PERSONAGENS COADJUVANTES - Álbum de figurinhas "UNIVERSO CARTUM".

Os personagens coadjuvantes são tão importantes para a revista quanto menosprezados nas histórias, pois estão sempre em segundo plano, interagindo com os personagens principais, os "proprietários" dos quadrinhos.

Conheça aqui abaixo as principais características de dezoito coadjuvantes que aparecem neste álbum:


59 - PET

Trata-se de um lindo gatinho mestiço (papa ovo com vira lata) que foi adotado pela família Antunes, no Natal de 2021.

Quem nunca teve um gatinho em casa, nem imagina as situações incríveis que podem ocorrer. Muita gente acha que os gatos não fazem nada além de comer e dormir. Adoradores de animais sabem que quando um animal adentra a nossa vida, vem para nos complementar, nos dar amor e contribuir com a nossa saúde física e mental.


Pra quem não sabe, os gatos têm o poder de eliminar a energia negativa acumulada em nossa casa. Enquanto dormimos, eles eliminam essa energia do nosso corpo. Quando ele dorme, ele libera a energia negativa retirada de nós.

O Pet vai aparecer nas histórias discretamente ou ruidosamente (se ficar sem ração) nas próximas edições! 

MEOOWW!!



60 - JOSEFINA


Tem 19 anos e é filha da Dona Marta e do Seu Julio.

A namorada do Dagoberto é ciumenta ao extremo. Ai do nosso amigo se ele curtir uma foto de alguma garota bonita no instagram. 

Nem marca mais encontro, porque só leva cano do Dagoberto.

Mesmo quando estão próximos, eles se comunicam virtualmente, através dos emojies dos seus celulares

Ela também é a Rainha das Selfies, pois está sempre registranso sua passagem pelos lugares do planeta, dos mais top aos mais inóspitos.

Trabalha de balconista numa loja da FIP e já perdeu muitas vendas  por dar mais atenção ao seu celular do que para a cliente. Vive fazendo hora extra, para conseguir ganhar mais dinheiro e poder tirar selfies em lugares mais luxuosos.

 Tem uma bizz que anda só no cheiro da gasolina.


61 - FRIDA


É uma imigrante alemã, esposa do Fritz Eisbein, que chegou no continente americano em meados do século XIX e veio residir na Colônia Itajahí-Brusque, em 1860.

Seus filhos são o Franz (9 anos) e a Herta (5 anos).

Resiliente e positiva, vive animando os desanimados e encorajando os amedrontados, devido à dureza que foi os primeiros tempos de colônia, onde as dificuldades eram imensas. 

Hoje em dia temos muito que agradecer as facilidades que temos na vida, pois nosso tempo nem se compara à vida dos que aqui chegaram primeiro.

Frida é uma cozinheira de mão cheia, especialista na culinária colonial.


62 - IVONE


Tem 32 anos e é a eternamente noiva do Bagatela (um notório pão-duro), que só não se casa pra não dar despesa.

Bagatela costuma arrumar uma briga e terminar o noivado, sempre próximo de datas como o aniversário dela, Natal e Páscoa. Trata-se de uma estratégia pra não precisar comprar presente. 

Ivone sabe de tudo isso mas admite uma paixão pelo mão de vaca. Ela valoriza os miseráveis e diz que pelo menos, ele jamais vai querer sustentar uma amante.

É muito amiga da Iolanda, e trabalha de vendedora, na loja de calçados do Sr Américo.


63 - PA PA PAULO


Tem 34 anos e trabalha de bilheteiro no cinema. 

É amigo do Gordo e do Pafúncio.

Possui um nome exótico com a primeira sílaba repetida três vezes, denunciando a sua terrível gagueira que o acompanha ao longo da vida, dificultando um pouco as suas relações sociais, especialmente se ele fica nervoso.

Sua primeira aparição foi numa piada clássica em que ele não era gago ainda, apenas o seu pai. Ninguém sabe explicar ao certo comoque, de uma hora pra outra, surgiu a gagueira em sua vida. Nem ele mesmo possui essa explicação.

O fafato ééé q que hoohoje em dia, nonosso amimigo Papapaulo gagag...gagag...gagagueja um popouco. 


64 - XOKLENGS


Nossos amigos Flecha Ligeira e Barriga Redonda são os representantes da nação indígena Xokleng, um povo que viveu na região deste o estado do MS até o litoral de SC, deslocando-se constantemente, conforme as estações do ano.

E fui num destes deslocamentos que, aproximando-se do litoral catarinense, encontraram seres exóticos jamais vistos antes: o homem branco. Que já chegou derrubando a mata, matando os animais silvestres e tocando o terror em tudo no solo sagrado daquele povo nativo.

