Períodos da Filosofia Grega - Revista CARTUM INTERATIVA nº 162.
A história filosófica teve início a mais de dois mil e quinhentos anos. Foi na Grécia Antiga que esta ciência nasceu e ganhou suas primeiras dimensões.
Apesar de conviverem em cidades-nações diferentes e adversárias entre si, os gregos conseguiram dar origem a uma comunidade única em relação à língua, religião e cultura que impulsionou o grande salto da ciência na Idade Antiga.
A extraordinária capacidade intelectual grega foi a causadora do extraordinário progresso das diversas áreas do conhecimento, as artes, a literatura, a música e a própria filosofia.
1. Período Pré-Socrático
Este período é também conhecido como Período Cosmológico.
Ocorreu entre o final do século VII a.C. e final do século V a.C.
Principal característica: busca pela explicação da origem do mundo (cosmologia) e as causas das mudanças, que ocorrem na natureza. Foi representado pela physis (natureza), que procurava compreender através da razão a origem e as mudanças que acometeram a natureza e o ser humano ao longo do tempo.
Tales de Mileto
Principais filósofos: Tales de Mileto, Pitágoras, Anaxímenes de Mileto, Demócrito, Filolau de Crotona, Górgias, Parmênides de Eleia, Zenão de Eleia, Anaximandro de Mileto, Leucipo de Mileto, Heráclito de Efeso e Anaxágoras de Clazômena.
2. Período Socrático
Este período é também conhecido como Período Antropológico.
Ocorreu entre o final do século V a.C. e final do século IV.
Principal característica: buscou explicar as grandes questões humanas, principalmente relacionadas à política e à ética e aos conhecimentos científicos e técnicos.
Sócrates
Principais filósofos: Sócrates, Protágoras, Isócrates, Platão e Xenofonte.
3. Período Sistemático
Este período ocorreu entre o final do século IV a.C. e final do século III.
Principal característica: busca pela sistematização dos conhecimentos relacionados a, principalmente, Antropologia e Cosmologia. Os filósofos deste período valorizaram as ciências e os critérios da verdade. A lógica, principalmente em Aristóteles, é o centro do pensamento filosófico.
Aristóteles
Principal filósofo: Aristóteles de Estagira.
4. Período Helenístico
Este período é também conhecido como Período Greco-romano. Ocorreu entre o final do século III a.C. e final do século VI d.C.
Principais características: os filósofos deste período refletem sobre a ética, as relações entre os homens e destes com Deus, relações do homem com a natureza e várias questões relacionadas ao conhecimento humano. Houve grande influência dos valores e das questões relacionadas ao Cristianismo, principalmente entre os séculos III e VI. Ocorreu também significativa influência da filosofia oriental.
Epicuro
Principais filósofos: Escola Estoica (Zenão de Citio, Cleantes e Crisipo). Escola Epicurista (Epicuro).
Fontes:
https://www.todamateria.com.br/filosofia-grega/
https://www.infoescola.com/filosofia/filosofia-grega/
https://www.suapesquisa.com/filosofia/periodos.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/filosofia-grega.htm
ERRATA
Amigo assinante, a página 25 da CARTUM 162 foi impressa com o desenho errado, por engano. Segue o desenho certo para esta página:
Comentários
Postar um comentário