O que é Uma Tirinha? - Revista CARTUM INTERATIVA nº 169
Quem não gosta de se deparar com uma boa TIRA escondida entre as notícias de um jornal?
São as preferidas de quem tem pressa para se divertir, onde mal você começa a ler e já solta uma gargalhada!
O dicionário Houaiss (versão eletrônica) apresenta a seguinte definição para “tira”:
Segmento ou fragmento de história em quadrinhos, geralmente com três ou quatro quadros, e apresentado em jornais ou revistas numa só faixa horizontal.As tirinhas também são muito comuns na última página dos gibis. Entretanto, nesse espaço, aparecem na vertical. São principalmente reconhecidas por seu caráter humorístico e pelo número reduzido de quadrinhos.
As tirinhas estão sempre presentes nos textos de apoio das provas de Redação, mas também marcam presença na questão objetiva da prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Usualmente fazendo uso do humor, as tirinhas podem apenas contar uma história mas, por vezes, têm propósitos adicionais, como a crítica social, por exemplo. Aliando o visual ao verbal, as tirinhas trazem as falas em balões ou em onomatopeias.
TIRAS DA REVISTA CARTUM
As TIRINHAS encontratadas nas páginas da revista CARTUM, são em grande parte de autoria própria.
Seja como for, o objetivo é condensar uma história em apenas 3 quadrinhos, que tenham o poder de prender a atenção dos leitores e, ao final, possa apresentar um desfecho bem engraçado, gerando as saudáveis risadas, ou uma mensagem que leve o leitor a refletir sobre algum assunto.
A tirinha mais antiga da história
De acordo com diversos historiadores do gênero das histórias em quadrinhos, o dia 12 de dezembro de 1897 marca o nascimento da primeira tira cômica publicada em jornal. Katzenjammer Kids, (Os garotos Katzenjammer), da autoria de Rudolph Dirks, estreou no periódico norte-americano New York Journal.
Fonte:
https://operamundi.uol.com.br/hoje-na-historia/2249/hoje-na-historia-1897-tirinha-mais-antiga-do-mundo-e-impressa-pela-primeira-vez
https://pt.slideshare.net/pibidletrasuea/tirinhas-aula-1-caractersticas-gerais
Comentários
Postar um comentário