Foi uma falha do Governo Imperial ignorar o risco de expor duas culturas diferentes vivendo no mesmo lugar, sem ter havido um processo de harmonização e pacificação dos envolvidos. Assim, os Xokleng consideravam os brancos como invasores das suas terras e os brancos consideravam ser os XOkleng, os reais invasores. 

Isso acabou em uma bárbara violência, onde prevaleceu a etnia que possuía armas de fogo.


65 - GIUSEPPE e FIORELA


São os representantes do povo italiano que imigraram do velho continente aqui pra essas bandas, a partir de 1875.

Apesar da divergência que havia entre alguns alemães e italianos, Giuseppe já tornou-se um grande amigo do Fritz, do qual ficou vizinho de lote.

Suas famílias tornaram-se muito amigas e seus filhos acabariam  casando-se, entre si, realizando o milagre brasileiro da miscigenação das culturas e das raças, mostrando ao mundo inteiro que temos muitas origens mas somos todos uma mesma raça humana. 


66 - ESTANISLAU e CAROLINA


São os representantes da cultura polonesa que também aportou por estas terras no final do século XIX. 

Estanislau veio da região de Lodz, onde havia grande produção têxtil e rico conhecimento nessa área. 

Nosso amigo Estanislau contribuiu na introdução da indústria têxtil em Brusque, a partir de 1892, sob a iniciativa do Cônsul Carlos Renaux, que na época possuía uma venda de mantimentos.

Carolina ficou muito amiga da Fiorela e da Frida. Todas elas se ajudaram muito e conseguiram aprender o português para se comunicar em uma linguagem única. Depois, Carolina se tornou professora e ajudou outros imigrantes a falarem o português.


67 - CHICO RUPTO


Arqui rival político do deputado Omar Ajá. Os dois estão sempre se alternando no poder, numa eterna disputa para ver quem vai conseguir enganar mais eleitores para poder assaltar os cofres públicos.



68 - JUCA NALHA


Correligionário político do Deputado Omar Ajá. Ambos trabalham em conjunto para que um possa beliscar a propina do outro, aumentando ainda mais os seus rendimentos.

Juca e Omar são as figurinhas carimbadas do PLP: o Partido Lucrativo do Povo.



69 - ALAOR, o LOJISTA


Alaor é um comerciante atrapalhado, do segmento atacadista do vestuário, com loja nos centros comerciais brusquenses. 

Em suas histórias, o leitor encontra preço bom, descontinho, prazo longo e risadas no atacado.


70 = MANOEL DAS ANEDOTAS


É o típico protagonista das tradicionais anedotas de português, o estereótipo do humor lusitano.

Manoel é casado com a Maria e muito amigo do Joaquim. Tem uma padaria e um lápis pendurado na orelha direita pra fazer contas "de cabeça".


71 - ALDO CARTUM


Aldo é um cartunista, escritor, desenhista, editor, vendedor e entregador de uma revista em Quadrinhos chamada "Cartum", que circula em Brusque e região desde o ano 2000.

É a quadrinização do próprio processo de fazer os quadrinhos, narrando as glórias e as dificuldades desta profissão.


72 - Dr. NEIRA


Doutor Neira é o protagonista das piadas de médico.

Neira tem inúmeras graduações e doutorados em áreas diversas. Ele atende em piadas sobre: cirurgião, psicólogo, clínico geral, ortopedista, oftalmologista, otorrinolaringologista, enfim... na área que o paciente sonhar, Dr Neira poderá atuar.


73 - TALAGADA


Talagada é uma criatura roxa que surge nos momentos mais etílicos do nosso amigo alcoólatra Esponja. 

Para mostrar aos leitores que o álcool em excesso danifica os nossos neurônios (quem gostaria de diluir o seu cérebro?). Quando o nosso amigo Esponja exagera na manguaça, passa a ter alucinações, inclusive já ficando amigo de uma delas: o próprio Talagada, com quem bate altos papos. 

74 - CARNIÇA


 Enfim, o último personagem coadjuvante desta série é o Carniça. Um assaltante atrapalhado que vive se dando mal e indo para a prisão. 

Seus companheiros de quadrilha são o Madureira, o Bola Oito e o Picoco. Todos são criminosos por falta de opção e recorrem a pequenos roubos para sustentar suas famílias. Porém, por não possuir o dom de roubar, acabam sendo capturados e enjaulados. Mas são soltos por causa da superlotação carcerária e o ciclo se reinicia. O Madureira, por exemplo, tornou-se um grande amigo do carcereiro Tobias, que foi escolhido para padrinho do seu filho Junior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respostas das PALAVRAS CRUZADAS da Revista CARTUM INTERATIVA nº 179.

CURIOSIDADES SOBRE OS BAIRROS DE BRUSQUE - Manual do Brusquense.