiores
Os membros inferiores são constituídos pela cintura pélvica, coxa, joelho, canela, panturrilha e pé. A cintura pélvica é a responsável por garantir a união dos membros inferiores com o esqueleto axial. Essa cintura é formada pelos ossos pélvicos, também conhecidos como ossos do quadril, os quais originalmente são constituídos por três ossos separados: ílio, ísquio e púbis. Formando a coxa, o joelho, a canela, a panturrilha e o pé, temos:
Fêmur: osso mais longo do corpo humano. É responsável por formar a coxa.
Patela: osso que forma o joelho.
Tíbia: conhecida como osso da canela.
Fíbula: conhecida como osso da panturrilha.
Ossos do tarso: reúnem o tálus, calcâneo, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral. Esses ossos assemelham-se àqueles que formam nossos punhos no membro superior.
Metatarsos: são um grupo formado por cinco ossos.
Falanges: são os ossos que formam os dedos. O hálux (dedão do pé) é formado por duas falanges, e o restante dos dedos dos pés apresentam três.
Comentários
Postar um comentário