CRÔNICA: "Vida de Empreendedor" - Revista CARTUM INTERATIVA nº 188.



Todos nós, de certa forma somos heróis... cada qual travando sua batalha solitária, muitas vezes anônima e impiedosa. Mas todos nós, enfim, tendo que lidar com alguma situação que só nós mesmos e Deus sabemos.

Mas os empreendedores... ah, pobres empreendedores... esses sim mereciam uma capa, pois os super-poderes já os tem.

Tocar uma empresa parece algo fácil mas, seja no segmento que for, todos os empreendedores merecem o nosso respeito e a nossa gratidão. Em primeiro lugar, pelo seu serviço prestado: afinal de contas, todos nós precisamos dos mais variados comércios. Bateu a vontade de comer um peixe? Vamos na peixaria. Acabaram os meus pregos? Vamos na ferraria. Esqueci do aniversário do afilhado? Corre pra loja de brinquedos. Estourou o cano da pia? Manda mensagem pro encanador. E o que seria de nós sem um farmacêutico que está lá, atras do balcão, só esperando que alguém tenha uma dor de barriga, para aliviar as suas dores. Enfim... abençoados sejam os cidadãos que nos oferecem os seus serviços e comercializam os seus produtos.


Mas tem que ter coragem. 
Os riscos são imensos, e podem ocorrer a qualquer momento, sem aviso prévio. Golpes, furtos, intempéries climpaticas, multas inesperadas, queixas infundadas, concorrência desleal e altos tributos. 

Quando dá um movimento bom que parece que vai gerar um lucrinho, surgem os inadimplentes, que no meu tempo se chamavam de "velhacos", aqueles clientes de memória fraca, que esquecem de pagar as suas contas.


 Todo empreendedor é um herói social que não veste capa. Esse heroico gerador de empregos merece ser enaltecido.


Quando o cliente morde seu X-Salada, achando caro porque ali só tem um simples pão, uma reles folha de alface, uma rodela de tomate mixuruca, duas fatias de pepino fininhas, uma colher de maionese e um hamburguer normal, às vezes ele nem imagina que tem outros ingredientes camuflados no lanche, que são:

A embalagem e o guardanapo, para envolver o lanche...

O aluguel, a conta de água, gás, taxa de lixo, luz e internet pra manter o estabelecimento funcionando...

O material de limpeza e higiene, ferramentas e suprimentos para a cozinha e manutenção do banheiro...

Os impostos sobre o faturamento, e sobre a folha de pagamento, o salário dos funcionários, EPIs dos funcionários, benefícios diversos oferecidos, contador, outras inúmeras taxas e impostos, percentual cobrado pela maquininha de cartão, taxa do IFood...

Taxa de inspeção sanitária e possíveis multas recebidas por motivos diversos.


Que o Nosso Bom Deus lhes dê confiança e muita fé para persistirem na sua missão sagrada de proporcionar os produtos e serviços dos quais toda a sociedade necessita. Que sempre tenham o retorno que lhes proporcione tranquilidade, saúde e prosperidade, bem como a todos os funcionários. Vida longa e abundante aos nossos heróis empreendedores de Brusque, do Brasil e do mundo!!



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.

A CHEGADA DA TROPA DE PEDESTRES

Respostas das PALAVRAS CRUZADAS da Revista CARTUM INTERATIVA nº 179.