TRÂNSITO + SEGURO

MOTORISTAS (parte 2)
(Publicado na Revista CARTUM nº 141)
Seja paciente,
respeite a sinalização. Mantenha distância do veículo da frente.
Tenha sempre os
seguintes equipamentos de segurança no carro: extintor de incêndio (carregado),
triângulo, macaco e um estepe (calibrado).
Sempre que for mudar
de direção ou de pista em uma via, o condutor deve LIGAR O PISCA COM
ANTECEDÊNCIA. Por se tratar de um gesto tão corriqueiro, muitas vezes ele acaba
sendo esquecido.
Ao aproximar-se de um
cruzamento que não seja sinalizado, a preferência é do veículo que vem da
direita.
Salvo sinalização
contrária, o pedestre geralmente tem a preferência. Desta forma o motorista
deve transitar com atenção e respeito, principalmente pelos idosos e
deficientes físicos, com mais dificuldade de locomoção e que demoram mais para
atravessar a via. Não podemos esquecer das crianças, que não têm noção do
perigo e não conhecem os sinais de trânsito. Vale lembrar do ditado: “atrás de
uma bola, sempre vem uma criança.”
Dirija com o corpo
bem apoiado no assento e no encosto do banco, o mais próximo possível de um
ângulo de 90º. Mantenha os calcanhares apoiados no assoalho e evitar apoiar os
pés nos pedais, quando não os estiver usando.
Nunca dirija em estado
de embriaguez, após discussões fortes, com sonolência, assistindo TV ou falando
ao telefone. Seguindo conscientemente todas essas recomendações o risco de um
acidente cai consideravelmente.
Siga corretamente as leis de trânsito, pois elas existem para
aumentar a sua própria segurança.
CICLISTAS
(Publicado na Revista CARTUM nº 142)
Antes de pegar no guidão, coloque a mão na consciência.
O ciclista tem, por obrigação, zelar pela manutenção da sua
bicicleta, principalmente DOS FREIOS.
Não é permitida a circulação de bicicletas pelas calçadas
(se precisar passar pela calçada, é preciso desmontar da bicicleta), sendo que
é responsabilidade dos municípios prover os ciclistas de locais apropriados
para a circulação.
Na inexistência de ciclovia, circule sempre pela direita, em
fila única, junto ao meio-fio e no sentido dos veículos. Estes, devem manter
uma distância lateral mínima de 1,5 m. das bicicletas.
Nunca andar na contramão e nunca agarrar a carroceria de um
veículo em movimento.
Sempre usar equipamentos de segurança como capacete e roupas
claras durante a noite e em dias chuvosos para melhor identificação. Equipar a
bicicleta com faróis, luz branca dianteira e luz vermelha traseira.
Pedale atentamente, treine sua visão periférica e jamais
utilize aparelhos que atrapalhem a sua audição.
Filas de veículos requerem muita atenção com aberturas de
portas repentinas ou travessia de pedestres.
Sempre SINALIZE O QUE VAI FAZER: com a mão esquerda em 90º
quando for virar à esquerda e procedendo igualmente quanto ao lado direito.
Bicicletas também devem obedecer placas, semáforos, faixas de rolamento e
outros sinais de trânsito.
MOTOCICLISTAS (parte
1)
(Publicado na Revista CARTUM nº 144)
Por ser um elemento em extrema vulnerabilidade dentro da via
de trânsito, o motociclista deve ter especial atenção com a sua própria
segurança e do seu passageiro.
Faça checkups periódicos na moto. Verifique as condições dos
freios, pneus (desgaste e calibragem), rodas (amassados e alinhamento),
bateria, faróis, pisca e suspensão. Aahh... não esqueça de verificar se tem
combustível suficiente para o trajeto!
O capacete deve ser do tamanho apropriado ao condutor, ter
viseira ou um óculos de proteção e estar afivelado corretamente. Inclusive para
o passageiro.
Crianças menores de 10 anos NÃO PODEM ser transportadas em
motos. Até 2020 foi permitido que crianças entre 7 e 10 anos pudessem ser transportadas em motos. A partir de 2021, ficará restrita a idade acima de 10 anos a permissão de pegar carona em motos.
Use sempre equipamentos de segurança: jaquetas e calça com
proteção (especialmente nos pontos mais vulneráveis: ombros, costas, cotovelos,
joelhos e quadris), luvas e botas. Vestir de preferência roupas claras e bem
perceptíveis.
A postura mais apropriada para o motociclista é a seguinte:
1) Cabeça na
posição vertical, olhando para frente.
2) Nas
curvas, não inclinar a cabeça junto com o corpo.
3) Ombros e
braços relaxados, cotovelos apontando para baixo.
4) Joelhos
pressionando levemente o tanque de combustível.
5) Pés
paralelos ao solo com o salto do sapato encaixado na pedaleira. A ponta do pé
sobre os pedais do freio e câmbio.
Quem pilota com consciência e cuida bem de si, está zelando
pela segurança dos demais, contribuindo para um trânsito mais seguro.
MOTOCICLISTAS (parte
2)
(Publicado na Revista CARTUM nº 145)
Pilotar motos exige muita responsabilidade e reflexos
precisos. Nada de pilotar em estado de sonolência ou embriaguez. Lembre-se de
munir-se da documentação do veículo e CNH (confira as suas validades).
Verifique a posição do espelho retrovisor para que possa
observar os veículos que estão atrás.
Certifique-se de que o capacete está bem afivelado.
Quando transitar com passageiro, procure aumentar a
calibragem do pneu.
No espaço público, você nunca está sozinho, portanto veja e
seja visto (mantenha o farol aceso em luz baixa mesmo durante o dia e dê
preferência por roupas coloridas).
Mantenha-se numa posição visível no espelho retrovisor do
veículo que está a sua frente. A motocicleta no centro da via, ocupando o
espaço de um carro, um pouco mais à esquerda, de forma que possa ver o
retrovisor externo do carro que segue em frente.
Mantenha uma distância segura lateral e frontal dos demais
veículos, principalmente em descidas e pista molhada.
Jamais ultrapasse pela direita, em curvas, em ponto cego (do
outro veículo) ou em faixa dupla. Não esqueça de utilizar a sinalização quando
for ultrapassar.
Velocidade não é sinônimo de liberdade. Supere os
contratempos e ande devagar.
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