Limites Territorias de Brusque ao Longo do Tempo - Manual do Brusquense

 


Por ordem de Dom João III, rei de Portugal, em 1530 foi armada uma esquadra para exploração e reconhecimento das terras da Coroa Portuguesa, “tomando posse delas e assinalando-as, com marcos-padrões, com as armas lusitanas”, para assegurar o direito de Portugal contra a Espanha, o seu concorrente nessa disputa pelas terras do novo continente.



Foram estabelecidas as capitanias hereditárias e, localizada no extremo sul, a capitania de Sant’Ana (concedida a Pero Lopes de Souza) abrangia o território catarinense. Essas terras vinham desde a barra de Paranaguá até 28 graus e um terço para o sul, com 40 léguas, mais ou menos, até a altura de Laguna, onde o meridiano traçado pelo Tratado de Tordesilhas atingia a costa meridional do Brasil.

O primeiro município de Santa Catarina, São Francisco (1553), deu origem a outros cinco: Porto Belo (1832), Itajaí (1860), Joinville (1851), Araquari (1876) e Garuva (1963). 

Por sua vez, Itajaí deu origem a outras seis cidades: Blumenau (1850), Brusque (1881), Penha (1958), Luiz Alves (1958), Ilhota (1958) e Navegantes (1962).

 

As datas que modificaram as delimitações territoriais de Brusque foram as seguintes:

Em 31 de julho de 1874, a Freguesia do “Santíssimo Sacramento do Itajahy” desmembrou as colônias do “Itajahy” e “Príncipe Dom Pedro”, formando a Freguesia de “São Luiz Gonzaga”.


 

Em 23 de março de 1881, a Freguesia de São Luiz Gonzaga foi elevada à categoria de município, sendo denominada a partir de então “Vila de São Luiz Gonzaga”. Em 17 de janeiro de 1890, o município São Luiz Gonzaga muda seu nome para Brusque.



Em 06 de agosto de 1892, o território de Nova Trento é desmembrado de Brusque, tornando-se um município.


 

Em 1957, o primeiro distrito a emancipar-se de Brusque e tornar-se município foi Vidal Ramos que, por sua vez, em 1961, este ainda deu origem ao município de Presidente Nereu.

         





Em 28 de abril de 1962, foram desmembrados de Brusque os municípios de Botuverá e Guabiruba.




 

Definiu-se, assim, o mapa de Brusque, o qual permanece inalterado até hoje. Brusque faz divisa com os seguintes municípios: Itajaí, Camboriú, Canelinha, Nova Trento, Botuverá, Guabiruba e Gaspar.

Extraído do livro “Brusque Cidade Schneeburg” de Saulo Adami.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das Charadas - Livreto CARTUM de Jogos, Mágicas e Passatempos.